Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa fazer um upgrade nesse PC, ou teria que gastar muito para uma melhora?


Ir à solução Resolvido por Thiago Atanazio,

Posts recomendados

Olá! Meu computador tem as seguintes peças:

  • Processador AMD Ryzen 5 3600XT, Cache 35MB, 3.8GHz (4.5GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000281BOX
  • Placa-Mãe Gigabyte Aorus B450 I Aorus Pro Wi-Fi, AM4, Mini-ITX, DDR4
  • Water Cooler Cooler Master Masterliquid ML120L V2, 120mm - MLW-D12M-A18PK-R2
  • Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 2060 6GB, GDDR6 - 26NRL7HPX7OC
  • Memória HyperX Fury, 16GB (2x8GB), 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3K2/16
  • Fonte Gigabyte GP-P750GM, 750W, 80 Plus Gold, Totalmente Modular - GP-P750GM
  • SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G
  • Gabinete Gamer NZXT H210, Mini Tower, com FAN, Lateral em Vidro, Branco/Preto - CA-H210B-W1

Montei esse PC em fevereiro de 2021, e por questão de espaço, precisei montar com esse gabinete, por ser menor, e com ajuda de vídeos de youtube, pra saber o que serviria no gabinete, qual peça servia com qual peça, montei essa configuração.

Agora, jogando Baldur's Gate 3, tive que desabilitar algumas opções, pra conseguir chegar perto dos 60 fps... normalmente fica em torno de 53-58. 

Tem algum upgrade não tão caro que poderia ser feito pra um ganho de desempenho e qualidade?

Obrigado a quem puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O recomendado pra ele é uma placa de Vídeo com  8GB de VRAM.. talvez seja por isso que voce não tá consegui os 60fps..

 

Eu testei muito rápido com uma 3060 de 12 GB e um R5 4500 e rodou tranquilo a 60fps no Ultra mas não lembro quanto de VRAM usou... outra coisa que poderia ajudar é um SSD NVMe ao invés desse SATA,, dizem que o A400 é problemático.

 

Agora upgrade barato não consigo ver.. talvez seja o caso de baixar um pouco mais a qualidade e usar o DLSS se estiver disponivel..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem no seu caso trocaria a placa de vídeo por uma 3060 de 8GB ou 12GB, também a memória RAM por 32GB 2x16GB DDR4-3200.

 

Dá uma olhada na saúde desse seu SSD kingston se estiver abaixo dos 80% é melhor trocar. A diferença de SSD sata para NVMe é mínima e além disso os sata duram mais e aquecem menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Atanazio Medi os usos, e realmente é o GPU que chega a 100%, enquanto a CPU fica tranquila.
você conseguiria me indicar alguma placa de vídeo, até uns R$ 3.000,00 +/-, que coubesse nesse gabinete?

 

Outro ponto: Nessa placa-mãe, tenho 2 slots de memória RAM, e atualmente uso 2x8GB. Compensa eu comprar uma de 16GB pra substituir uma dos de 8GB, partindo de 16 para 24GB no total, ou o ideal é que seja sempre um par de memórias iguais?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!