Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger o computador com casa sem aterramento?


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Olá, minha casa ainda não possui aterramento, pretendo colocar ainda esse mês, mas durante esse tempo o que me recomendam para proteger o computador?

 

Vi esse filtro de linha da clamper mas não sei se é bom, vi que eles protegem realmente quando possui aterramento:

https://www.amazon.com.br/Clamper-iClamper-Energia-Tomadas-Transparente/dp/B0B29J3QP6/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=1YEVGAIT4MY5G&keywords=iclamper+multi&qid=1688318319&s=electronics&sprefix=iclamper+mul%2Celectronics%2C297&sr=1-2

 

Eu moro aqui já faz uns 12/13 anos, nunca deu problema na rede suficiente para queimar qualquer componente eletrônico significativo, nenhum mesmo! 

Estou pensando em proteger o computador pois estou comprando um novo, o anterior é ligado em um filtro de linha muito antigo, aquele que possui 1 pino e 2 barras metálicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O filtro de linha tem o seu papel e funciona bem, mesmo sem aterramento.

O aterramento é importante para a proteção das pessoas que acessam equipamentos energizados, dentro do ambiente.

Para complementar, existe o disjuntor DR, para casos nos quais o aterramento não teria condições de proteger.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pardorio disse:

@Wal SJC Existe alguma diferença técnica entre o iclamper 8 e o iclamper 5? Alem das conexões extras?

 

Resumindo logo de início,  a unica diferençaéentre os dois é a quantidade de pontos de tomada

 

Uma explicação melhor

 

O Energia 5 e o Energia 8 usam os mesmos componentes

 

Os dois tem o mesmo limite de Amperes e Watts 

 

Corrente máxima  De 10A amperes para os dois

 

Potência máxima Para os dois Energia 5 e Energia 8

127.V - maximo de 1.270 W

220.V - Máximo de 2.200 W

 

Basta somar o consumo de todos os aparelhos que pretende ligar no filtro de linha , e assim a soma de amperes e Watts nãopodem  ultrapassar os limites acima citados 

 

Sempre use abaixo dos limites de Amperes e Watts 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pardorio disse:

@Wal SJC Existe alguma diferença técnica entre o iclamper 8 e o iclamper 5? Alem das conexões extras?

Sim, o número que aparece no final, é o número de tomadas do módulo.

Isto limita o número de equipamentos que você pode ligar nele.

Lembrando que além da limitação de número de tomadas, existe limitação da potência dos equipamentos conectados.

A potência está relacionada com o consumo de corrente dos equipamentos.

Para equipamentos domésticos de informática, o maior consumo costuma ser de impressoras a laser e de placas de vídeo poderosas (indiretamente, pois elas são alimentadas pela fonte do PC).

Edit.: dificilmente você ira precisar de mais de 1.200W para alimentar um kit de PC com placa de vídeo atual, uma impressora laser e um monitor gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, pardorio disse:

@Manofsystem Muito obrigado !

 

Uma dúvida de leigo, onde vejo os Amperes que os componentes utilizam? os Watts consigo saber, o computador usa fonte 650W mesmo não puxando tudo isso, tem mais o monitor e o Wifi que não puxam mais que 100W.

Você dividindo a potencia do equipamento pela tensão na qual ele opera, vai encontrar o consumo aproximado, em ampéres.

Não vou entrar no detalhe do fator de potência, para não complicar demais, e por não ser algo muito relevante, no caso específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Éric H.X alterou o título para Como proteger o computador com casa sem aterramento?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...