Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, fiz algumas pesquisas no fórum, mas não achei um tópico que respondesse o problema que tenho. Se alguém já tiver falado sobre isso, peço desculpas.

Eu moro em uma casa de aproximadamente 100m² de área no térreo, com uma kitnet no segundo andar, onde mora a minha mãe. Tenho o modem/roteador provido pela Oi Fibra (Nokia G-140W-H) que supre a distribuição do WI-FI em toda a parte inferior da casa, e até a área externa da parte superior, com uma boa qualidade de sinal. O problema está em chegar ao cômodo da parte superior. Lá o sinal é fraco e intermitente e acredito que isso aconteça por conta das paredes. 

Sei que a solução ideal seria cabear um outro roteador na parte superior, para que ele funcionasse como repetidor de sinal, e já até fiz isso duas vezes, usando um roteador TP-link que tenho aqui. Mas para o cabo chegar ao local, teria que passar pela área externa, ficando exposto ao tempo e nas duas vezes que fiz isso o cabo funcionou por alguns meses e depois começou a dar problema. Sem contar que minha mãe é (compreensivelmente) enrolada com tecnologia e verificar se o roteador está funcionando ou não, reiniciar, reconectá-lo a tv ou qualquer outra coisa, acaba virando um problema. 

Então, penso que a melhor solução seria ter um roteador WI-FI potente o suficiente para o sinal chegar até a casa dela, partindo da minha, para que isso ficasse gerenciado por mim. A questão é: Com qual roteador eu conseguiria isso? Esse roteador teria um custo muito elevado?

Desde já, obrigado pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Bem, eu não conheço nenhum roteador potente o suficiente para atravessar as paredes, principalmente se for uma laje e no caso do fio externo eu consegui fazer durar muitos anos passando ele dentro de canos de PVC, não evita o calor do sol mas, evita a umidade.

• Curtir 1
Postado

image.png.f16ee4b2065bee574c7c55c48ca1ad91.png

Existem dutos para a passagem de cabos. São relativamente baratos e bem protegidos para uso externo. Apenas use algum.

Há roteadores de muita potência mas daí a servir em sua casa é uma longa distância. E provavelmente não precisa pagar esse custo.

Tem todos os acessórios e articulações.

2 horas atrás, pauloasp disse:

Sem contar que minha mãe é (compreensivelmente) enrolada com tecnologia e verificar se o roteador está funcionando ou não, reiniciar, reconectá-lo a tv ou qualquer outra coisa, acaba virando um problema.

De todo modo, a menos de alguma configuração errada de DHCP, não há muito que se resolva por reiniciar o roteador. 

Quanto à TV se ligar por um simples cabo não há razão para mexer nisso de novo. E se for wifi a menos que mude o AP ou a senha ou recrie a rede não há mais o que fazer.

O simples: Use um roteador barato e simples, grude o infeliz atrás da TV no piso de cima e ligue um cabo para a TV e um cabo para o terreo. Sobre como configurar eu postei dezenas de roteiros com desenhos e numeros e argumentos nos ultimos meses e pode  ver exemplos lendo esses tópicos a partir do meu conteúdo.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, pauloasp disse:

Vou esperar mais um pouco, pra ver se alguém me sugere um roteador, mas a ideia do cano PVC é realmente boa

Compre qualquer um que tenha wifi6. Tente o AX10 ou o AX23 da marca TP-Link. Tem bom software e bom alcance e preço razoável.

Postado

5 horas atrás, pauloasp disse:

Mas para o cabo chegar ao local, teria que passar pela área externa, ficando exposto ao tempo e nas duas vezes que fiz isso o cabo funcionou por alguns meses e depois começou a dar problema.

Cara, tem cabo de rede com proteção UV para áreas externas.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1832810695-60-metros-cabo-lan-futp-4-pares-dupla-capa-externo-blindado-_JM

Tenho esse instalado a uns 2 anos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...