Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar um SSD e manter o HD?


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Fala galera tudo bem?

 

Seguinte, eu estou pensando em comprar um SSD pra otimizar o meu pc, porém eu ja tenho arquivos no HD(jogos e programas) e n quero ter q passar tudo pro SSD novo, até porque o SSD vai ser de 250gb(e nem vai dar pra passar tudo do HD) eu so quero o SSD pra ligar o windows é possível? e como eu faço?

 

Obrigadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@AleNicolinho Olá amigo, tudo bem?

 

Sim é totalmente possível !!

 

Como eu faria:

 

Conecte o SSD na placa-mãe e desligue o cabo do HD, efetue todo o processo de instalação do sistema operacional nele, através de um pendrive (pressuponho que você já saiba fazer isso), após, você pode conectar o HD novamente, mas precisará acessar a BIOS e selecionar o dispositivo de armazenamento prioritário para o Boot do Sistema, fazendo com que sempre que o PC inicie, faça isso através do sistema operacional instalado no SSD e não no HD.

 

Posteriormente, quando puder você poderá fazer um backup do seu HD e formata-lo, para apagar o windows nele e mante-lo apenas para armazenamento de programas e arquivos.

 

Segue um vídeo sobre a alteração na BIOS do Boot Device que comentei anteriormente: Vídeo.

 

Essa seria a minha forma de resolver o problema, talvez alguém consiga lhe indicar uma solução mais simples..

 

Espero lhe ajudar,

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, AleNicolinho disse:

@guilherme_dr oi amigo, entendi eu sei sim fazer a formatação, mas sobrou uma dúvida, quando eu formatar o HD vai apagar todos os jogos q estão nele não é? Seria possível só apagar o Windows? E manter o restante dos arquivos? 

 

Muito obrigadooo

 

Particularmente, não conheço nenhuma maneira de remover o sistema operacional instalado em um dispositivo de armazenamento que não seja a famosa formatação, pelo menos não de uma forma que não reste nenhum tipo de arquivo relacionado ao SO nele.

 

Porém, como pode verificar nesse tópico de um usuário com a mesma dúvida que você, foi comentado/recomendado que após a instalação e utilização do Windows no SSD, pode-se excluir as pastas referentes ao Windows do HD que agora será apenas utilizado para armazenamento, isso vai lhe deixar com mais espaço para armazenamento, mas também é bem possível que sobrem alguns arquivos relacionados ao sistema antigo, que não possam ser deletados dessa maneira.

 

Resumindo: A melhor forma com certeza é você fazer um backup em outro HD dos seus arquivos e jogos e então formatar o HD de forma a zerar o mesmo e devolver apenas os arquivos que lhe interessam posteriormente, mas temporariamente você pode tentar excluir a pasta do SO do HD, depois de já ter instalado o Windows no SSD é claro.

 

OBS- Ressalto a importância de desconectar o seu atual HD na hora de instalar o novo SO no SSD.

 

Espero lhe ajudar,

Abraços! 🤟

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!