Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí gente, quero diminuir a velocidade o RPM do meu Cooler, processador Ryzen 5 5600g 

Está muito barulhento está fazendo muito barulho

Como faço para diminuir obs: o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

Postado
6 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

E aí gente, quero diminuir a velocidade o RPM do meu Cooler, processador Ryzen 5 5600g 

Como faço para diminuir obs: o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

Geralmente tem a opção para fazer isso pela BIOS, se o fan estiver ligado na placa-mãe, como deve ser.

Postado
40 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

... o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

O fan acelera para manter a temperatura do CPU baixa, se o for o cooler box da AMD é ruidoso mesmo, por ser subdimensionado (pequeno) o fan gira até a 2.800 RPM. Se limitar muito a RPM o CPU vai esquentar e talvez chegar no limite - 95 graus.

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

Se dispara só quando você liga e depois diminui, está ok.

Se dispara, reduz e depois volta a disparar, é porque está funcionando da forma que deve funcionar.

Se quiser menos barulho, vai precisar de um cooler melhor.

Postado

3 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

e direto desde a hora que eu ligo

Então, tente selecionar o modo "quiet" ou "silent", na BIOS.

Se começar a aquecer demais, você vai precisar de um cooler melhor.

O cooler stock geralmente é o mínimo necessário, sem preocupação com o possível ruído .

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

@Edvaldo J. Frederico @Edvaldo J. Frederico Ryzen 5 5600g

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

@Wal SJC não e direto desde a hora que eu ligo@Edvaldo J. Frederico @Edvaldo J. Frederico Ryzen 5 5600g

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

Precisamos do modelo da placa-mãe, caso não aaiba baixe o CPU-Z que ele vai te mostrar.

Postado
28 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

Especifique melhor esse fonte.

Como já mencionado em outro post similar 400W é subdimensionado para uma configuração dessas, tem que ter pelo menos 600W com fonte 80plus.

A rotação alta pode ser subproduto de falta de corrente e aquecimento geral.

E diga o modelo e marca do gabinete, porque a RX580 precisa de boa refrigeração.

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Gustavo CardosModz disse:

@Edvaldo J. Frederico biostar a320mh @Wal SJC não e direto desde a hora que eu ligo@Edvaldo J. Frederico @Edvaldo J. Frederico Ryzen 5 5600g

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

Essa informação peguei do site da Biostar

Citação

Como definir a função CPU Smart Fan no BIOS?

Se você deseja ativar a configuração do Smart Fan, siga a configuração aqui.

1. Pressione a tecla "Delete" na tela POST para ir para CMOS.
2. Vá para PC Health Status > Smart Fan Option > Smart Fan Calibration > Enter.
3. Após a conclusão da detecção, pressione F10 para salvar o CMOS e sair.

A configuração do ventilador inteligente será habilitada após a inicialização do sistema.

https://www.biostar.com.tw/app/en/support/faq_content.php?S_ID=437

A configuração da curva de fan das placas mãe "Gigabyte, MSI, ASUS, etc" são meio que parecida, então a Biostar deve seguir o mesmo principio.

Tem placa-mãe que por padrão vai colocar a "Fan do CPU" para rodar sempre a 100% e tem placa que já vem com um perfil meio que de fábrica.

Quanto mais quente o processador mais rápido as fan tem que rodar e quanto mais frio, mais devagar tem que rodar a fan.

Nas figura abaixo são duas linhas.

Linha vertical: Se refere a qual rotação está fan " 10%, 25%, 50%, 75%, 100%"

Linha Horizontal: Se refere a temperatura do processador  "30ºC,  50ºC, 75ºC, 90ºC".

Sempre que você liga o PC e entra na BIOS, uma das primeiras coisa que vai aparecer é a temperatura do processador, suponhamos que seu processador assim que liga a temperatura fica em 35ºC, então você pode começar curva de rotação a partir do 55ºC á 25% do cooler.

Se você colocar a curva muito baixo a fan fica naquela de aumenta diminui, aumenta diminui por qualquer coisa que você faz ai fica chato.

A partir disso você precisa ir testando para manter um temperatura bacana mais mantendo um ruido bom do PC.

Nesse vídeo abaixo o cara mostra direitinho o que estou te explicando.

https://www.youtube.com/watch?v=2KFasZP9flU

2t8BS7c.png

bios_fan1-png.148584

Gigabyte-AORUS-BIOS-fan-control.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...