Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amiguinhos, normalmente eu só ofereço ajuda mas hoje eu que estou com um problema. Estou com alguns travamentos muito chatos e estou na dúvida se é meu SSD, o Windows ou se já atingi o limite do hardware mesmo (upgrade para um NVMe gen 4 seria inviável no momento porque minha  placa-mãe não suporta e não quero trocar agora). Tenho um WD Green SN350 480gb NVMe e quando uso o Blender com algum projeto pesado fica dando uns picos de 100% de uso toda vez que isso acontece o programa congela por alguns segundos, fico na dúvida porque o mesmo projeto aberto no pc de um colega não fica travando dessa forma e isso só acontece no Blender. Tenho um Ryzen 7 2700x e 64gb mas eles não costumam chegar no limite, estou usando windows 11 atualizado. Esse SSD já está com a saúde em 79% e 113TB escritos mas o SMART parece estar ok, abaixo coloquei alguns prints.

Captura de tela 2023-08-10 102651.png

Captura de tela 2023-08-10 100325.png

Captura de tela 2023-08-10 100057.png

Captura de tela 2023-08-10 104353.png

Captura de tela 2023-08-10 104322.png

Postado

@Henrique - RJ  Ele tem 100gb livre dos 480gb, estava com apenas 10gb livre hoje cedo mas fiz uma limpa e melhorou um pouco mas continua travando. Pelo que pesquisei a desfragmentação de SSD não faz diferença já que o tempo que leva para ler um arquivo é muito maior que um disco rígido, corrijam-me se eu estiver errado.

Postado

No SSD, a maioria dos casos de desfragmentação é irrelevante.

Mas, com SSD estando muito ou extremamente fragmentado. Pode fazer desfragmentação, não é tecnicamente recomendável, mas também não tem problemas. Ou seja, teoricamente não afeta o desempenho do SSD como em um HD.

Importante saber que fazer a desfragmentação do SSD irá diminuir a durabilidade.

No geral, uma fragmentação extrema pode afeta a controladora do SSD.

Já tive um problema de lentidão em SSD, não é o mesmo caso. Mas, resolvi numa formatação e reinstalando tudo novamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!