Ir ao conteúdo

NVMe M2 não é reconhecido após o PC desligar sozinho. Algo na fonte?


Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema bizarro. Levei meu PC para fazer instalação de upgrades, e quando ele chegou em casa, inicialmente tudo estava funcionando perfeitamente. Porém, quando eu abri meu navegador (que tem muitas abas abertas) e coloquei um Vídeo do YT, depois de um tempo tudo travou, e o PC desligou.

Mas o problema não parou por ai, quando ligou novamente, apareceu a tela de erro que não foi possível encontrar um sistema operacional. Abri a BIOS e não encontrei o SSD NVMe que tem meu windows instalado. Fiquei com medo de ter perdido o SSD, mas quando desliguei na fonte e liguei novamente, tudo aparentava estar normal, nem precisei abrir a BIOS pra trocar ordem de Boot.

Mas periodicamente o mesmo erro continua acontecendo. PC desliga sozinho, e quando liga novamente abre direto a tela da BIOS, e ao escolher ordem de BOOT, não tem o NVMe com o windows para selecionar.

Minha configuração:

Ryzen 5 5600
B550m Aorus Elite
32 GB (2x16) Asgard Loki W2
RX 5600XT ASUS TUF OC
Water Cooler RIse Mod RGB 240mm
3 fans frontais Rise Mod RGB
SSD NVMe M2 4.0 1TB XPG (esse é o do sistema operacional)
SSD NVMe M2 3.0 1TB XPG
SSD SATA 1TB Kingston
HD 10000 RPM 1TB Seagate
Teclado Redragon Mitra mecânico
Headset Redragon Minus
Mouse Redragon
Tela Philips 24" LED 75 Hz
Fonte Onepower 500W (essa fonte está comigo desde 2019 quando montei meu primeiro PC.

Coloquei os periféricos pois quero ter certeza que não esqueci nada.

Se alguém puder me ajudar, agradeceria pois estou confuso e já gastei uma grana com assistência técnica que sempre me traz um problema novo quando trago o PC pra casa.

 

Já realizei os testes de CrystalDisk no NVMe e ele está funcionando perfeitamente (de acordo com o programa.) Temperatura não chega a 50º e ele está em 100% de integridade. É um SSD NVMe GEN 4 novo, uso a menos de uma semana e não apresenta qualquer sinal de falha, travamento ou lentidão enquanto uso, mas em intervalos aleatórios, ou quando deixo o PC sem usar, mas ligado, por certo tempo, dá tela azul e ele reinicia. E quando reinicia, vai direto pra tela de BIOS e não reconhece o NVMe com o Windows. Só desconectando e conectando novamente o cabo da fonte pra conseguir ligar. Esse é o erro que eu vi aparecendo da última vez.2eabb153-6998-4220-9ed9-9f52a4fc28ff.thumb.jpg.4da2db5210c6c075d0a898421a7ec136.jpg

Postado
5 minutos atrás, Corcini disse:

Fonte Onepower 500W (essa fonte está comigo desde 2019 quando montei meu primeiro PC.

Baita coragem usar esse troço em um pc com placa de vídeo.

 

O minimo ai era pra ser uma MSI MAG A550BN, que não queima seu pc.

 

Mas OnePower, pode ter danificado algo, ainda mais com esses anos todos de uso.

 

 

6 minutos atrás, Corcini disse:

Coloquei os periféricos pois quero ter certeza que não esqueci nada.

Dos itens que mais consome ai é GPU e CPU, só.

 

Periféricos tem baixo consumo.

 

Monitor nem se quer consome algo da fonte do pc, uma vez que o monitor é ligado a parte.

Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Baita coragem usar esse troço em um pc com placa de vídeo.

 

O minimo ai era pra ser uma MSI MAG A550BN, que não queima seu pc.

 

Mas OnePower, pode ter danificado algo, ainda mais com esses anos todos de uso.

 

 

Dos itens que mais consome ai é GPU e CPU, só.

 

Periféricos tem baixo consumo.

 

Monitor nem se quer consome algo da fonte do pc, uma vez que o monitor é ligado a parte.

Eu perguntei ao técnico em informática que paguei pra fazer a instalação dos componentes se era necessario trocar fonte, ele não me informou nada sobre isso. Eu não sou muito versado em conhecimento de hardware, mas não parece que é problema no NVMe, ele funciona normalmente, só que o PC desliga sozinho e vai pra tela de BOOT direto. Eu reseto pela fonte e volta tudo normal, nunca vi isso acontecer antes.

  • Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Corcini disse:

Fonte Onepower 500W (essa fonte está comigo desde 2019 quando montei meu primeiro PC.

Seu hardware é muito bom, ainda durou 4 anos com essa fonte, recomendo que troque-a por uma SilverStone VIVA Bronze 550w que é decente e moderna, antes que estrague todo o seu hardware.

1 minuto atrás, Corcini disse:

Eu perguntei ao técnico em informática que paguei pra fazer a instalação dos componentes se era necessario trocar fonte

Para o tecnico quanto mais tempo você fique com essa fonte melhor, vai estragar as peças e ele vai lucrar horrores.....

  • Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Tiberio disse:

Para o tecnico quanto mais tempo você fique com essa fonte melhor, vai estragar as peças e ele vai lucrar horrores.....

Se tem uma coisa que aprendi é que não da pra confiar na classe dos técnicos de informática da minha cidade. Vou pegar uma fonte nova pra evitar problemas com as outras peças, se é que já não estragou algo.

Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Corcini O técnico não vai falar mesmo pra trocar a fonte, ele quer que você continue dando dinheiro pra ele.

 

Não precisa de muito conhecimento em informática pra ir atrás de algo que diga se a marca ou produto é ruim.

Eu aprendi isso da pior forma, o que me deixou P da vida de verdade foi o fato de que eu deixei explícito que tava disposto a comprar uma fonte nova se for preciso. Quis pagar um profissional pra montar o setup pois investi mais de 4.000 reais em tudo, mas desanima ver que fazem de tudo pra ganhar alguns reais a mais.

  • Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Tiberio disse:

@Corcini Recomendo que pegue um desses dois modelos

MSI MAG A550BN (Não coloquei o link porque o site da kabum parece que está fora do ar)

SilverStone VIVA Bronze 550w

vale a pena pegar a MSI MAG A650BN? esta menos de 50 reais de diferença. E 650W da muita margem pra trocar a gpu no futuro.

Postado
5 horas atrás, Corcini disse:

vale a pena pegar a MSI MAG A650BN?

Eu não iria nessa de 650w, a MSI MAG A-BN segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List está classificada como fonte Tier C, sendo adequada para usar com placas low-end, no entanto, se caso pense no futuro em pegar uma RX 6700xt ou superiores o ideal seria partir logo para uma fonte mais robusta e de excelente qualidade como a MSI MPG A650GF.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!