Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Raspberry ou Alternativos como Roteador(Servidor de Web e/ou Firewall)


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou pesquisando na Internet. Encontrei vários modelos de Raspberry e alternativos. Mas notei que nenhum deles tem 2 portas de Rede, somente uma.

Tem com 300 portas de USB e HDMI. Vários modelos com Arduino, Tem um da Nvidia para rede Neurais etc, lindo e maravilhoso. O problema, é que boa

parte deles vem um linux limitado, por mais sofisticado que seja. eu acabo ficando limitado. O Roteador seria uma boa alternativa, porém também é

limitado, por que tem um sistema interno pronto, só pode ser atualizado pelo fabricante.

Eu queria apenas Usar um Raspberry ou algum alternativo bom, para fazer como roteador e servidor de Web pra mim. Gostaria de colocar o Apache, PHP,

Banco de dados, etc. E também gostaria de fazer minha rede DHCP usando o Linux. E futuramente meu Firewall com iptables, ou um outro mais sofisticado.

Até encontrei na internet um meio de criar redes virtuais dentro do linux, funciona como uma especie hub virtual com 8 ou mais portas, mas não entrei em

detalhes, ou o quanto iria limitar e força de sinal da placa de rede. Alguém já fez esse tipo de projeto?

Alguém lembra daquelas distro de linux que coloca em disquete, e dava um boot em um 386, usava ele como servidor e Firewall?

 

Então queria fazer o mesmo, mas usando alternativo ou um Raspberry com 2 portas de rede. OK, eu poderia sim usar um laptop velho, ou montar um 386

ou melhor, porém eu tenho problema, de consumo de muito energia e Hardware limitado mesmo usando memória ECC. No caso esse tipo de Hardware não

foi feito para ficar ligado 24 horas ou muito horas durante o dia. Por que é muito fácil queimar os componentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • MbR2XgD alterou o título para Raspberry ou Alternativos como Roteador(Servidor de Web e/ou Firewall)
36 minutos atrás, MbR2XgD disse:

Alguém lembra daquelas distro de linux que coloca em disquete, e dava um boot em um 386, usava ele como servidor e Firewall?

 

Eu lembro. Usei um 486 pra isso... se chamava m0n0wall e se baseava em FreeBSD. Esse software acabou evoluindo para o que é hoje o pfSense. Aqui em casa hoje o firewall/roteador é um pfSense num miniPC com celeron.

 

Se for pensar que hoje é possível comprar um minipc completo, com case, SSD, RAM, duas portas de rede e fonte por R$600 (menos do que se gasta para monta uma SBC equivalente ao Rasp4), talvez o melhor caminho fosse pegar um desses.

 

Ex: https://pt.aliexpress.com/item/1005004726067571.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@W46n3r

Eu trabalhei muito com uma distro coyote linux, hoje não existe mais. eu instalei vários servidores 486 com essa distro.
configurava Firewall, servidor de DHCP, Web, eu instalava muito em lanhouses. Agora esse "m0n0wall", ouvir falar muito
dele também, mas nunca cheguei a usar. Esse link que você passou, seria mais ou menos o que eu queria. Fui procurar
outros modelos, achei bem próximo do que eu queria, mas pelo preço, não vale a pena comprar, prefiro colocar um
laptop, pc antigo como roteador, servidor de web, etc, do que comprar um equipamento  de  mil e poucos reais, mesmo
quebrando o laptop, pc, sai mais barato comprar um outro laptop, pc velho, do que comprar esse equipamentos modernos.
O preço deles, acaba saindo quase o mesmo preço de equipamentos de redes de empresas. O que eu vou montar vai ser

em casa, pra uso pessoal. Mas esse que você passou,  o preço vale a pena, o mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, MbR2XgD disse:

Mas esse que você passou,  o preço vale a pena, o mais simples.

 

Pois é, tem uns minipcs mais parrudos (e mais caros) que só valem a pena se for pra fazer um laboratório Proxmox... e ai virtualizar o roteador, e usando o hw para rodar outras coisas junto. Fiz isso aqui em casa.

 

Gosto de SBCs, já tive rasp2, rasp3 (tenho até hoje), odroid-c2... mas o preço do conjunto acaba fazendo a coisa toda perder o sentido. Saiu um Banana Pi novo agora que seria um ótimo roteador, mas a placa peladona sozinha é US$ 160.... ai se for pensar em fonte, case, SD... a brincadeira fica cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Amigos, eu to estudando a solucao do OPNsense mas não roda em ARM7, então migrei pra um microcomputar que estava parado aqui em casa, claro que consome mais energia, porém tem uma solucao mais adequada para tudo, eu instalei o ProxMox e inclui alguns HDs parados tambem, ficou bacana, mas to procurando uma solucao para uso dos raspi que vão ficar parados.

 

Mas pra vocês q querem usar o raspi como roteador e firewall, não se preocupem com uma so placa de rede, isso voce resolve com VLAN, va no site do OpenWRT e baixa uma imagem para o Raspi e manda bala na configuração, aqui em casa eu instalei o OpenWRT no roteador da TP-LINK e ta funcionando muito bem como roteador e firewall, consumo de energia para ele eu nem sei quanto eh... rsrsrs

 

Mas a solucao do ProxMox achei mais adequada porque posso colocar um HomeAssistant e um NextCloud, alem disso o OPNsense, e digo pra vocês uma coisa, funciona bem, com um nobreak de 600VA meu micro não cai e nem o modem da operadora, e agora to so bolando o projeto da monitoracao da rede, tipo vou comprar um camera IP pra comecar a brincadeira, gravando no servidor virtual, ainda não to com uma ideia formada, mas para firewall so vou substituir depois de um tempo, por enquanto fico com meu OpenWRT

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!