Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, gostaria de saber se é possível eu atualizar a BIOS da minha A320-HD estando com uma BIOS mais antiga. No caso minha BIOS é do ano de 2018 e meu processador atualmente é um Athlon 200ge e quero migrar para o Ryzen 5500.

Postado

@Ismael Leite sua placa-mãe não suporta o 5500. o máximo que ela vai é até o r9 3900 e é obrigatório atualizar a BIOS. e em tese, sim, você pode atualizar direto pra última versão. mas é preciso ver no site do manual do fabricante se existe alguma restrição para atualização de BIOS (sendo que é preciso atualizar uma BIOS após a outra até chegar na mais atual). caso não haja a restrição pode ir direto pra última versão.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#CPU

Postado
14 minutos atrás, extremedll disse:

sua placa-mãe não suporta o 5500.

O 5500 é da família Cezanne, essa começou a ter o suporte na versão mais recente de BIOS, a 7.30.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

A lista de processadores compatíveis é também uma lista de processadores testados, e nem todos vai constar ali, igual a lista de memória RAM.

Ryzen 5 5500 é sim compatível com a A320M-HD, desde que tenha a versão 7.30 da BIOS, lançada em 8/11/2022.

E caro amigo @Ismael Leite , segundo a lista de versões de BIOS da sua placa-mãe, não pode pular direto para a mais recente, precisa ir passando algumas.

Por exemplo essa 7.30, pede para você instalar a 7.00 (BETA).

Citação

**É necessário atualizar o BIOS para 7.00 antes de atualizar esta versão.

Todas as informações necessárias sobre necessidade de instalar alguma versão especifica de BIOS, está na lista de versões de BIOS disponiveis para a placa-mãe, informação essa que o próprio fabricante disponibilizou.

• Curtir 1
Postado

@Ismael Leite O 200GE é listado no site da AMD, como sendo um processador da Família Picasso, e no site da ASRock lista como sendo um Raven Ridge.

A própria ASRock não recomenda a instalação da BIOS versão 6.00 de 6/8/2019 se estiver usando processadores Raven Ridge.

Citação

*A ASRock NÃO recomenda a atualização deste BIOS se a CPU Pinnacle, Raven, Summit ou Bristol Ridge estiver sendo usada em seu sistema.

Existe a possibilidade de parar de funcionar, e a de não parar.

Se de fato for parar, apenas não vai dar vídeo novamente, e ai nesse caso só fazendo atualização com um processador compatível, ou fazendo a gravação direto no chip de BIOS presente na placa-mãe.

E tem a chance de não parar e tudo seguir até as BIOS mais recentes.

Não afirmo com certeza que irá parar, antes de subir a versão de BIOS para a partir da 6.00 recomendo alguma pesquisa para ver se enconta outros usuários que obteve sucesso.

16 minutos atrás, Ismael Leite disse:

Então no caso preciso primeiro colocar a BIOS 7.0 para depois ir colocar a 7.30 ?

Exatamente.

Quanto tem uma BIOS com X requisito, você terá de passar na anterior primeiro.

Igual esse caso da 7.30, ela pede que tenha instalado a 7.00 antes.

Então está correto sim, instala a 7.00 que é uma versão Beta, e depois a 7.30.

Repita esse procedimento com as demais BIOS que indicar a necessidade de uma versão anterior.

Você tem agora uma que foi lançada em 2018, seguindo a linha de datas, e descrições das versões, se não tiver mais nenhuma que diz precisar de X versão antes dessa que deseja instalar, poderá pular direto.

BIOS 4.40, 4.70, 4.80, 4.80, 4.90 são de 2018, 5.00 é 2019, 5.30 pede que instale a 5.00 antes, bem como a 5.40 também, por questão do AGESA, a partir da 6.00, 6.10, e 6.20 tem o aviso sobre processadores Raven, e a 7.00 é a Beta, necessária antes da 7.30.

Seguindo essa linha, você precisaria passar da 4.90, considerando estar nessa, para 5.00 > 5.30 > 7.00 > 7.30.

• Curtir 1
Postado

@extremedll Pelo o que andei vendo a série 5000 suporta só na versão 7.30 

Então, ja ouvi pessoas que já foram direto para a versão 7.0 e deu tudo certo. Será mesmo que eu teria de atualizar uma por uma ? Estava vendo que tem certas BIOS que não seriam compativeis com meu processador. 

Postado
8 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

O 5500 é da família Cezanne, essa começou a ter o suporte na versão mais recente de BIOS, a 7.30.

verdade. tava na outra página. *****. fabricante atualiza a página de update não atualize a página principal que é usada para consulta inicial. mais uma fabricante que nunca vou adquirir nada. documentação de *****

6 horas atrás, Ismael Leite disse:

@extremedll Pelo o que andei vendo a série 5000 suporta só na versão 7.30 

Então, ja ouvi pessoas que já foram direto para a versão 7.0 e deu tudo certo. Será mesmo que eu teria de atualizar uma por uma ? Estava vendo que tem certas BIOS que não seriam compativeis com meu processador. 

amigo, se o fabricante que é o dono do equipamento te orienta ir de uma em uma pra que você vai tentar a sorte e correr o risco ***** tudo? se você gosta de brincar de roleta russa, atualiza direto. sinta o adrenalina correndo na veia

obs: se você for querer tentar a sorte de fazer o update de BIOS direto.. torça que a placa ainda esteja na garantia. porque se dê ruim, provavelmente só o rma pra te salvar ou você vai ter que comprar um regravador de BIOS, ferro de solda e um aquecedor pra conseguir regravar a BIOS ou queimar dinheiro com alguém pra fazer esse serviço por você.

• Curtir 2
Postado

No caso da ASRock a atualização de BIOS é uma "novela, em vários capítulos". Quando terminar ficará "PHD" em atualização de BIOS. 😉 

Leia as instruções em amarelo, no lado direito da página do BIOS, sobre as versões que precisa instalar antes de ir para as mais atuais.

Postado

@extremedll de fato é mais negocio eu atualizar de uma em uma mesmo, no meu caso que tenho o processador Athlon 200ge seria essa sequencia de BIOS que deveria seguir ? 5.00 > 5.30 > 7.00 > 7.30.

@1lokos não achei que fosse assim complicado com ASRock kkkkk

Postado
5 minutos atrás, Ismael Leite disse:

@1lokos não achei que fosse assim complicado com ASRock kkkkk

Pois é. Tem um motivo para eu dizer "placa-mãe é ASUS, Gigabyte e MSI. ASRock também serve, mas não é a primeira opção." Agora você sabe parte dele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...