Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa de vídeo comprar?


Ir à solução Resolvido por Kohari,

Posts recomendados

Nessa faixa eu iria de RTX 4060Ti ou uma 3060Ti, mas a 4060ti tem a vantagem de ter o Dlss 3 e frame generator, que pode ser um diferencial mais pra frente e dependendo do que você joga atualmente.

Além do consumo da 4060 ser bem mais baixo também.

 

Aproveita a promoção https://www.kabum.com.br/produto/461395/placa-de-Vídeo-RTX-4060-ti-ventus-3x-8g-oc-msi-nvidia-GeForce-8-gb-gddr6-dlss-ray-tracing?gclid=Cj0KCQjwuNemBhCBARIsADp74QQbStwIDh0fKzxQUgV-rnB5nhqvUd5QC3zyoeEh9BLkADVukU8w8OkaAj5GEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a RX 6750XT (R$ 2.429,99) que também é quentinha, mas não nesse nível, e tem a 4060TI (R$ 2.799,99) que tem o mesmo desempenho da 6700XT (logo também tem o mesmo desempenho da 3070), porém tem menos longevidade que a RX 6750XT porque só tem apenas 8GB de VRAM.

 

rx6750xt.thumb.webp.f1c908fd2f2f5b0d8380d724df9baf91.webp

 

Só uma pergunta, quantas FANs você possui no seu gabinete, de que formas elas estão posicionadas e qual seu gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari Tenho 4 ventoinhas. 3 na frente colocando ar pra dentro e 1 atrás expulsando ar. Tenho mais duas guardadas, mas não sei instalar. É as ventoinhas da Aigo

@Kohari Eu estava de olho nessas duas mesmo, não estou preocupado com desempenho, já que jogo em full HD. E sim na longevidade e se não esquenta muito

@LeVader Vai demorar uns dias ainda, preciso da resposta da Kabum pra enviar de volta o produto. Acredito que só vou receber o reembolso próximo mês, já que sou do Maranhão.

@LeVader E essa placa de 3 ventoinhas, será que cabe no meu gabinete? É o Corsair 175R https://www.kabum.com.br/produto/102136/gabinete-gamer-corsair-carbide-series-175r-RGB-mid-tower-lateral-em-vidro-temperado-1-fan-preto-cc-9011171-ww?tag=corsair+175r&gclid=Cj0KCQjwuNemBhCBARIsADp74QSfVKsVvKclLNKfMgStInB1pSX3lhLvNlVAuamTMzyYCNTWiK-uRHQaAhA2EALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 minutos atrás, Uriel Lustosa disse:

Tenho 4 ventoinhas. 3 na frente colocando ar pra dentro e 1 atrás expulsando ar. Tenho mais duas guardadas, mas não sei instalar. É as ventoinhas da Aigo

Ótimo, então era a RX 6700XT esquentando muito.

 

4 minutos atrás, Uriel Lustosa disse:

Eu estava de olho nessas duas mesmo, não estou preocupado com desempenho, já que jogo em full HD. E sim na longevidade e se não esquenta muito

Longevidade é com a 6750XT, é a melhor placa de vídeo até os R$ 3.500. Ela esquenta bem menos que a RX 6700XT.

 

image.png.ffe920df5f4282e01dcbd1db6e0bf360.png

 

image.png.221a3463f7f44febdd8f8ff397e614c2.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Uriel Lustosa  Concordo com o Kohari, a melhor opção é a RX 6750XT 12GB, depois dela iria para a RTX 3060Ti que apesar de sair em desvantagem por ter apenas 8GB de VRAM, é uma placa ótima e tem bons anos pela frente ainda, eu mesmo utilizo uma e posso afirmar que é uma boa escolha.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari Eu ia pegar esse modelo https://www.kabum.com.br/produto/475438/placa-de-Vídeo-rx-6750-xt-mech-2x-12g-v1-Radeon-12gb-gddr6-freesync-dual-fan?gclid=Cj0KCQjwuNemBhCBARIsADp74QTYaJNsHbtNDGzmj87-W1R80Z2BuRVUKlnE6hvKFGdhOooUNiW0_nUaAuKkEALw_wcB, mas por recomendação de um amigo acabei pegando a da PowerColor. Estou pensando em comprar ela mesmo, em vez da 4060TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, Uriel Lustosa disse:

@Kohari Eu ia pegar esse modelo https://www.kabum.com.br/produto/475438/placa-de-Vídeo-rx-6750-xt-mech-2x-12g-v1-Radeon-12gb-gddr6-freesync-dual-fan?gclid=Cj0KCQjwuNemBhCBARIsADp74QTYaJNsHbtNDGzmj87-W1R80Z2BuRVUKlnE6hvKFGdhOooUNiW0_nUaAuKkEALw_wcB, mas por recomendação de um amigo acabei pegando a da PowerColor. Estou pensando em comprar ela mesmo, em vez da 4060TI

 

Perfeito, ótima escolha.. não vai se arrepender!

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uriel Lustosa Acho que o principal é, quais jogos você vai jogar?

Por que devo discordar dos amigos sobre a RX 6750XT, ela faz mais sentido no mercado americano ou europeu, onde ela custa quase 20% a menos que a 4060Ti, agora aqui no nosso mercado onde ela custa quase a mesma coisa, melhor ir de 4060Ti, vai ter um consumo de energia melhor e em termos de longevidade vai estar garantido longos anos de uso, os 8GB de VRAM não vão te atrapalhar.

image.png.281ad9fc434f68f18fb77d8424624671.pngimage.png.00fe18a3a4343659d36c34d316ac8ab0.pngimage.png.899aef125cf2144c7b47cd23f2137166.pngimage.png.5b2df39de93a5c4f490970e74aac6f15.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, LeVader disse:

longevidade vai estar garantido longos anos de uso, os 8GB de VRAM não vão te atrapalhar.

Tanto que esses mesmos 8GB já se tornaram insuficientes para jogos mais recentes (TLOU é um grande exemplo. Plague Tale, Dying Light 2 e Hogwarts Legacy também.)

Se quiser saber mais:

Dev afirma que jogos em Unreal 5 precisarão de pelo menos 12 GB de VRAM para rodar bem em 1080p

O FIM das GPUS de 8GB de VRAM? AMD vs NVIDIA. Qual a QUANTIDADE MÍNIMA de MEMÓRIA para JOGAR no PC

FIM DAS PLACAS DE 6GB E 8GB VRAM?

The Last of Us Part I, RIP 8GB GPUs! Nvidia's Planned Obsolescence In Effect

 

Pode até tentar alegar "má otimização" desses jogos, mas isso se tornará cada vez mais comum. Os DEVs não estão se importando tanto com otimização e nem devem começar a se importar. É bem melhor para as empresas que os jogos continuem mal otimizados e  exijam cada vez mais VRAM para forçar o usuário a comprar uma placa de vídeo com mais VRAM.

 

Se a 4060TI fosse 12GB, eu a recomendaria, consome menos, é mais fria, além dos inúmeros recursos da NVIDIA e performance melhor no DLSS e Ray Tracing. Contudo, ela sofre da mesma coisa da 3070 e 3070TI e ambas já estão mortas, falta de VRAM. Tanto a AMD com a RX 7600 quanto a NVIDIA com a 4060 vacilaram em não colocar 12GB e olha que a 3070 e 3070TI modificadas conseguiram levar até 16GB VRAM, é simplesmente só culpa da NVIDIA não querer colocar 12/16GB na 3070/3070TI/4060/4060TI.

 

29 minutos atrás, LeVader disse:

ela faz mais sentido no mercado americano ou europeu, onde ela custa quase 20% a menos que a 4060Ti, agora aqui no nosso mercado onde ela custa quase a mesma coisa, melhor ir de 4060Ti,

4060TI = R$ 2.799,99

RX 6750XT = R$ 2.429,99

 

A 4060TI custa 15% a mais, desempenhando um pouco menos que a 6750XT e com menos longevidade. Aí você a compra, vai tentar jogar TLOU no Ultra, o jogo vai começar a gargalar e você percebe que sua placa de vídeo já está defasada por conta desses 8GB VRAM, aí precisa comprar outra se quiser jogar no Ultra XD.

 

A única que "compensa" da NVIDIA é a 3060TI que é mais barata, tem a mesma longevidade das demais (8GB VRAM) e mesmos recursos.

 

image.thumb.png.85f0dbec23ff442b481c29f7a8742b10.png

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari Discordo dessa parte dos 8GBs, por que além de TLOU 1, Plage Tale e Fallen Order, que são títulos otimizados de maneira horripilante, como por exemplo podemos ver no vídeo da digital foundry sobre a otimização do TLOU1 abaixo:

The Last Of Us Part 1: Has Naughty Dog Fixed The PC Port? - YouTube

e assim como disse o PcFacts sobre o fato também:

Placas de vídeo de 8GB tem que ir pro LIXO! Sério mesmo?!

Resumindo, este fato de a 3070 e 3070Ti estarem mortas, acho totalmente equivocada, se os jogos são mal otimizados são um ponto, principalmente pelo fato de fallen order por exemplo dar problemas de performance com uma 4090 (?????), nem tudo é vram no fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, LeVader disse:

@Kohari Discordo dessa parte dos 8GBs, por que além de TLOU 1, Plage Tale e Fallen Order, que são títulos otimizados de maneira horripilante, como por exemplo podemos ver no vídeo da digital foundry sobre a otimização do TLOU1 abaixo:

The Last Of Us Part 1: Has Naughty Dog Fixed The PC Port? - YouTube

e assim como disse o PcFacts sobre o fato também:

Placas de vídeo de 8GB tem que ir pro LIXO! Sério mesmo?!

Resumindo, este fato de a 3070 e 3070Ti estarem mortas, acho totalmente equivocada, se os jogos são mal otimizados são um ponto, principalmente pelo fato de fallen order por exemplo dar problemas de performance com uma 4090 (?????), nem tudo é vram no fim.

 

Ninguém está dizendo que placas de 8GB de VRAM são ruim e não prestam mais, ou que deverão ser substituídas imediatamente, a questão é.. estamos em um momento de transição, onde placas de 8GB serão extintas na próxima geração com certeza e na verdade não sei como não foram nessa (na verdade eu sei sim.. 🤡). Placas de 12GB já estão sendo consideradas placas de entrada e em termos de preço, para quem está comprando ou substituindo uma placa mais antiga, está valendo a pena partir para a RX 6750XT que além dos 12GB de VRAM, oferece mais desempenho de modo geral ..  E olha que quem está falando é um usuário de uma RTX 3060Ti, ou seja, não sou nem usuário AMD, mas consigo ver a melhora na comparação nessa faixa de preço.

 

Pra finalizar e resumir..  a melhor opção na faixa de preço que ele pode pagar (segundo ele mesmo) é sim a RX 6750XT 12GB sem dúvidas, mas a RTX 4060Ti também é uma ótima opção, fica atrás em desempenho por pouca coisa e ganha em termos de tecnologia, agora, no assunto longevidade, é complicado cravar que a 4060Ti será melhor do que a RX 6750XT, já que NOS DIAS ATUAIS ela já está atrás em desempenho, como poderá ser mais longeva com o passar do tempo? 🤣

 

Esses assuntos sempre causam discussões (no bom sentido), é saudável pois nós e tem acessar o tópico mais tarde pode sanar mais dúvidas. 😜

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr Acha que vale a pena eu juntar dinheiro e pegar a 4070 12GB? Devo conseguir os 2k em 2 ou 3 meses. O meu reembolso talvez vai demorar 1 mês também, então pode valer a pena. Quero algo que não precise trocar por anos

@Kohari Fiquei bem interessado nessa 4070 12GB e vi que o preço dela na Patoloco está 4k. Acha que vale a pena eu esperar uns meses e comprar ela? Só jogo em Full HD e quero algo que dure pelo menos uns 6 anos

@LeVader Só jogo em Full HD. E as vezes faço live pra uns amigos assistirem, mas quero algo que dure muitos anos

Só fico na dúvida se essas placas de vídeo com 3 Ventoinhas cabem no meu gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Uriel Lustosa disse:

Fiquei bem interessado nessa 4070 12GB e vi que o preço dela na Patoloco está 4k. Acha que vale a pena eu esperar uns meses e comprar ela? Só jogo em Full HD e quero algo que dure pelo menos uns 6 anos

A 4070 é uma boa, mas eu não gastaria 4K numa placa de vídeo com somente 12GB, ainda mais visando que ela dure por 6 anos. Ela deve durar uns 2~3 anos e a partir dai, provavelmente os jogos devem começar a exigir mais VRAM para jogar numa qualidade gráfica mais alta, aí você vai precisar reduzir a qualidade, se você não se importar com isso, pode pegar a 4070. Caso queira uma placa de vídeo mais barata, com desempenho não tão distante e BASTANTE longevidade, pegue a RX 6800 (R$ 3.599,99).

 

image.thumb.png.4132fdecbe24afb825cdd363e09e6103.png

 

image.thumb.png.52aff26c93bb3a205b39134bc0e7bb7d.png

 

Outra alternativa é a RX 6900XT, tem praticamente o mesmo desempenho da RX 6950XT da imagem e está custando R$ 4.779,90.

 

Mas aí, amigo, essa Patoloco é confiável? Nunca ouvi falar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari É sim. O dono dela está no "Grupo de pessoas pobres com computadores ruins 5.0" no Facebook. Vários de lá já compraram e mostraram a entrega do produto. 

@Kohari Sobre a RX 6800, meu medo é as temperaturas altas da AMD. Qual você acha que é o modelo mais frio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@LeVader @Kohari @Uriel Lustosa @guilherme_dr

 

Complementando sobre a necessidade de ter mais VRAM ou não.

Penso da mesma forma sintética com o comentário do colega abaixo: é uma pura realidade.

Mas isso não significa a verdade como um todo, são os aspectos e interesses de cada desenvolvedor e fabricante. Não é apenas avanço tecnológico ou desenvolvimento. É boa discussão etc. Mas devemos entender o contexto, que as vezes é complexo para o consumidor. E no final de toda a história o usuário escolhe aquilo vai te favorecer.

 

@manghinoni

Há 3 meses, https://www.youtube.com/watch?v=_4libiLp-qM

 

sou dev e programador faz 30 anos. Os devs mais antigos (dev raiz) tinham MUITO mais limitações de hardware (pense em máquina de 128 KB de memória e disquete de 360 KB), e está na nossa veia programar da maneira mais otimizada possível para ter velocidade e economizar memória e processamento. O que acontece é que hoje os devs nutella (copia e cola) não pensam muito nisso e sim em facilidade de codificar usando bibliotecas pesadíssimas que automatizam tudo mas carregam muito lixo mal otimizado que não vai ser utilizado, pra economizar tipo 1 hora de trabalho que custará memória e processamento em milhões de usuários. Dizem eles que não fazem trabalho de pedreiro, mas é exatamente o trabalho de pedreiro que é simples, barato, e produz o mesmo resultado usando muito menos recursos. Eles não programam e sim são usuários de bibliotecas prontas. Pouca gente sabe mas está na moda o Clean Code que promete melhorar muito a clareza do código e facilidade de manutenção mas se usarmos as técnicas de clean code o programa fica ate 20 vezes mais lento anulando 15 anos de evolução de hardware, é por aí que está o problema. Acreditem, 8GB é MUITA memória e sim o problema está nas engines e bibliotecas usadas pelos devs de games, eles não são programadores e sim usuários de bibliotecas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Uriel Lustosa disse:

É sim. O dono dela está no "Grupo de pessoas pobres com computadores ruins 5.0" no Facebook. Vários de lá já compraram e mostraram a entrega do produto. 

Ótimo.

 

2 horas atrás, Uriel Lustosa disse:

Sobre a RX 6800, meu medo é as temperaturas altas da AMD. Qual você acha que é o modelo mais frio?

Nos benchmarks que eu vi, a RX 6800 ficou com temperatura semelhante a 4070, acredito que seja até mais fria que a RX 6750XT.

 

3 horas atrás, Uriel Lustosa disse:

Só fico na dúvida se essas placas de vídeo com 3 Ventoinhas cabem no meu gabinete

Cabem sim, seu gabinete suporta VGA de até 330mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kohari disse:

Ótimo.

 

Nos benchmarks que eu vi, a RX 6800 ficou com temperatura semelhante a 4070, acredito que seja até mais fria que a RX 6750XT.

 

Cabem sim, seu gabinete suporta VGA de até 330mm.

Você acha que vou precisar de um suporte para placa de vídeo quando comprar a de 3 ventoinhas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, guilherme_dr disse:

 

Ninguém está dizendo que placas de 8GB de VRAM são ruim e não prestam mais, ou que deverão ser substituídas imediatamente, a questão é.. estamos em um momento de transição, onde placas de 8GB serão extintas na próxima geração com certeza e na verdade não sei como não foram nessa (na verdade eu sei sim.. 🤡). Placas de 12GB já estão sendo consideradas placas de entrada e em termos de preço, para quem está comprando ou substituindo uma placa mais antiga, está valendo a pena partir para a RX 6750XT que além dos 12GB de VRAM, oferece mais desempenho de modo geral ..  E olha que quem está falando é um usuário de uma RTX 3060Ti, ou seja, não sou nem usuário AMD, mas consigo ver a melhora na comparação nessa faixa de preço.

 

Pra finalizar e resumir..  a melhor opção na faixa de preço que ele pode pagar (segundo ele mesmo) é sim a RX 6750XT 12GB sem dúvidas, mas a RTX 4060Ti também é uma ótima opção, fica atrás em desempenho por pouca coisa e ganha em termos de tecnologia, agora, no assunto longevidade, é complicado cravar que a 4060Ti será melhor do que a RX 6750XT, já que NOS DIAS ATUAIS ela já está atrás em desempenho, como poderá ser mais longeva com o passar do tempo? 🤣

 

Esses assuntos sempre causam discussões (no bom sentido), é saudável pois nós e tem acessar o tópico mais tarde pode sanar mais dúvidas. 😜

 

Abraços.

 

Eu discordo desse momento de transição (pelo menos até agora). Nenhum jogo citado no tópico tem uma qualidade gráfica que justifique todo esse uso de VRAM (talvez so o Plague Tale que é realmente muito bonito, e curiosamente é o que menos tem problemas de VRAM)

 

O que ta acontecendo é que os Devs estão ficando cada vez mais preguiçosos na hora de otimizar os jogos, e as empresas estão lançando jogos de qualquer jeito mesmo com diversos problemas só pra vender logo e lucrar, e depois se der, consertam o jogo através de patches. (ou abandonam quebrado do jeito que foi lançado como foi com o Hogwarts Legacy), e os proprios jogadores culpando o Hardware ao invés de criticar a empresa só as ajudam a continuar com essa manobra.

 

Enquanto não sair um jogo realmente com gráficos de outra geração ou coisa do tipo eu não vou falar que o problema é falta de VRAM e não falta de otimização dos jogos.

Red Dead Redemption 2 por exemplo foi lançado tem quase 5 anos e tem gráficos melhores que a maioria dos jogos recentes, e roda bem em placas de 6GB e até mesmo de 4GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cgsantos Só esqueceu do detalhe que a Unreal Engine 5 utilizará 12GB VRAM no mínimo, e os gráficos são EXCELENTES.

 

3 minutos atrás, cgsantos disse:

outra geração ou coisa do tipo eu não vou falar que o problema é falta de VRAM e não falta de otimização dos jogos.

É basicamente a mesma coisa. Se a má otimização causa uso maior de VRAM, logo é falta de VRAM.

 

8 minutos atrás, Uriel Lustosa disse:

Você acha que vou precisar de um suporte para placa de vídeo quando comprar a de 3 ventoinhas?

Olha, eu recomendo, mas não é obrigatório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Uriel Lustosa disse:

Na sua opinião, qual você escolheria. A RX 6800 Sapphire Radeon ou a RTX 4070 Galaxy?

Na minha opinião, que não me importo com DLSS e Ray Tracing, querendo jogar os jogos na melhor qualidade possível pelo maior tempo que der e não querendo gastar numa placa de vídeo nova nem tão cedo, a RX 6800. Contudo, se você quer utilizar DLSS e Ray Tracing no futuro, curte as tecnologias e recursos da NVIDIA (como o GeForce Experience), não vai se importar em reduzir a qualidade gráfica quando os 12GB VRAM se tornarem insuficientes, pegue a 4070. Os modelos não importam, tendo um bom tempo de garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!