Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero diminuir velocidade do meu Cooler


Posts recomendados

E aí gente, quero diminuir a velocidade o RPM do meu Cooler, processador Ryzen 5 5600g 

Está muito barulhento está fazendo muito barulho

Como faço para diminuir obs: o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

E aí gente, quero diminuir a velocidade o RPM do meu Cooler, processador Ryzen 5 5600g 

Está muito barulhento está fazendo muito barulho

Como faço para diminuir obs: o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

Geralmente tem a opção para fazer isso pela BIOS, se o fan estiver ligado na placa-mãe, como deve ser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

... o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

 

O fan acelera para manter a temperatura do CPU baixa, se o for o cooler box da AMD é ruidoso mesmo, por ser subdimensionado (pequeno) o fan gira até a 2.800 RPM. Se limitar muito a RPM o CPU vai esquentar e talvez chegar no limite - 95 graus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

E aí gente, quero diminuir a velocidade o RPM do meu Cooler, processador Ryzen 5 5600g 

Está muito barulhento está fazendo muito barulho

Como faço para diminuir obs: o processador não está acontecendo está tudo normal quando liga o cooler dispara numa velocidade muito forte 

Se dispara só quando você liga e depois diminui, está ok.

Se dispara, reduz e depois volta a disparar, é porque está funcionando da forma que deve funcionar.

Se quiser menos barulho, vai precisar de um cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

e direto desde a hora que eu ligo

Então, tente selecionar o modo "quiet" ou "silent", na BIOS.

Se começar a aquecer demais, você vai precisar de um cooler melhor.

O cooler stock geralmente é o mínimo necessário, sem preocupação com o possível ruído .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

@Edvaldo J. Frederico @Edvaldo J. Frederico Ryzen 5 5600g

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

 

@Wal SJC não e direto desde a hora que eu ligo@Edvaldo J. Frederico @Edvaldo J. Frederico Ryzen 5 5600g

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

 

Precisamos do modelo da placa-mãe, caso não aaiba baixe o CPU-Z que ele vai te mostrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Gustavo CardosModz disse:

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

Especifique melhor esse fonte.

Como já mencionado em outro post similar 400W é subdimensionado para uma configuração dessas, tem que ter pelo menos 600W com fonte 80plus.

A rotação alta pode ser subproduto de falta de corrente e aquecimento geral.

E diga o modelo e marca do gabinete, porque a RX580 precisa de boa refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Gustavo CardosModz disse:

@Edvaldo J. Frederico biostar a320mh @Wal SJC não e direto desde a hora que eu ligo@Edvaldo J. Frederico @Edvaldo J. Frederico Ryzen 5 5600g

RX 580 8GB 

16GB RAM DDR4

FONTE DE 400W

 

Essa informação peguei do site da Biostar

Citação

 

Como definir a função CPU Smart Fan no BIOS?

Se você deseja ativar a configuração do Smart Fan, siga a configuração aqui.


1. Pressione a tecla "Delete" na tela POST para ir para CMOS.
2. Vá para PC Health Status > Smart Fan Option > Smart Fan Calibration > Enter.
3. Após a conclusão da detecção, pressione F10 para salvar o CMOS e sair.


A configuração do ventilador inteligente será habilitada após a inicialização do sistema.

https://www.biostar.com.tw/app/en/support/faq_content.php?S_ID=437

 

A configuração da curva de fan das placas mãe "Gigabyte, MSI, ASUS, etc" são meio que parecida, então a Biostar deve seguir o mesmo principio.

Tem placa-mãe que por padrão vai colocar a "Fan do CPU" para rodar sempre a 100% e tem placa que já vem com um perfil meio que de fábrica.

Quanto mais quente o processador mais rápido as fan tem que rodar e quanto mais frio, mais devagar tem que rodar a fan.

Nas figura abaixo são duas linhas.

Linha vertical: Se refere a qual rotação está fan " 10%, 25%, 50%, 75%, 100%"

Linha Horizontal: Se refere a temperatura do processador  "30ºC,  50ºC, 75ºC, 90ºC".

Sempre que você liga o PC e entra na BIOS, uma das primeiras coisa que vai aparecer é a temperatura do processador, suponhamos que seu processador assim que liga a temperatura fica em 35ºC, então você pode começar curva de rotação a partir do 55ºC á 25% do cooler.

Se você colocar a curva muito baixo a fan fica naquela de aumenta diminui, aumenta diminui por qualquer coisa que você faz ai fica chato.

A partir disso você precisa ir testando para manter um temperatura bacana mais mantendo um ruido bom do PC.

Nesse vídeo abaixo o cara mostra direitinho o que estou te explicando.

https://www.youtube.com/watch?v=2KFasZP9flU

2t8BS7c.png

bios_fan1-png.148584

Gigabyte-AORUS-BIOS-fan-control.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!