Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro de ping em rede particular


Posts recomendados

São duas máquinas Dell nesse primeiro momento, um desktop Xps mais antigo e um note Vostro. Ambas sendo dispertadas pela Lan - Wol. O xps está no modo de suspensão híbrido, o vostro no modo Suspensão normal - não consigo colocá-lo como híbrido, acho que isso interfere pois quando abro a tampa do Note o ping volta ao normal restabelecendo as comunicações entre os dois equipamentos. A msg que recebo do Ping é "Esgotado o tempo limite do pedido" e é intermitente, hora consigo acesso hora não. As luzes, no Modem, referente a cada equipamento ficam acesas direto me mostrando que estão com rêde, eu acho. Já tentei 'tudo' mas com conhecimentos limitados estou nesse limbo ...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Erro de ping em rede particular

suspensão, em especial híbrido, é um estado problemático para WOL. Prefira desligar completamente. Em muitas placas mesmo o fast boot interfere e a máquina não "acorda".

 

Em relação ao fechamento da tampa talvez prefira mudar esse comportamento para "nada a fazer" ou "bloquear a sessão".  Suspender ou desligar a máquina em geral é muito "over" e se perde muito tempo por isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Obr pela atenção. A questão é que preciso das máquinas - que no momento são apenas duas, para teste, e depois serão seis - com acesso á rêde, daí a dormência delas se faz necesário para atender ao chamado WOL. Tem mais ... não consigo ver a opção 'híbrida' no vostro. Minha proposta final é manter um rígido contrôle dos equipamentos de minha residência centralizado, inclusive para manutenção e acesso via assistente pessoal, isso num futuro muiiiito longe - visto que nem consigo manter a comunicação de meus 2 equipamentos em estado suspenso e hibernado - Híbrido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, duduca disse:

a dormência delas se faz necesário para atender ao chamado WOL

 

Não entendi. Não precisa delas em suspensão por causa de WOL. Ou hibernando. Em geral precisa se simplesmente poder liga-las quando necessário.

 

Os estados de "dormência"  como chamou são um pesadelo para WOL. S5 é o cara: quer dizer DESLIGADO. Esse é o mais certo de atender a um magic packet. Desde que todo o resto esteja ok, coisas como a fonte ter tensão suficiente, a placa ter o chipset com essa capacidade e tal. 

 

Como se pode esperar, esses estados de suspensão estão bem descritos na documentação

 

Dependendo do BIOS e do estado de suspensão pode ser que uma certa máquina não acorde e pronto. E se a placa de rede não for compatível com isso não adianta. A intelbras fabrica uma placa de rede gigabit com chipset moderno realtek que não processa os pacotes WOL, por exemplo.

 

Outra coisa é ter switches na rede que eventualmente não repassam os pacotes. Ou ter um firewall na subnet que filtra os magic packets... Esses pacotes são broadcasts afinal.

 

Acho que tenho uma máquina que não acorda de hibernação via WOL. E outra que tem uma placa de rede sem protocolos, apenas para ligar a máquina porque a placa original não liga. E não era sempre mas desisti de tentar.

 

17 horas atrás, duduca disse:

 A msg que recebo do Ping é "Esgotado o tempo limite do pedido" e é intermitente, hora consigo acesso hora não

 

ping roda em outra camada. É preciso ter já um endereço de rede IP e tal. Em que contexto vem essa mensagem? WOL trafega em outra camada, via ethernet broadcasts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando 'pingo' o ip ethernet do note, esse é o contexto. Faço isso -  estou distante dos equipamentos mas na mesma rede  - apenas para saber se o equipamento atendeu ao chamado WOL ... ou não. Mas voltando ao 'contexto' ... acho que me expressei mau .. peciso dos equipamentos em estado Suspenso - que chamo de dormente ... hehe - por dois motivos: Religar rapidamente no local, com o botão físico e ou remotamente atrvéz da rede ethernet. So para você se situar ... no momento os estados de suspensão da minha máquina é S0, Espera - ocioso com baixo com=nsumo de energia, conectado via Rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

S0 é o estado normal de operação. Em S0 não está suspenso.

 

Mas há novidades para alguns casos. Veja na documentação que te indiquei:

 

 image.png.e56260d7d3fee607680fde019ef79ee1.png

 

Rode powercfg /a em sua máquina pra ver os estados de suspensão disponíveis.

 

É improvável que em S0, mesmo com a tal "espera moderna" o sistema responda a pacotes de broadcast WOL. Nesse estado de baixo consumo --- mas operante --- a simples atividade de rede deve acordar a máquina. É preciso que a força esteja desligada para que a placa de rede processe os magic packets. E que o resto esteja providenciado: broadcasts chegando, tensão residual na fonte, coisas assim. 

 

Por outro lado, se você está no local não precisa de WOL nem de suspensão. As versões modernas de Windows baixam o consumo por si só. Isso inclui desligar o monitor e o disco rígido, se usa um que de fato tenha um motor.

 

Só precisa se certificar que WOL funcione para os casos em que NÃO está lá.

 

 

Note que o título do tópico, "Erro de ping em rede particular" não se aplica. Não há erro no ping. Apenas a máquina não está operacional.

 

Provavelmente algo como "Via WOL maquina não retorna de suspensão" seria mais adequado e ajudaria mais gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Evite postar fotos gigantes de algo que é apenas texto. Veja a diferença:

 

Clube do Hardware> powercfg /a
The following sleep states are available on this system:
    Standby (S1 S3)
    Hibernate
    Hybrid Sleep

The following sleep states are not available on this system:
    Standby (S2)
        The system firmware does not support this standby state.

    Standby (S0 Low Power Idle)
        The system firmware does not support this standby state.

    Fast Startup
        This action is disabled in the current system policy.

Clube do Hardware>

 

Eu me  preocuparia antes de tudo em me certificar de que o sistema liga via WOL quando NÃO estou perto dele. Afinal pra isso foi criado WOL, nos anos 80.

 

Existe também o WOR por esse mesmo motivo. E é só isso: se desligado, o computador liga ao perceber uma ligação entrando pelo modem (telefone)

 

Deve haver algo configurável nesses sistemas, ambos, para habilitar S3. E pode ter que mudar algo no sistema também. S5 --- desligado --- é o primeiro estado que deve funcionar. E pode ser o único. Mas aí vem S4 --- hibernando --- com ou sem fast boot, e S1 e S3 e tal. 

 

Ao menos da minha experiência isso tudo é muito chato. Mas claro pode ser essencial. E algo essencial em que funcionar mesmo que dê trabalho 🙂   

 

Tenho umas máquinas assim, como um servidor de mídia e um servidor VOIP.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A situação dos Estados de Suspensão agora é essa:

 

O Windows PowerShell
Copyright (C) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Instale o PowerShell mais recente para obter novos recursos e aprimoramentos! https://aka.ms/PSWindows

PS C:\Users\piria> powercfg /a
Os seguintes estados de suspensão estão disponíveis neste sistema:
    Espera (S3)
    Hibernar

Os seguintes estados de suspensão não estão disponíveis neste sistema:
    Modo de espera (S1)
        O firmware do sistema não oferece suporte a este estado de espera.

    Modo de espera (S2)
        O firmware do sistema não oferece suporte a este estado de espera.

    Em Espera (S0 Ocioso com Baixo Consumo de Energia)
        O firmware do sistema não dá suporte a este estado de espera.

    Suspensão Híbrida
        O hipervisor não dá suporte a este modo de espera.

    Inicialização Rápida
        Esta ação está desabilitada na política do sistema atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que depois de algum tempo ele já não volta a ativa e a solução é abrir e ou fechar a tampa ou teclar o botão de energia, para logo em seguida, questão de minutos, tudo se repetir. Tento acorda-lo e ver se há comuncação  através dos apps: SSH, PC CONTROLLER, WOLCMD, WAKEmeONlan sem exito. O que me inquieta, posso estar tendo um erro de julgamento aí, mas é que o led de rede lá no modem, referente ao canal a que ele pertence, continua aceso e piscando me levando a crer que está havendo comunicaçao e que 'tudo bem' com WOL também, mas porque não tenho acesso? Depois de mudar o estado de energia do note para S3, como te mostrei aí acima também nada mudou. Com relação ao Ping, ele fica avisando hora que o 'Host de destino esta´inacessível', hora que foi esgotado o tempo limite. Desculpe o aborrecimento ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@duduca não é normal implementar WOL pelo wifi. É uma extensão do conceito mas raramente alguém implementa e raramente alguém usa. É até mais fácil entender Wake on Ring WOR, para ligar um computador via telefone.

 

Outra opção comum é Wake On AC presente em quase todos laptop.

 

Para WOL funcionar via wifi tem que ter uma conexão de rede ativa. Isso quer dizer o rádio. E se imagina que algo que usa wifi seja móvel, possa ter uma bateria, e possa estar pertinho do dono já que é móvel e possivelmente leve...

E isso (WOL) iria gastar bateria sem fazer p. nenhuma. E se está perto do dono há pouca razão para usar WOL... Então nem fabricantes nem usuários ão se interessar por algo assim.

 

Wake on AC é mais provável de ser útil: se o cara usa uma docking station ou usa o laptop ligado a um ou mais monitores e teclados externos quando no escritório pode ser mesmo um porre ter que abrir o laptop para achar aquele minúsculo botãozinho de ligar antes de fechar a máquina para o dia todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ...  mais uma vez obr pelo retorno. Já ouví dizer muitas vezes que Ligação por WOL é muito chato e muitas vezes detalhado e difícil, principalmente quando se tem uma placa-mãe da Dell. O note não conseguia manter a rede cabeada estável e tb sempre ouví dizer que, de fato, só funciona na ethernet mesmo. Depois de alguuuumas tentativas resolví ligar no wifi também, e qual não foi minha surpresa ... agora "não" cai. Consigo tb ser atendido por qualquer comando WOL, inclusive voz. Detalhe: deixo ambas ligadas, o wifi com 'acesso á internet' e a Ethernet fica como 'conectaod'. Estou quase satisfeito - quanto mais nado mais mar vejo pela frente ... - mas tem uma outra dúvida que vou contextualizar: Uso o note sempre em 'estado de suspensão' e se necessitar reiniciar, desligar ou houver perca de energia a rede wifi cai, e ficando só com a cabeada não consigo acesso novamente, preciso religar o wifi - por isso fiz essa pergunta sobre usar no wifi ou ethernet. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, duduca disse:

Já ouví dizer muitas vezes que Ligação por WOL é muito chato e muitas vezes detalhado e difícil, principalmente quando se tem uma placa-mãe da Dell

 

Como te disse, WOL é algo dos anos 80 e precede internet, Dell e muito do que temos hoje. Nunca ouvi falar de relação entre Dell e WOL. Tem alguma referência? WOL depende da placa de rede e da fonte de alimentação. Não sei porque uma marca se preocuparia em inibir esse uso, em especial uma marca focada em mercado empresarial como a Dell. De todo modo a Dell tem 4 linhas de laptop e pode ser que na linha doméstica possam ter limitado WOL de algum modo.

 

14 minutos atrás, duduca disse:

O note não conseguia manter a rede cabeada estável

 

Isso também é novidade para mim. Que significa? Tenho vários desses e nunca vi um problema assim. E de modo o chipset de rede nunca é Dell e está presente em outros micros.

 

15 minutos atrás, duduca disse:

Consigo tb ser atendido por qualquer comando WOL, inclusive voz

 

Que significa? Não existe comando WOL exceto o pacote de Wake-Up com a máquina desligada ou em suspensão profunda.

 

Pode ser que a implementação do modo de suspensão leve em algum sistema mantenha as conexões ativas e até entenda um broadcast de magic packet como gatilho para sair da suspensão, mas isso não é WOL. É só uma comodidade, se implementado.

 

Que seria "inclusive voz"?

 

18 minutos atrás, duduca disse:

Detalhe: deixo ambas ligadas, o wifi com 'acesso á internet' e a Ethernet fica como 'conectaod'. Estou quase satisfeito - quanto mais nado mais mar vejo pela frente ... - mas tem uma outra dúvida que vou contextualizar: Uso o note sempre em 'estado de suspensão' e se necessitar reiniciar, desligar ou houver perca de energia a rede wifi cai, e ficando só com a cabeada não consigo acesso novamente, preciso religar o wifi - por isso fiz essa pergunta sobre usar no wifi ou ethernet

 

Pois é. Como te disse isso não é Wake On LAN.

 

WOL foi projetado para religar servidores sem intervenção manual em caso de queda de força. Esse é o contexto em que em geral se testa isso. 

 

WiFi via ethernet é algo de pouco alcance. Entenda que o wifi é algo para estações móveis. E o broadcast serve para ligar máquinas na LAN. Então do lado do laptop conforme anda com ele, já que é móvel a placa de rede deve se manter de algum modo conectada ou tentando se conectar a algum AP para poder EVENTUALMENTE receber um magic packet. Isso vai claro gastar bateria e com mínima chance de sucesso já que apenas uma ou outra LAN, tipo sua casa ou seu escritório, terão noção de que laptop é esse para poder gerar o pacote.

 

Uma exceção seria o seu celular ligado via wifi na mesma rede, já que poderia usar isso num hotel por exemplo. Claro que se o laptop o celular e o dono estão juntos acordar o micro por rede WIFI seria talvez apenas para show-off já que bastaria apertar o botão ou ligar o micro na tomada....

 

É como usar o assistente do Google ou a Alexa para ligar o micro que está na mesa em frente. Bem possível, mas é diferente de usar os mesmos serviços para ligar um servidor de midia ou de arquivos que está desligado em sua casa vazia, enquanto você está viajando a 2000km de distância, e precisa de um arquivo ou quer ver apenas um filme das férias do ano passado. E o filme está lá no servidor Plex no servidor de mídia e você quer ver na TV do Hotel.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pode ser que a implementação do modo de suspensão leve em algum sistema mantenha as conexões ativas e até entenda um broadcast de magic packet como gatilho para sair da suspensão, mas isso não é WOL. É só uma comodidade, se implementado."  

 

Olha, devido a minha falta de conhecimentos na área, como disse anteriormente estou nadando em mar aberto com uma boia .. talvez ja tenha chegado numa ilha mas continuo dando braçadas na areia. Acho que me enquadro nisso aí que você disse.

"Como te disse, WOL é algo dos anos 80 e ..."

Me equivoquei quando fiz mensão do WOL com placa-mãe Dell. WOL tem a ver com placa de rede.

 

O note não conseguia manter a rede cabeada estável

Como te falei, falta de conhecimento, não uso as palavras no local certo. Quero dizer que quando fecho a tampa e o note entra em suspensão a rede via cabo se desconecta porém isso não acontece quando estou no wifi.  

vou de dar exemplo do que faço aqui:

comando dado diretamente no prompt ou triggercmd :  wolcmd <endereço mac> <ip> <máscara de sub-rede> <porta>

respostaque o sistema me dá: Wake On Lan signal sent to Mac Address <aparece meu mac>
via Broadcast Address <aparece o IP> on port <nr da porta> e depois disso o ping me diz que estou conectado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!