Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas para aumentar segurança


Sixone321

Posts recomendados

Boa noite.

 

Gostaria de saber sobre programas os quais aumentariam a minha segurança. Por exemplo: o linux eu sei que seria um SO mais seguro pelo fato de muitos dos malwares existentes serem criados para windows e, dessa forma, pretendo usa-lo em um outro computador o qual usarei menos; o tor aumenta minha privacidade mas não consigo acessar determinados sites por ele; qual melhor email para segurança ? thunderbird ?

 

Conhecem algum livro, curso os quais posso ter acesso para aprender mais sobre cybersecurity para leigos? pesquisei alguns mas ao ver que citam windows como SO já logo desanimo..

 

obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 18/07/2023 às 18:20, Sixone321 disse:

Boa noite.

 

Gostaria de saber sobre programas os quais aumentariam a minha segurança. Por exemplo: o linux eu sei que seria um SO mais seguro pelo fato de muitos dos malwares existentes serem criados para windows e, dessa forma, pretendo usa-lo em um outro computador o qual usarei menos; o tor aumenta minha privacidade mas não consigo acessar determinados sites por ele; qual melhor email para segurança ? thunderbird ?

 

Conhecem algum livro, curso os quais posso ter acesso para aprender mais sobre cybersecurity para leigos? pesquisei alguns mas ao ver que citam windows como SO já logo desanimo..

 

obrigado.

 

Um excelente cliente de email  para Linux é o Evolution,pena que pode estar em inglês,para a segurança no Linux é só acessar programas dos repositorios do Linux com o Synaptic no debian ou dnfdragora no Fedora,o Firewall do Linux é o melhor que tem para criar suas regras de segurança,antigamente era o IPTABLES,esse iptables foi substituído pelo nftables que trabalha na camada do netfilter pelo que eu sei,alguém me corrija se eu falei errado,É só instalar o nftables e configurar ele com alguns comandos que já aumenta bastante sua segurança,só não sei se o Linux tem algum HoneyPot(Armadilha para pegar invasores),no Windows sei que tem,mas no Linux não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
12 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

@LendaNoLinux

Que armadilha é essa para pegar invasores no Windows? Me explica melhor isso?

Honeypot vem do inglês e significa pote de mel,é uma armadilha para pegar invasores,o invasor acha que está invadindo um servidor FTP ou SSH e na verdade seus passos estão sendo seguidos,até onde sei é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberth R. Garci4

 

Boa tarde

 

Aqui uso o gratuito Kaspersky Rescue Disk ( KRD ) em pendrive para escanear o Linux a partir do boot de tempos em tempos e o Comodo Antivirus for Linux ( CAVL ) " engatilhado " para escaneamentos por demanda após a navegação do dia.

 

Fazem meses que faço isso e por enquanto nada foi detectado nem nos caches dos navegadores Firefox e Chromium.

 

Uso o firewall do modem/roteador da Claro que deixa invisível a maioria das portas e detecta pacotes quebrados, detecta e bloqueia spofing e ataques de negação de serviço ou seja, um bom firewall já com suas regras complexas predefinidas sem ter que ficar entrando em assunto tão complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!