Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC só liga com memórias nos slots 1 e 3 mas apenas 1 pente é reconhecido


Posts recomendados

Minha situação é bizarra e eu preciso da ajuda de um ser divino.
Bom, acabei de montar meu PC completo, comprei todas as peças no mesmo dia na amazon, segue a config.
i5 12400, RTX 3060, corsair 750w, ak400, e agora os dois principais imagino eu para essa questão, a placa-mãe, uma MSI b660m Mag Mortar m-atx e as memórias, 2x8 3200mhz Corsair Vengeance
Agora vamos ao problema. A placa-mãe tem 4 slots de memória, ao utilizar a configuração onde coloco 1 memória no primeiro slot e a outra no terceiro, o RGB das duas funcionam, porém, somente a do terceiro slot é reconhecida MAS, apenas um modulo de memória funciona no terceiro slot, se eu trocar a posição das memórias simplesmente nem uma das duas funcionam, nem os rgbs, e a placa-mãe acende os leds de erro acusando as memórias. Ao tentar outra combinação, o erro permanece, exemplo, ao colocar as memórias no segundo e quarto slot (que nessa placa-mãe seria o correto), nada funciona e novamente a placa-mãe acusa erro de memória. Outras combinações que tentei e a placa-mãe acusou erro : memórias em sequencia, ou seja, slot 1 e 2, 2 e 3, 3 e 4, o erro permanece, slots pulando, ou seja, 1 e 4, o erro permanece, lembrando que essas combinações nada funciona, nem os rgbs das memórias. porém agora vem o mais bizarro, uma memória dessas duas, que é a que funciona corretamente no terceiro slot citado lá no inicio, simplesmente não funciona em NENHUM outro slot alem do terceiro e segundo slot, seja ela sozinha ou com a outra memória junta, e agora a outra memória dessas duas, não funciona em NENHUM slot quando está sozinha, não acende RGB nem nada, e acusa o mesmo erro na luz da placa-mãe, ela só ``funciona`` pois só acende o RGB, quando as DUAS memórias estão no primeiro padrão citado.
Agora focando somente no primeiro padrão, que é o unico que faz o PC ligar, no ICUE (software pra controlar RGB das memórias) somente a memória do terceiro slot é reconhecida para mudar os rgbs, o mesmo acontece no CPU-Z, somente a terceira é reconhecida e também mostra que existe somente 8gb de memória instalada no terceiro slot, o mesmo aparece nas propriedades do windows. Só pra lembrar que o LED das duas ascendem no primeiro padrão.

Agora vamos ao que tentei fazer para solucionar o problema e não resolveu. Já passei borracha no modulo defeituoso que não funciona em nenhum slot quando está sozinho, também já resetei o BIOS tirando a bateria e colocando de volta, já testei todas as combinações de slots existentes, mas nada funciona. O que mais posso tentar além de chorar em posição fetal ao lado do meu PC?

OBS: Caso tenha ficado confuso, posso fazer um vídeo tentando explicar melhor
 

WhatsApp Image 2023-07-15 at 03.36.00.jpeg

WhatsApp Image 2023-07-15 at 03.35.59 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-07-15 at 03.35.59.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para PC só liga com memórias nos slots 1 e 3 mas apenas 1 pente é reconhecido
  • Membro VIP
Em 15/07/2023 às 04:13, Michel Yokohama disse:

 porém agora vem o mais bizarro, uma memória dessas duas, que é a que funciona corretamente no terceiro slot citado lá no inicio, simplesmente não funciona em NENHUM outro slot alem do terceiro e segundo slot, seja ela sozinha ou com a outra memória junta, e agora a outra memória dessas duas, não funciona em NENHUM slot quando está sozinha, não ascende RGB nem nada, e acusa o mesmo erro na luz da placa-mãe, ela só ``funciona`` pois só ascende o RGB, quando as DUAS memórias estão no primeiro padrão citado.
 

 

@Michel Yokohama Bom dia. Se o problema fosse só uma memória não ser reconhecida sozinha, muito provavelmente seria defeito dela. Mas não dá pra entender o problema com a segunda memória funcionando somente em um slot. 

Você já tentou atualizar a BIOS da placa-mãe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!