Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600 chegando a 99 °C


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Olá a todos, o meu processador foi comprado e chegou recentemente não tem mais de uma semana, porém ele está superaquecendo muito mesmo, de tanto teste eu quebrando a cabeça as conclusões são, processador não esquenta quando "apenas" ele está sendo usado, por exemplo no powermax(cpuid) ele usado em 100% fica na casa dos 75°, ele base normalmente fica na casa dos 60°, porém quando a placa de Vídeo(3060 12gb Eagle) começa a esquentar, ele vai junto, então quando ela chega em 75 a 82 graus, ele está a 88°, isso quando ele não passa dos 90°, já atualizei os driver da gpu do chipset, uso uma b450m gaming gigabyte e no meu antigo processador isso não acontecia, também a BIOS está correta na f62, formatei o pc, fonte 650w da cooler master, teste feito em casas diferentes e já até mesmo troquei a pasta termica que veio, estou agora cogitando ov mas queria saber se pode ser algo que não precise disso, tanto a placa de Vídeo quanto o processador foram comprados agora,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni O gabinete é o bg-018 mid tower(BG018BCASE)

Tenho apenas uma fan (Cooler Fan Rise Mode)

Complementando dois pente de 8gb 2666Mhz Cl16

 

Screenshot_1.thumb.png.54b03a13ef51ad2963a97e26e999f8f9.png

Não sei se fiz certo, o teste fiz no jogo BeamNGdrive que utiliza 100 da placa e 20 do processador(88 graus) exemplificando o que eu disse acimaImagemdoWhatsAppde2023-08-20(s)11_06_01.thumb.jpg.09b8c226b7ea8a35c84cdc3d28a0b3ae.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Imakuni O gabinete é o bg-018 mid tower(BG018BCASE)

Tenho apenas uma fan (Cooler Fan Rise Mode)

Complementando dois pente de 8gb 2666Mhz Cl16

 

Não sei se fiz certo, o teste fiz no jogo BeamNGdrive que utiliza 100 da placa e 20 do processador(88 graus) exemplificando o que eu disse acima

Ah sim, claro. Gabinete lixoso e falta de fans. Deixa eu chutar, você também está usando o cooler box (que é fraco) e você não controlou a tensão manualmente pela BIOS (ou seja, você deu permissão para a placa-mãe cozinhar seu processador), né?

 

Ah, outra coisa, a parte relevante é a dos sensores, não das estatísticas. Tipo assim: 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Rapaz ksksk, acho que deve ser isso mesmo, mas como no momento não estou com condições de comprar tanto fans quanto um gabinete( se puder me sugerir um agradeço de coração), eu vou optar por deixar aberto na tampa lateral de acrílico(não sei se realmente é acrílico porém irrelevante) e onde que eu mexo e como na BIOS para controlar a tensão?

 

@Imakuni Cara eu fiz os teste aqui com a tampa aberta e assim, a diferença foi brusca sabe, foi de 88, 86 graus para 75, 78 graus, não o ideal porém está em ponto muito melhor do que antes que beirava e ultrapassava o máximo estipulado pela fabricante, acho que realmente o problema vem da refrigeração, vou ver de juntar uma grana e trocar, você acha que colocar mais fans agora seria meio inútil já que o gabinete é o mesmo e vai ficar aberto e as fans n pode pesar na fonte? E ainda acha necessário mexer na BIOS ou não vai fazer muita diferença já ao que parece não o problema real?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Pablo SM disse:

@Imakuni Rapaz ksksk, acho que deve ser isso mesmo, mas como no momento não estou com condições de comprar tanto fans quanto um gabinete( se puder me sugerir um agradeço de coração), eu vou optar por deixar aberto na tampa lateral de acrílico(não sei se realmente é acrílico porém irrelevante) 

É, você comprou um gabinete lascado, agora viva com ele. Dá para arrumar simplesmente arrancando o painel frontal e jogando fora.

 

3 horas atrás, Pablo SM disse:

e onde que eu mexo e como na BIOS para controlar a tensão?

Isso vai depender da placa-mãe. Mas veja vídeos e tutoriais de overclock em Ryzen, a ideia é a mesma, você só vai diminuir a tensão ao em vez de aumentar.

 

3 horas atrás, Pablo SM disse:

você acha que colocar mais fans agora seria meio inútil já que o gabinete é o mesmo e vai ficar aberto e as fans n pode pesar na fonte?

Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar de fans... uma outra opção é comprar um WC de 240mm, que é efetivamente a mesma coisa que comprar um cooler para o processador e ganhar fans para o gabinete de brinde.

 

Esquece sobre fonte. Para efeitos práticos, fans não gastam energia.

 

3 horas atrás, Pablo SM disse:

E ainda acha necessário mexer na BIOS ou não vai fazer muita diferença já ao que parece não o problema real?

"Necessário" é uma palavra forte. Seria mais adequado dizer "é sempre bom".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Pablo SM disse:

@Imakuni Po man valeu de verdade ajudou pacas, só para finalizar qual gabinete seria bom pegar no futuro?

É, eu sou partidário de manter. Por exemplo, meu NZXT Guardian de 10 anos atrás... aliás, talvez até mais que isso... enfim, é uma porcaria, mas eu também não vou jogar fora só por jogar.

 

Mas enfim, se for comprar um novo, os prerequisitos mínimos são:

  1. Fonte na parte de baixo.
  2. Entradas de ar ÓBVIAS. Pode ser um painel frontal perfurado, um fechado com bastante espaçamento entre os fans e o painel, ou mesmo alguns designs mais modernos em que há espaço para fans no painel lateral. De qualquer forma, se não tiver boa entrada, não presta.
  3. Suporte para radiador. No mínimo 240mm no topo e 360 na parte da frente/lateral.
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!