Ir ao conteúdo

Como melhorar o desempenho do Ryzen 5 3350G para não gargalar

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente comprei uma 3060 ti e possuo um Ryzen 5 3350g que é bloqueado de fabrica, queria saber como eu posso diminuir um pouco desse gargalo e se der como fazer overclock pra aumentar a frequência do cpu pra tentar melhorar o desemepenho só até eu comprar outro processador que o orçamento quebro um pouco agora. A alias ja tentei aquele negócio de tacar tudo no ultra e aumentar resolução, adianta um pouco mas ainda sim fica bem ruim de jogar. Minha ram ta em 3000 MHz já tb

Postado

@Giovane Dutra , boa tarde.

Sua placa-mãe é a ASRock A320M-HDV R4.0?
Caso positivo, essa placa-mãe suporta as seguintes frequências de memória para o processador Ryzen 5 3350G (Picasso):
DDR4 2933 / 2667 / 2400 / 2133 MHz, observe que 3000MHz está acima das suportadas para seu processador.

Outro ponto é sua placa-mãe ela possui 1 slot PCI Express 3.0 x16.
A placa de vídeo GeForce RTX 3060 Ti, com 8GB GDDR6 de memória, utiliza o PCI Express 4.0 X16, então ela é compatível com sua placa-mãe, mas funciona como PCIe 3.0 não 4.0.

Observe que o Ryzen 5 Pro 3350G é um processador da série 3000, com 4 núcleos e 8 threads, com um clock base de 3.6GHz e uma memória L3 de 4MB.
Ele é bom para atividades de escritório, navegação na web, mas não é um processador criado para jogos pesados, sendo que ele provavelmente irá gargalar em relação a uma boa placa de vídeo.
Alguns estudos, como este, revelam que uma boa placa de vídeo para esse processador é uma GeForce RTX 2060.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1
Postado

@Giovane Dutra Primeiro, qual a sua placa-mãe?

Segundo, a 3060Ti não foi uma boa compra, com o preço dela você quase pega a RX 6700XT que é bem superior.

Terceiro, qual a sua fonte?

Respondendo as duas perguntas que fiz poderemos te ajudar melhor.

Postado

@Diego Mendes Rodrigues fala meu amigo, é essa sim! sim estou sabendo que esse processador para coisas pesadas ele é bem bostinha, mas era só pra poder dar uma brincada por agora pois mais pra frente vou por um 5 3600x que aguenta melhor. Sei que 3000 MHz é mais do que ele suporta mas vi o pessoal também falando que não faz muita diferença só se pesar muito no cpu mas até agora não deu nada.

@PlayerUzumaki opa amigo boa noite, cara é que peguei uma 3060 ti gddr6x por 2200 então até que foi uma boa compra pois é gddr6x e paguei preço de uma 3060 normal que ta na faixa dos 2000, procurei pela rx mas só tinha no ali por esse preço e agora ta quase 100% que taxam as coisas do ali que for muiro cara ou muito "grande", minha placa-mãe é uma ASRock a320m-hdc r4.0 e minha fonte é uma xpg 650w 80 plus bronze, acredito que placa-mãe e fonte aguenta o problema ta sendo mesmo o cpu.

@Edvaldo J. Frederico cara então, o problema maior pelo que eu vi ta sendo mais no forti e no wz 2.0, que o cpu fica em 100% e a placa de Vídeo fica em uns 70% mas varia bastante, o máximo que eu consegui foi o cpu ficar em uns 80/90% e a placa em uns 85% mas igual fica bem ruim o pc

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Giovane Dutra disse:

@Diego Mendes Rodrigues fala meu amigo, é essa sim! sim estou sabendo que esse processador para coisas pesadas ele é bem bostinha, mas era só pra poder dar uma brincada por agora pois mais pra frente vou por um 5 3600x que aguenta melhor. Sei que 3000 MHz é mais do que ele suporta mas vi o pessoal também falando que não faz muita diferença só se pesar muito no cpu mas até agora não deu nada.

@PlayerUzumaki opa amigo boa noite, cara é que peguei uma 3060 ti gddr6x por 2200 então até que foi uma boa compra pois é gddr6x e paguei preço de uma 3060 normal que ta na faixa dos 2000, procurei pela rx mas só tinha no ali por esse preço e agora ta quase 100% que taxam as coisas do ali que for muiro cara ou muito "grande", minha placa-mãe é uma ASRock a320m-hdc r4.0 e minha fonte é uma xpg 650w 80 plus bronze, acredito que placa-mãe e fonte aguenta o problema ta sendo mesmo o cpu.

@Edvaldo J. Frederico cara então, o problema maior pelo que eu vi ta sendo mais no forti e no wz 2.0, que o cpu fica em 100% e a placa de Vídeo fica em uns 70% mas varia bastante, o máximo que eu consegui foi o cpu ficar em uns 80/90% e a placa em uns 85% mas igual fica bem ruim o pc

Bom dia

Cara parece que da para fazer overclock com essa placa-mãe, só que não espere grandes resultados pois ela não possui recursos para finalidade.

Só atualizar BIOS que você vai conseguir fazer.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
23 minutos atrás, Giovane Dutra disse:

@Edvaldo J. Frederico iiiiisssoo valeu meu mano era isso mesmo que eu queria saber, por acaso você não sabe me dizer quais valores eu coloco ali pra fazer um oc "safe"? Tenho um pouco de medo de fazer essa coisas

O overclock em si precisa ir testando aos poucos.

Seu processador o clock máximo dele é 4.0Ghz.

20210416_175931.jpg

Vai subindo de pouco em pouco de 4.000Mhz vai para 4.050 (onde está o frequency MHz) e para salvar a alteração aperte a tecla F10.

Se o vídeo subir carregue o Windows e rode algum jogo por uns 5 minutos veja como está o desempenho, se não está dando tela azul, ou reiniciando ou travando.

Se tudo estiver indo bem aumente para 4100Mhz e monitore a temperatura, e não altere a tensão já que você não tem prática ainda de overclock.

Se a máquina não der vídeo, desligue o PC da tomada por uns 10 segundo e volte a ligar, porém não sei  se a sua placa-mãe possui esse recurso que ela automaticamente volta no padrão se algo estiver errado.

Caso contrário você teria que resetar a BIOS abrindo o gabinete.

Mais uma coisa você já atualizou a BIOS da sua placa-mãe, se não pesquise no You Tube que você vai encontra um monte de vídeo como esse abaixo.

Fazer overclock não é o problema, o problema é atualizar a BIOS, você precisa baixar o arquivo correto para não ter erro.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Opa meu amigo, boa tarde! então, vi que essa placa-mãe tem um suporte para oc mesmo na versão 3.30 se não me engano mas consegui fazer oc no clock base dele que agora ta em 4.8ghz mas mesmo assim ele não atinge esse clock sabe? o certo acho que seria fazer ele trabalhar nesse GHz mas não achei uma opção na BIOS que faça ele trabalhar constante em uma frequência apenas mudar o clock máximo, mas ele chega a 3.8ghz no máximo.

image.png

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...