Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@foulkers Você pode conectar tanto na CPU_FAN, quanto na AIO_PUMP.

 

O que acontece é que em um watercooler, é recomendável que a bomba funcione em uma rotação constante e de preferência, também em sua rotação máxima. Esse é o papel do AIO_PUMP, priozar uma velocidade máxima e constante para a bomba do WC.

 

A CPU_FAN por padrão, terá sua rotação alterada pela temperatura do processador. Nesse caso, o CPU_FAN é pensado para um aircooler e irá priorizar o silêncio ao invés da performance, levando em consideração que não se trata de uma bomba de WC e sim uma ventoinha que irá fazer barulho considerável em rotação máxima.

 

O ideal, caso o seu WC não tenha as conexões para fans do radiador direto na placa dela (controlador integrado), é conectar essas fans na CPU_FAN e a bomba no AIO_PUMP. Assim, suas ventoinhas terão suas rotações alteradas conforme um aumento de temperatura e a bomba rodará em velocidade máxima (recomendável).

 

Existem WCs que apenas utilizam um cabo USB para transferência de dados, e controlam tanto a própria bomba e as ventoinhas via software. Ou seja, a BIOS da placa-mãe não irá ser a responsável para controlar as rotações.

 

Apesar desses WCs que citei não precisarem de cabos para conectar na CPU_FAN e AIO_PUMP, você ainda precisará conectar o CPU_FAN (ué?). Sim, esses WCs vem com um cabo fake CPU_FAN que mandam um sinal para este conectador de que há um cooler conectado no sistema. 

 

Quando não conectamos um cooler no CPU_FAN (ou um cabo fake), na maioria das placas-mãe, o sistema não iniciará e dará um aviso de que não há um dissipador ativo na CPU (é uma proteção para que o sistema não inicie sem um dissipador). Para contornar isso, você pode selecionar uma opção na BIOS que ignore esse aviso e o sistema iniciará normalmente.

 

Para resumir tudo, o ideal é que você conecte realmente a bomba (AIO_PUMP) no AIO_PUMP. No entanto, se você não conectar nada na CPU_FAN o sistema não irá iniciar e irá dar o aviso que mencionei antes... Lembrando que você pode desabilitá-lo e seguir com o boot normalmente.

 

Espero que tenha entendido. 👍

  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!