Ir ao conteúdo

Quero montar um PC desktop sem placa de vídeo (sem intuito gamer)

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Bem, minha situação é a seguinte, finalmente comecei a estagiar e pela primeira vez na vida vou poder comprar meu próprio computador e como já tenho um notebook minimamente decente que serve para a minha faculdade e mobilidade, decidi que quero investir em um pc desktop. Porém eu não jogo muito e, quando jogo, são jogos leves e casuais (meu notebook com um Ryzen 5 2500u e uma Radeon 535 sempre rodou tranquilo as coisas que eu queria). Resumindo, eu não quero um pc gamer com uma placa de vídeo dedicada.

Eu não entendo muita coisa sobre peças de desktop, então queria que vocês me recomendassem peças para os seguintes requisitos que desejo:

32gb de ram (2x16) 3200mhz DDR4
um SSD de 500gb com uma velocidade de leitura de pelo menos 3500mb/s
O processador quero um com vídeo integrada. Eu estava pensando em um i5-13600k que pelo visto é muito bom, mas acho que ele seria demais para mim e eu não iria aproveitar todo o potencial dele, além disso, ouvi dizer que precisa de uma ***** placa-mãe para suportar ele por conta de aquecimento, etc. Então eu estava pensando no i5-13400. Como eu não vou querer uma placa de vídeo dedicada, eu aceito pagar um pouco mais caro para ter um processador legal de última geração

Bem, é isso. Desculpe se não tem muitas informações, agradeço desde já. Eu gostaria de recomendações de todas as peças, principalmente sobre placa-mães e coolers que eu não entendo praticamente nada. Sobre o orçamento, até 4000 reais.

Outra observação: não precisa indicar monitor, mouse, teclado e nem licença do windows.

• Moderador
Postado

@eduds08 Aqui um setup que acredito que vá te atender bem, levando em conta que você quer um processador de nova geração, um SSD bom e bastante RAM:

Total: R$3.862,97.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@eduds08 Olá amigo, tudo bem?

Certo, pelo que pude entender da sua necessidade é para uso casual, do dia a dia e alguns jogos mais leves, você não trabalha com renderização, edição de vídeos ou coisa do tipo, portanto, não precisaria de muito poder de processamento e muita memória.

Dito isto, segue minhas recomendações, visando um bom custo-benefício:

Processador: AMD Ryzen 5 5600G (R$839,00)

Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2 (R$578,00)

Memória: Kingston Fury Beast 8GB DDR4 3200Mhz (R$153,90) - Duas dessas p/ 16GB (2x8gb).

Fonte: MSI MAG A650BN 650W - Mais do que suficiente, mas está com bom preço.

SSD: NVMe Kingston NV2 1TB - Melhor opção custo-benefício atualmente.

Total: R$ 2.344,78

Alguns comentários:

1- Na minha opinião não vale a pena investir em 32GB DDR4, não é necessário já que você não utiliza nenhum programa que faça uso de tanta memória. Se realmente quiser, pode colocar sim, afinal, sobrou bastante do orçamento.

2- Sobre o SSD, recomendo que busque 1TB como o que eu indiquei, acredito que 500GB é pouco hoje em dia, principalmente se você utilizará apenas um dispositivo de armazenamento para tudo.

4- Sobre a velocidade do SSD, na prática, você não vai sentir diferença do NV2 da Kingstons que eu indiquei possuindo 3500MB/s  de Leitura de um SSD caro com Leitura de 5150MB/s, novamente, você não fara aplicação do PC para perceber qualquer diferença.

3- Quanto a comprar um CPU de última geração, não há motivos, pode muito bem adquirir esse 5600G que indiquei, vai lhe atender bem por anos ainda e por ser AM4, permite upgrade futuro para um CPU melhor com mesmo Socket.

Espero ajudar de alguma forma,

Abraços!

• Curtir 2
Postado

Antes de tudo, obrigado pelas indicações!
Bem, eu queria 32gb porque pensei que com 16gb talvez eu ainda fosse me preocupar. Realmente não tenho um uso pesado, os únicos programas que mais consomem memória são programas da faculdade (matlab por exemplo) e IDEs (sou programador), porém raramente fico com mais de 1 aberta. Então bem, dá para ter apenas 16gb mesmo. Pensei em 32 também pela questão de longevidade e iria caber no orçamento. Eu dei uma pesquisada e me deparei com um processador Ryzen 7 5700g que em questões gráficas é bem parecido com o 5600g, porém em processamento parece ser melhor por apresentar mais núcleos e threads. Fiquei interessado nele (ainda quero um processador de última geração, sei que pode não ser o melhor custo-benefício, mas eu prefiro assim). O que acham melhor, i5-13400 ou esse 5700g? Gostei da fonte recomendada @Batata Defumada, porém talvez eu não vá comprar por agora (irei comprar tudo em no máximo 3 meses), então gostaria de outra recomendação caso a promoção não esteja mais disponível. Pode ser uma fonte mais modesta. E eu gostaria de indicação de gabinete também.

• Moderador
  • Solução
Postado
7 horas atrás, eduds08 disse:

Bem, eu queria 32gb porque pensei que com 16gb talvez eu ainda fosse me preocupar.

Pensei em 32 também pela questão de longevidade e iria caber no orçamento.

Como eu disse, 32GB já é o suficiente para tudo, a não sei que você trabalhe com renderização ou algo que exija extrema memória, mas 32GB irá sobrar para qualquer jogo atual e 90% das atividades que venha a desempenhar no dia a dia.

Quanto a longevidade, se não existem jogos que exijam mais de 32GB e são raras as aplicações que pedem mais do que isso, você vai usar 32GB por uma década sem precisar de mais memória, quanto a isso, relaxa, uso o orçamento em um CPU melhor ao invés de gastar com mais memória.

Eu dei uma pesquisada e me deparei com um processador Ryzen 7 5700g que em questões gráficas é bem parecido com o 5600g, porém em processamento parece ser melhor por apresentar mais núcleos e threads. Fiquei interessado nele (ainda quero um processador de última geração, sei que pode não ser o melhor custo-benefício, mas eu prefiro assim). O que acham melhor, i5-13400 ou esse 5700g?

Sim, o R5 5700G é um pouco melhor do que o 5600G, pode ir nele tranquilamente, e ainda prefiro ele do que o 13400, exatamente pelo citado pelo @1lokos aqui acima, no seu caso, não pode olhar para o CPU apenas pensando em processamento, precisa pensar na placa de vídeo integrada também. 😉

então gostaria de outra recomendação caso a promoção não esteja mais disponível.

No meu primeiro post já recomendei outra boa fonte, mas segue a indicação novamente: MSI MAG A650BN 650W, pode até coloca uma MSI MAG A550BN 550W nessa configuração, mas pelo preço estar muito próximo, compensa já pegar a 650W.

Abraços!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!