Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que meu PC não desliga com picos de luz?


Ir à solução Resolvido por Gabriel Torres,

Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Queria tirar uma dúvida sobre algo curioso que está acontecendo com meu PC. Não sei se estou falando os termos técnicos corretos, ainda estou aprendendo sobre hardware. 

 

Moro em um apartamento novo que tem boas configurações elétricas, como disjuntor diferencial e todas as tomadas aterradas. Porém, alguns surtos e quedas ainda ocorrem, especialmente quando muitas pessoas no prédio ligam o ar condicionado ao mesmo tempo (tem um transformador só para o condomínio). 

 

Porém, é a terceira vez que meu PC "segurou" uma queda de luz. São muito rápidas, de piscar lâmpadas e desligar alguns aparelhos, mas meu PC aguentou uma queda agora a pouco e o PC do meu marido desligou. 

 

A teoria do meu marido é que o meu PC não faz uso total da fonte como o dele. Basicamente eu trabalho com ilustração 2D e ele usa o PC pra jogar. Hoje em específico, ele estava jogando Baldur's Gate 3 e eu estava usando o adobe illustrator e atualizando alguns planilhas. A luz piscou uma vez e eu virei pra ele sugerindo desligarmos tudo. Mal falei e piscou de novo, e aí o PC dele desligou. Mas o meu não, como se nada tivesse acontecido. Foi uma queda de 2 segundos no máximo. Aí, eu fechei tudo e aí desliguei o PC normalmente. A luz piscou mais algumas vezes e algumas coisas da casa desligaram. 

 

Nossos PCs ficam lado a lado no escritório mas não usam as mesmas tomadas. Ele usa um filtro de linha sem marca que ele comprou na Kalunga enquanto eu uso um Clamper energia 5 (que tem uns 3 anos). 

 

Meu PC (um ano) 

Ryzen 5600x

placa-mãe ASUS tuf B550-M plus Wi-Fi (não uso cabo de rede) 

Memórias G-skill trident Z 16gb 3000mhz

Placa de vídeo RTX2060 super da Soyo

Fonte XPG core reactor 650w full modular

Uso dois monitores, sendo um deles interativo para ilustrações. 

 

O PC do meu marido (tem mais de 3 anos) 

Ryzen 3600