Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Neste final de Semana, ao jogar League of Legends, percebi problemas de performance que não eram, creio eu,  para acontecer. Estava a jogar com o jogo em 1600X900, com os gráficos no mínimo, e a 120fps. Contudo, houve quedas bastantes abruptas de FPS que estavam a causar stutter. Uma vez, numa fight, o jogo travou  mais de  um segundo.

Daí baixei o Passmark para testar meu hardware. Como resultado, percebi que estava com um desempenho bem abaixo na CPU, meu R5 5600 estava com uma performance de I5-10400. Minha RX 550 desempenhou, no teste 2D, na média, o que é ruim pois a minha versão é a mais parruda, de 640 Units. Já no teste em 3D, ela ficou 20% acima da média, o que me parece mais adequado. As memórias também ficaram um pouco abaixo da média, com desempenho equivalentes às de 2666Mhz, creio eu.  O SSD ficou adequado.

Depois, baixei o CPUZ e testei o CPU novamente, e meu processador desempenhou por volta de 466 pontos no single core e 3664 pontos no multicore, bem abaixo da média. Daí eu abri o monitoramento no painel da AMD e percebi que, no teste de benchmark, apesar do CPU estar a 100% de uso, o clock dele se manteve no valor base, na verdade, estava até abaixo, 3420MHz. Estava a consumir 51-52w e a temperatura estava em torno de 61°.

No LoL, tanto o Processador quanto a GPU ficam com clocks bem baixos, oscilam, no caso do CPU, de 0.7-3.3 GHz, e no caso da GPU, 0.4- 1.137ghz. Como dito o jogo fica, em boa parte, perto do FPS alvo, mas tem quedas abruptas que, creio eu, não aconteceriam caso meus componentes estivessem a ser utilizados mais efetivamente.

Tive Alguns problemas recentes com o PC: Placa de Vìdeo, Resolução da Imagem, e Impressora (Parou de imprimir textos, só imprimia imagens). Os quais, contudos, já foram resolvidos.

Processador: RX 5 5600

Cooler: Wraith Spire

Placa-mãe: Aorus B450M

memória RAM: 2x8 3000Mhz Adata XPG Gammix D10

SSD: Kingston’s NV2 PCIe 4.0 NVMe, 1TB

Placa de Vìdeo: RX 550 2GB Red Dragon OC V3 

Fonte de Energia: Pichau Gaming Nidus 500w

Gabinete: Akasa Venom Lx A-atx03-a2b

Monitor: AOC, 21'5, 1600x900 - N sei o modelo, tem imagem dele no outro tópico. 

Filtro de Linha: DPS ENERGIA 5 TOM PT 10872 CLAMPER

Postado

@FelipePR Usa o Hwinfo e testa o processador em jogo pra ver a temperatura mais certinho com ele

Alias, a fonte está conectado os dois pinos de alimentação certo? na área do processador

e você verificou a BIOS pra saber se ta utilizando o clock Boost do processador?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Adriel SG disse:

@FelipePR Usa o Hwinfo e testa o processador em jogo pra ver a temperatura mais certinho com ele

Alias, a fonte está conectado os dois pinos de alimentação certo? na área do processador

e você verificou a BIOS pra saber se ta utilizando o clock Boost do processador?

Vou baixar o progrmas e testar  com ele quando chegar em casa. 

A Fonte? Está conectada no filtro de Linha que está conectado na tomada. A RX 550 só está conectada no PCI Express, uma vez que, em full load, consome 30W.

Não, não verifiquei, mas antes ele subia mais, o processador. Mesmo agora, as vezes ele dá um boost no clock, mas n dura nem meio segundo. Mas, talvez, seja porque os jogos que tenho são leves, e o compontente limitante seja a placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado

@FelipePR Nem tanto, mesmo sendo uma 550 não deveria ta em um gargalo tão grande

Claro que deixar os gráficos no mínimo não ajuda muito, o certo é empurrar o desempenho pra placa aumentando eles um pouco.

Mas quando falei da fonte, perguntei se os pinos da fonte estão todos conectados diretamente na placa-mãe pro processador

Se os 4 pinos de alimentação auxiliar não estiverem plugados ele pode não receber a energia necessária pra aumentar o clock

Por acaso esse processador é novo seu? Você que montou a máquina?

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Adriel SG disse:

Por acaso esse processador é novo seu? Você que montou a máquina?

Eu comprei o processador no ano passado no Mercado Livre. O produto, provavelmente, era importado da china, pois só vinha com o blister. Não fui eu que montei, sou iniciante, paguei um técnico de uma loja local.

6 horas atrás, Adriel SG disse:

Se os 4 pinos de alimentação auxiliar não estiverem plugados ele pode não receber a energia necessária pra aumentar o clock.

Acho que estão, vou ver de tirar uma foto e depois posto aqui. Eu lembro que eu rodei uns testes, benchmarks, quando o produto chegou e, à época, parecia estar tudo certo.

Eu rodei o yuzu, Pokémon Violet, coloquei os gráficos no mínimo e liberei o fps a fim de  jogar mais carga para o  processador. Rodando o jogo na casa dos 80fps o clock subiu para 3.7--4.1, a maior parte do tempo ficou em 3.7 ou 3.8. A temperatura chegou a 72°. 

Minha RX 550 fica facilemnte limitada, tanto no emulador, quanto no Ck3 e outros jogos ela pega 100% e clock máximo sem muito esforço, sem muita estabildiade porém, pois, às vezes, cai rapidamente o uso e  depois volta para 100%

O estranho é que  no LoL tanto ela quanto o CPU ficam, no geral, em baixíssimo uso e, ainda  asssim, tem uns spikes em que o FPS cai abruptamente.

Postado

@FelipePR Tenho 3 chutes do que pode acontecer

1 - Você fez alguma coisa no sistema que ta zoando o desempenho do processador, tanto na BIOS como no sistema operacional, qualquer coisa da um Clear CMOS na placa pra ver se responde normalmente quando voltar, no máximo só vai ter que re-ativar o XMP para as memórias voltarem a funcionar em clock mais alto, se não pelo menos testa em modo de segurança no windows pra ver se o clock normaliza.

2 - Sua fonte deu algum B.O e não ta conseguindo entregar mais a energia corretamente, o que poderia ser o motivo de estar prejudicando o processador e a placa-mãe no geral, mas o que estragou nela não posso saber, mas se tiver com algum cheiro de queimado ou um cheiro estranho nela pode ser um indício

3 - Seu processador ta sobreaquecendo e logo ele bloqueia o desempenho e o clock dele pra não fritar, se você disse que ela ficava em 72º Graus jogando provavelmente agora que ta batendo o pico ele mesmo ta se capando pra não ocorrer o desligamento do PC

Já que você pediu pra instalarem ano passado é estranho essa última opção, o técnico teria feito um trabalho bem ruim pra o processador decidir fritar agora, ou o seu PC é um forno sem circulação de ar, ou o Dissipador pode ta entupido de poeira, o que é bom sempre dar uma leve limpeza de 6 em 6 meses pra evitar isso

• Curtir 1
Postado

Cara, ontem o processador voltar a funcionar normal, ao menos em benchmark. Não sei o que aconteceu, mas agora está fazendo 610 pontos no single core e 4860 no multicore.

Eu mudei o plano de energia do meu PC para máximo desempenho, mas inicialmente não mudou nada nos testes. Contudo, no outro dia, ao ligar o PC novamente, parece que a problemática do desempenho foi resolvida. 

O estranho é que era para o PC desmepenhar bem mesmo no plano padrão, n?

• Curtir 1
Postado

@FelipePR Então provavelmente era B.O do Sistema Operacional, se tivesse em economia de energia se não me engano ele acaba capando a capacidade do hardware no geral pra claro, economizar energia

Acho bem vago ser só essa configuração ter resolvido, ainda suspeito da fonte, mas se ta funcionando então beleza

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!