Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como resolver gargalo de CPU - Xeon E5-2470V2 e Radeon RX 6600


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador
  • Solução

@Ryuuji Shikada Seus tópicos foram unidos por se tratar do mesmo assunto. 😉

 

O desempenho single core desse processador é bastante baixo (para ter uma ideia, parece ser equivalente ao de um Core i5 2300). Além da arquitetura ser antiga, o clock é baixo.

 

Em jogos bem otimizados para usar muitos núcleos e pouco impactados pelo baixo desempenho de cada núcleo individualmente, esse processador pode fazer um bom trabalho. Contudo, em todos os jogos muito impactados pelo IPC (instructions per clock), o desempenho não será bom.

 

A solução seria realmente trocar o processador. Diante das opções disponíveis, eu diria trocar a plataforma como um todo (ou seja, placa-mãe e RAM também).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, KairanD disse:

@Ryuuji Shikada Seus tópicos foram unidos por se tratar do mesmo assunto. 😉

 

O desempenho single core desse processador é bastante baixo (para ter uma ideia, parece ser equivalente ao de um Core i5 2300). Além da arquitetura ser antiga, o clock é baixo.

 

Em jogos bem otimizados para usar muitos núcleos e pouco impactados pelo baixo desempenho de cada núcleo individualmente, esse processador pode fazer um bom trabalho. Contudo, em todos os jogos muito impactados pelo IPC (instructions per clock), o desempenho não será bom.

 

A solução seria realmente trocar o processador. Diante das opções disponíveis, eu diria trocar a plataforma como um todo (ou seja, placa-mãe e RAM também).

@KairanD  Obrigado meu mano, agora faz mais sentido.
Eu to pensando em ir pro Ryzen 5 3200G, vai dá certo?
E alias, tem alguma jeito de pelo menos diminuir o gargalo? ate eu montar esse novo pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Ryuuji Shikada Processadores G são recomendados pra quem não tem placa de vídeo. Pra sua configuração, ideal que seja um Ryzen 5 5600, 5600X ou Core i5 12400F, 13400F.

uuuh, muito obrigado! no minimo 16gb de RAM, certo? a minha fonte atual vai suportar isso? MSI 600W.
E pelo custo, qual seria o melhor desses que voce citou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ryuuji Shikada O Ryzen 3 3200G é um quad core sem SMT. Além dele não fazer sentido para o seu caso, teria gargalo em vários jogos devido à falta de núcleos e threads.

 

O que você deve procurar é um processador moderno e que entregue, ao mesmo tempo, bom nível de IPC e ao menos 6 núcleos e 12 threads (para ter longevidade). Para jogos, não adianta ter muitos núcleos se o IPC for muito baixo. Ao mesmo tempo, IPC alto com apenas 4 núcleos (o HT/SMT pode ajudar, mas aí entra o impacto na longevidade) também não é interessante.

 

O Ryzen 5 5600 tem sido uma das compras mais interessantes atualmente. Você vai precisar de RAM DDR4 (ideal 2x 8GB 3200 MHz) e uma placa-mãe legal (ideal B450 ou B550 com VRM decente).

 

Qual é o modelo exato da sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, KairanD disse:

@Ryuuji Shikada O Ryzen 3 3200G é um quad core sem SMT. Além dele não fazer sentido para o seu caso, teria gargalo em vários jogos devido à falta de núcleos e threads.

 

O que você deve procurar é um processador moderno e que entregue, ao mesmo tempo, bom nível de IPC e ao menos 6 núcleos e 12 threads (para ter longevidade). Para jogos, não adianta ter muitos núcleos se o IPC for muito baixo. Ao mesmo tempo, IPC alto com apenas 4 núcleos (o HT/SMT pode ajudar, mas aí entra o impacto na longevidade) também não é interessante.

 

O Ryzen 5 5600 tem sido uma das compras mais interessantes atualmente. Você vai precisar de RAM DDR4 (ideal 2x 8GB 3200 MHz) e uma placa-mãe legal (ideal B450 ou B550 com VRM decente).

 

Qual é o modelo exato da sua fonte?

@KairanD   Essa é minha fonte: https://www.kabum.com.br/produto/369655/fonte-msi-mag-a600dn-atx-600w-80-plus-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp6b22-809

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ryuuji Shikada Parece ser uma fonte mais básica, com regulação em grupo (ou seja, fica abaixo da linha A-BN). Contudo, não tenho informações para conseguir avaliá-la.

 

A diferença de consumo não será relevante caso você troque seu kit por um AM4 (o Ryzen irá consumir menos, provavelmente).

 

Sobre seu sistema atual, você pode buscar informações sobre a possibilidade de fazer algum overclock. Fora isso, não há muito o que fazer, creio eu. O desempenho de IPC desse Xeon é realmente um fator limitante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Fiz essa conta só pra comentar aqui, se ainda tiver essa build, tenta usar o InSpectre para desativar as proteções de Spectre e Meltdown do processador, a implementação dessa proteção nesses processadores mais antigos é muito mal feita e costuma ter uma perda de performance considerável, principalmente nos 1% e 0.1%.

 

https://www.grc.com/inspectre.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!