Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como transformar um sinal estéreo para amplificador mono,


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Meu irmão me deu um amplificador de guitarra antigo estragado, e eu estou reformando e modificando ele para virar uma caixa de som, ja está totalmente funcional porém a entrada de som dele é mono e eu pretendo colocar como entrada um cabo aux, e bluetooth porém ambos tem uma saida estereo, queria saber qual o metodo para transfomaro sinal estereo em mono, pensei em usar um diodo retificador por canal mas isso atrapalharia o sinal por conta do foward bias, cortando parte do sinal e deixando o sinal restante muito mais fraco. Estou tentando unir ambos os sinais em um unico canal sem dar curto entre eles da forma mais simples possível, como poderia fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Cairo Alberto disse:

Estou tentando unir ambos os sinais em um unico canal sem dar curto entre eles da forma mais simples possível, como poderia fazer isso?

Eu tenho uma caixa dessas e fiz a mesma compra. 

Coloquei dois resistores de 10k, um em cada saída do Bluetooth e juntei. 

Como o amplificador é bem sensível, não atenuou o som. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu tenho uma caixa dessas e fiz a mesma compra. 

Coloquei dois resistores de 10k, um em cada saída do Bluetooth e juntei. 

Como o amplificador é bem sensível, não atenuou o som. 


Minha plaquinha bluetooth tem uma saida amplificada, feita para alto falantes de 4 - 8 ohms, tem problema colocar um resistor de valor tão alto?
(
https://pt.aliexpress.com/item/1005005623070634.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.140.1875caa4kpMlwo&gatewayAdapt=glo2bra)
e para o cabo aux? normalmente o fone de ouvido tem uma impedancia de 32ohms para mais,  devo colocar algo equivalente a isso?
OBS:
vou ajustar a potencia de saida saida pelo potenciometro que ja vem nele e o potenciometro não ficará disponivel ja que o proprio amplificador tem um tanto do preamp quanto no amp, além do resistor em qustão para não ter problema com o opamp da caixa.

OBS2: caso não fosse possível eu tenho desses interruptores seletores que iria usar para mudar entre a caixa e o bluetooth, apenas que não poderia ajustar a saida de som no preamp se usar o bluetooth:

https://pt.aliexpress.com/item/1005003639298857.html?spm=a2g0o.cart.0.0.27d77f06gJJ9qI&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cairo Alberto disse:

Minha plaquinha bluetooth tem uma saida amplificada, feita para alto falantes de 4 - 8 ohms, tem problema colocar um resistor de valor tão alto?

Problema, não tem. 

E dependendo da situação o resistor pode até ser mais alto. 

O que complica um pouco, é que pelo fato de ser amplificada pode apresentar algum ruído de interferência, tipo chiado ou zumbido. Mas não é sempre que acontece. 

Você deve ficar atento com a ligação, o negativo da alimentação você pode compartilhar com o da caixa. 

Os positivos de saída para os alto falantes vai nos resistores. 

Enquanto que os terminais negativos devem ficar livres. 

4 horas atrás, Cairo Alberto disse:

e para o cabo aux? normalmente o fone de ouvido tem uma impedancia de 32ohms para mais,  devo colocar algo equivalente a isso?

Mesma coisa, põe 10k também.

 

Para selecionar as fontes de sinal, fique a vontade pra usar as chaves.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

16 horas atrás, Renato.88 disse:

 

Você deve ficar atento com a ligação, o negativo da alimentação você pode compartilhar com o da caixa. 

 

o terra é compartilhado com o da caixa por meio de um buck converter, ja que a acixa é de 30v e a placa bluetooth é de 24v, mas se der problema vou procurar um conversor dc-dc isolado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2023 às 01:17, Renato.88 disse:

Problema, não tem. 

E dependendo da situação o resistor pode até ser mais alto. 

O que complica um pouco, é que pelo fato de ser amplificada pode apresentar algum ruído de interferência, tipo chiado ou zumbido. Mas não é sempre que acontece. 

Você deve ficar atento com a ligação, o negativo da alimentação você pode compartilhar com o da caixa. 

Os positivos de saída para os alto falantes vai nos resistores. 

Enquanto que os terminais negativos devem ficar livres. 

Mesma coisa, põe 10k também.

 

Para selecionar as fontes de sinal, fique a vontade pra usar as chaves.

sei que ficou uma porcari fiz isso em 5 minutos mas ficaria assim no final:

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!