Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, estava analisando os coolers para o pc que tô vendo, mas fiquei com umas duvidas em relação a essa parte.

Qual a real diferença de um CPU cooler para um Case Cooler? Eu poderia usar um no lugar do outro e vice-versa? Ou então usar um watercooler no lugar do Case Cooler? 

Essas foram em relação a montagem, mas também me deparei com umas questões no próprio PC que tô montando. Eu no inicio pensei em ir de Gammax AG400 para o processador e algum kit aleatório de fans para o gabinete, mas acho que é melhor abrir uma margem de upgrade e pegar um melhorzinho.

Eu vi o Cooler Masterfan MF120 halo, scythe kotetsu mark 2 e Redragon Thor, mas não sei qual deles vale mais a pena, para qual função dentro do gabinete, ou se um watercooler sai mais em conta.

A princípio, a refrigeração deve segurar com folga, um R7 5800x, ASUS Tuf gaming B550M-plus e uma 3060 ti no gabinete Aigo DarkFlash DLM 21 Mesh.

Perdão pela leiguisse

Postado

@Lzdom CPU Cooler é o cooler para processador, o nome diz.

E Case Cooler é o cooler para o gabinete.

Desses 3 listados abaixo, o Cooler Master Fan MF120 Halo, scythe kotetsu mark 2 e Redragon Thor, segundo as minhas pesquisas, o da Cooler Master é um fan de gabinete comum.

Fans de gabinete tem a função de jogar ar frio dentro do gabinete para regriferar todas as peças como um todo, e também tem a função de remover ar de dentro do gabinete, para fazer uma troca de calor, por isso é indicado ter no máximo 3 fans jogando ar para dentro e 2 tirando ar quente, para fazer essa instalação é só prestar anteção nas laterais dos coolers, tem duas setas, uma que indica a rotação e outra que indica o fluxo de ar.

Já quando o Gammax AG400, scythe kotetsu mark 2 e Redragon Thor, esses são coolers para processador.

É importante escolher um bom Air Coolers com base na qualidade, e CFM do cooler em si, esse 5800X é um processador que tem 105 de TDP, então é importante a compra de um bom Air Cooler.

O CFM do Gammaxx é 75,89, acaba sendo uma opção melhor, fora isso, esse Air Cooler também usa coolers de 120mm, então pode ser trocado por qualquer outro cooler que desejar e que tenha CFM bom também.

WC (Water Cooler), não é necessário, um bom AC (Air Cooler), será suficiente.

• Obrigado 1
Postado

Nenhum destes Air Cooler (CPU cooler) é adequado para o Ryzen 5800X, que é um CPU bem esquentado, para ele compre um Water Cooler , como DeepCool LE500, Cooler Master Masterliquid ML240L.

E, não ser que seja para trabalho profissional - por ex. ganhar 2 segundos numa renderização do Blender não compre o 5800X, compre o 5700X, que é mesmo CPU com 200 MHz a menos e TDP menor - consome a metade do 5800X e esquenta menos, podendo ser refrigerado pelo AG400, que o melhor dos Air Cooler mencionados.

Fans são PWM (permite controlar rotação e ruído), que tem bom CFM e pressão - 62 e 2.

PCYes Nix 2 com LED ARGB - R$ 49,90

Cooler Master Slickeflow 120 - sem LED R$ 49,90 com LED ARGB R$ 79,90, com LED em cor fixa (azul ou veremelha) é R$ 35,90

O Halo 120 é mais fraco, apesar de custar mais caro.

CFM 47,2 CFM  Pressão do ar 1,6 MMH2o

• Curtir 2
Postado

@1lokos Então se eu pegar 3 PCYes Nix 2 + Um AG400 já da conta de um 5800x? Se sim, aguentaria um Upgrade mais generoso ou tem algum mais interessante?

Postado

Não, como falei estes cooler torre com 1 fan 120mm não são adequados para o 5800X, precisa ser cooler torre com dois fans, que custam de R$ 500,00 para cima, por isso é mais pratico e barato comprar um WC.

Ex. DeepCool AG620, AK620, Noctua NH-D15 (R$ 800,00).

• Curtir 1
Postado

@1lokos Ah Então eu precisaria pegar um WC, tipo aqueles citados, e os fans para refrigerar a máquina toda bem né?

Desculpa tantas perguntas e "Reafirmações", é que eu não quero fazer a escolha errada kkk

• Solução
Postado

Se você esta montando um "PC Gamer" - só para jogos, para o qual usar o 5800X é um erro; até dá para usar o AG400.

Vide este teste do "Né" de um Ryzen 5800X com o AK400, sendo que o AG400 baixa 1-2 graus a mais que o AK400, porém note que o teste foi efetuado com temperatura ambiente de 21 graus, então se mora em região quente, vai passar dos 80 graus no mesmo teste.

Em jogos as temperaturas seriam menor que o teste no Cinebench.

A propósito, as fans F009 que ele usa no gabinete são fracas: 

Airflow: 36CFM Pressão do ar: 1.1mmH20 

Esse outro teste mostra que o WC não faz tanto milagre como o preço mais alto sugere, um WC 240mm baixa uns 6 graus em relação a air cooler torre com 1 fan 120mm, mas fica praticamente igual ao um air cooler com 2 fans de 120mm.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!