Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5800x3d ou Core I5 13400f?


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

  • Solução

@MatheusAlves14 Olá amigo, tudo bem?

 

Entre esses dois, com toda a certeza indicaria o R7 5800X3D, apesar de precisar investir um pouco mais no resfriamento, ele entrega mais desempenho em jogos, mas só compensa mesmo se você já possuir uma placa-mãe em AM4, caso contrário eu indicaria o i5 13600KF (R$ 1.999,99), o mesmo preço do 5800X3D e superior, tanto em jogos quanto em usos que exigem mais de processamento, é um processador que vai te entregar desempenho por bastante tempo, uma das melhor opções em Intel nessa nova geração.

 

 

Capturar.PNG

 

Mas como o amigo acima disse, é importante saber o restante da configuração para fazer indicações mais assertivas.

 

Espero ajudar,

Abraços!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Ryzen 7 5800x3d ou Core I5 13400f?
20 minutos atrás, MatheusAlves14 disse:

atualmente estou com uma 4060ti e estou em duvida sobre qual desses dois processadores combinar com esta placa, caso haja algum melhor na mesma faixa de preço aceito indicações, desde já agradeço.

Depende. Se você já tem um PC AM4, o 5800x3D é uma opção sim.

 

Mas se ainda for montar, não compre. Escolha entre um Ryzen 7xxx, que vai ter mais longevidade de plataforma, ou um 13600k, que vai te entregar marginalmente mais desempenho agora (mas sem opção de upgrade).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

@guilherme_dr A intel deu uma boa melhorada a partir da 10º geração. Na verdade já melhorou bastante na 8º heheheheh

 

O grande problema da Intel em relação a AMD ainda é o que o Imakuni comentou, não possui longevidade de socket, a AMD permite que você substitua o CPU mantendo o restante da configuração (entenda-se placa-mãe), mas no caso do i5 13600KF entendo que compense mesmo assim, o desempenho dele é absurdo, a Intel foi bem generosa com esse CPU, ele bate em i7 e i9 de 12ª geração sem esforço e em termos de preço se compararmos com o 5800X3D, não é fora do aceitável visando o desempenho que ele entrega.

 

Como já disse, caso o amigo não tenha uma placa-mãe AM4 e vai necessitar investir no kit todo, a melhor opção sem dúvidas é o 13600KF, ou já partir para um AM5, mas aí o investimento será maior.

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MatheusAlves14 disse:

@Rodrigo J Polette  eu ainda estou montando por enquanto tenho a placa de Vídeo 4060ti, fonte 700w, SSD, gabinete, 16 de ram DDR4 3000hz, falta a escolha do processador, escolhendo o processador irei compra a placa-mãe.

Se tiver comprado recente, peça reembolso nessa RAM. Se já tiver, tente veder; não monte PC desse nível com tecnologia morta, já pule para DDR5 agora enquanto ainda tem tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, MatheusAlves14 disse:

@Rodrigo J Polette  eu ainda estou montando por enquanto tenho a placa de Vídeo 4060ti, fonte 700w, SSD, gabinete, 16 de ram DDR4 3000hz, falta a escolha do processador, escolhendo o processador irei compra a placa-mãe.

 

Se eu fosse você eu iria de Ryzen 7600 ou 7800x3d, os processadores da AMD tem uma longevidade maior nas placa-mãe do que a Intel, você compra um processador da AMD agora e troca daqui uns 4 anos com o processador da última geração, Ryzen 58003xd não faz muito sentido se você estiver montando do zero, sua placa não terá suporte a futuros upgrades no processador.

Ryzen 7600 é um pouco melhor ou igual em 90% dos jogos contra o Ryzen 5800x3d, e ainda você terá futuros upgrade.

Se dinheiro não é problema vá de Ryzen 7800x3d, se não pegue o 7600 (sem X), desempenho dos dois é igual mas o "sem X" esquenta um pouco menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2023 às 14:58, Owens disse:

 

Se eu fosse você eu iria de Ryzen 7600 ou 7800x3d, os processadores da AMD tem uma longevidade maior nas placa-mãe do que a Intel, você compra um processador da AMD agora e troca daqui uns 4 anos com o processador da última geração, Ryzen 58003xd não faz muito sentido se você estiver montando do zero, sua placa não terá suporte a futuros upgrades no processador.

Ryzen 7600 é um pouco melhor ou igual em 90% dos jogos contra o Ryzen 5800x3d, e ainda você terá futuros upgrade.

Se dinheiro não é problema vá de Ryzen 7800x3d, se não pegue o 7600 (sem X), desempenho dos dois é igual mas o "sem X" esquenta um pouco menos.

 

Concordo e discordo ao mesmo tempo.. hehe'

Vou tentar explicar:

 

Concordo que AMD oferece a opção de upgrade com menor custo, o que também acarreta em dizer que há maior longevidade, mas essa longevidade está sendo referida ao socket em si, não ao desempenho do processador, ou seja, se você adquirir um CPU AMD que hoje custa 1500~1600 reais, ele estará lhe oferecendo menos desempenho do que um Intel de 2000,00 reais como o 13600KF, e provavelmente você sentirá a necessidade de substituir o CPU antes do que se tivesse adquirido o Intel. Nesse sentido então, a longevidade é paralela, visando que quando o usuário for substituir o CPU AMD por outro novo mantendo o restante do hardware, o usuário da Intel ainda estará satisfeito com o desempenho do seu processador e não precisa dar o upgrade naquele momento.

 

Isso é tudo especulação e previsão, nada é garantido, mas de modo geral, o Intel lhe obriga a gastar mais na hora do upgrade, mas também entrega mais desempenho por mais tempo, adiando esse upgrade.

 

Espero ter me feito compreender. hehe'

 

De qualquer forma, todos os CPUs citados são ótimos para a configuração, 7600, 5800X3D, 13600KF, vai do seu bolso e de que tipo de usuário é.

 

Abraços! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2023 às 14:58, Owens disse:

Ryzen 7600 é um pouco melhor ou igual em 90% dos jogos contra o Ryzen 5800x3d, e ainda você terá futuros upgrade.

 

Segundo o "CPU Hierarchy 2023" Tomshardware o Ryzen 7 5800X3D entrega ~20% a mais de desempenho em jogos (Geomean) do que o Ryzen 5 7600.

 

Mas, para usar com uma RTX 4060 o "poder" a mais do 5800X3D não faz diferença que valha o maior custo  ~R$ 2.000,00.

 

O que torna os R$ 1.400,00 do Ryzen 5 7600 interessantes, a diferença entre os dois cobre o custo maior de placa-mãe AM5 e DDR5, mas fica com opção de usar posteriormente, por ex. o Ryzen 7 7800X3D - o "king" da relação custo/FPS para jogos.

 

tsqVwJetsB7L9BazpFkheZ-1024-80.png.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!