Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que meu PC não desliga com picos de luz?


Ir à solução Resolvido por Gabriel Torres,

Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Queria tirar uma dúvida sobre algo curioso que está acontecendo com meu PC. Não sei se estou falando os termos técnicos corretos, ainda estou aprendendo sobre hardware. 

 

Moro em um apartamento novo que tem boas configurações elétricas, como disjuntor diferencial e todas as tomadas aterradas. Porém, alguns surtos e quedas ainda ocorrem, especialmente quando muitas pessoas no prédio ligam o ar condicionado ao mesmo tempo (tem um transformador só para o condomínio). 

 

Porém, é a terceira vez que meu PC "segurou" uma queda de luz. São muito rápidas, de piscar lâmpadas e desligar alguns aparelhos, mas meu PC aguentou uma queda agora a pouco e o PC do meu marido desligou. 

 

A teoria do meu marido é que o meu PC não faz uso total da fonte como o dele. Basicamente eu trabalho com ilustração 2D e ele usa o PC pra jogar. Hoje em específico, ele estava jogando Baldur's Gate 3 e eu estava usando o adobe illustrator e atualizando alguns planilhas. A luz piscou uma vez e eu virei pra ele sugerindo desligarmos tudo. Mal falei e piscou de novo, e aí o PC dele desligou. Mas o meu não, como se nada tivesse acontecido. Foi uma queda de 2 segundos no máximo. Aí, eu fechei tudo e aí desliguei o PC normalmente. A luz piscou mais algumas vezes e algumas coisas da casa desligaram. 

 

Nossos PCs ficam lado a lado no escritório mas não usam as mesmas tomadas. Ele usa um filtro de linha sem marca que ele comprou na Kalunga enquanto eu uso um Clamper energia 5 (que tem uns 3 anos). 

 

Meu PC (um ano) 

Ryzen 5600x

placa-mãe ASUS tuf B550-M plus Wi-Fi (não uso cabo de rede) 

Memórias G-skill trident Z 16gb 3000mhz

Placa de vídeo RTX2060 super da Soyo

Fonte XPG core reactor 650w full modular

Uso dois monitores, sendo um deles interativo para ilustrações. 

 

O PC do meu marido (tem mais de 3 anos) 

Ryzen 3600

placa-mãe Aorus B450m 

Memória corsair RGB 3600mhz 32gb

Placa de vídeo ASUS RTX3070 ventus

Fonte corsair TX850 full modular 

 

Estamos na dúvida se quem segurou meu PC foi na verdade meu filtro de linha ao invés da fonte. Eu tenho há três anos, protegeu desde o PC antigo que doei ano passado, onde ele também segurou um surto em que todas as luzes da casa escureceram mas não desligaram. Demorou nem dez segundos mas foi tempo suficiente de salvar e fechar os arquivos, e aí toda luz caiu por uma hora fazendo o PC desligar. Só que esse PC antigo tinha uma configuração inferior, com um Ryzen 1700x, placa-mãe msi morta b350, uma galar 1050ti e uma fonte corsair cx450. Eu lembro que foi uma situação parecida em que eu estava desenhando. 

 

Também não sei se minha placa-mãe pode ter ajudado, pois ela "segura um pouco de energia" (não sei se era esse o termo) de acordo com uma pessoa do suporte da ASUS. Eu liguei pro suporte há dois meses porque o wi-fi parou de funcionar quando migrei para o Windows 11, e a pessoa do suporte mandou eu desligar o PC e tirar da tomada por alguns minutos. Quando fiz isso, o wi-fi voltou. Ela disse que a placa precisava descarregar para fazer as coisas funcionarem de volta... Mas confesso que não sei se o que ela disse é verdade. 

 

Perdão o textão, mas quis descrever certinho para tentar descobrir quem seria realmente o responsável por segurar o meu PC nesses picos e porque o PC do meu marido já não acontece isso.

 

Abs o/

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lúcia Lemos Olá, belas máquinas em. Eu também tenho uma XPG core reactor. A mesma coisa já aconteceu comigo algumas vezes. As fontes de computador possuem um capacitor que armazenam cargas elétricas, podendo ser capazes de segurar o PC ligado por alguns segundos no caso de uma queda de energia bem rápida. O que seu marido pensou faz sentido, o sistema dele devia estar consumindo mais energia, aí fica complicado pra fonte conseguir sustentar por muito tempo após a queda de energia. Ou talvez o capacitor da sua fonte é melhor que o capacitor da fonte dele, rs.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
  • Solução

@Lúcia Lemos Fontes do tipo "full-range" são desenhadas para segurar variações na energia da rede. Além disso, as fontes têm um parâmetro chamado "hold-up time" que indica quanto tempo elas conseguem fornecer tensão na saída sem tensão na entrada (sendo basicamente alimentadas pelos capacitores do primário, como o Batata Defumada corretamente explicou acima. Agora, fontes diferentes têm projetos diferentes. Fontes não são iguais internamente.

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata Defumada obrigada, Batata! De fato, olhando os componentes das fontes, a minha XPG é melhor do que a do meu marido. Mas não sabia sobre os capacitores segurarem energia. Muito legal isso! 

@Gabriel Torres obrigada pela resposta, Gabriel! Adoro seus artigos no fórum, tô começando a ler eles para aprender mais. Não achei informações no manual da Core reactor sobre isso mas vi que os capacitores dela são melhores que os da Corsair do meu marido. Mas realmente, o uso de PC que ele faz é bem mais intenso que o meu 😅

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!