Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conflito entre dois roteadores


Posts recomendados

Boa tarde!

Minha situação é um pouco complexa, mas vamos lá:

 

Eu possuía dois roteadores da Intelbras na minha casa, sendo o principal deles um RG 1200 (10.0.0.1), localizado no escritório, e um WRN 342 Slim (10.0.0.2), localizado no meu quarto.

Ambos funcionavam perfeitamente juntos. O primeiro é dual-band e o segundo é apenas 2.4G, mas ambas as redes estavam com o mesmo nome e tudo funcionava como deveria, de modo que os dispositivos se conectavam à rede que estivesse com melhor sinal sem que eu precisasse trocar manualmente.

 

Recentemente, comprei um novo roteador para substituir o do meu quarto, visto que o antigo era apenas 2.4G.

Adquiri um TP-Link Archer A7 e o configurei da mesma maneira que o antigo Intelbras. Nomeei ambas as redes com o mesmo nome, que é o mesmo nome utilizado nas duas redes do roteador principal.

 

O problema é que diversas vezes notei (meus pais também se queixaram) de que os telefones deles não estavam conectando à rede Wi-Fi da casa e estavam usando a rede móvel.

Ao tentar conectar manualmente a rede nos celulares, eles ficavam mais de um minuto tentando conectar e, quando enfim conectavam, exibiam uma mensagem de que não havia conexão com a internet.

 

Acho importante comentar que eu tentei nomear as redes do segundo roteador com outro nome a fim de testar e conectar-me manualmente à elas. Ambas as redes (2.4G e 5G) funcionaram perfeitamente no segundo roteador. Voltei ambas para o SSID anterior (o mesmo do roteador principal) e aparentemente estava tudo ok. Mas o mesmo problema com os celulares tornou a ocorrer.

 

Também constatei que esse Archer A7 tem uma opção para que os dispositivos conectados alternem automaticamente entre a rede mais forte. Testei com essa opção habilitada e desabilitada, mas o problema persistiu de ambas as formas.

 

Desliguei esse segundo roteador e o problema parou de acontecer, o que me faz ter quase certeza de que há algo errado com ele (espero que seja apenas um problema de configuração, hehehe).

 

Alguém faz ideia do que possa estar acontecendo e o que devo fazer/testar para resolver?

Se precisarem de mais alguma informação, me avisem!

 

Desde já muito obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, bngomes disse:

qual o roteador que recebe a internet? deixe esse como esta e configure o outro como "Repetidor" e veja se resolve os problemas

 

O roteador que recebe a internet é o primeiro, ele está configurado como ponto de acesso.

 

6 horas atrás, arfneto disse:

Você não disse como ligou um roteador ao outro. Se usou a porta WAN no segundo esse é seu problema.

Evite usar roteadores como simples repetidores. Em muitos casos vai perder recursos. E dependendo de como estão conectados a performance na rede do repetidor será bem modesta.

 

Os dois roteadores estão conectados por cabo. O segundo está realmente conectado à porta WAN, porque ele está configurado no modo Ponto de Acesso e, pelo que vi, é a única porta que funciona para esta finalidade.

A questão é que se eu mudo o nome das redes para ficar diferente do primeiro roteador, funciona direito. E a performance da conexão é excelente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Kehl disse:

Os dois roteadores estão conectados por cabo. O segundo está realmente conectado à porta WAN, porque ele está configurado no modo Ponto de Acesso e, pelo que vi, é a única porta que funciona para esta finalidade.

 

Você não tinha dito em que modo estava usando o segundo roteador. Nesse modo deve sim usar essa porta.

 

19 horas atrás, Guilherme Kehl disse:

Ao tentar conectar manualmente a rede nos celulares, eles ficavam mais de um minuto tentando conectar e, quando enfim conectavam, exibiam uma mensagem de que não havia conexão com a internet.

 

Um minuto é o tempo padrão para um dispositivo de rede esperar por um endereço via DHCP então o provável é que os dispositivos na segunda rede não estão alcançando o servidor DHCP nessa hora. E como seu roteador está em modo AP o DHCP é desabilitado.

 

19 horas atrás, Guilherme Kehl disse:

Também constatei que esse Archer A7 tem uma opção para que os dispositivos conectados alternem automaticamente entre a rede mais forte

 

Não é exatamente a rede mais forte. Esse recurso usa as redes de 2.4 e 5GHz com o mesmo nome e sempre que possível conecta a 5Ghz. Se chama Smart Connect no caso dessa marca. É bom porque não precisa configurar manualmente. É ruim porque é automático então não se pode escolher.

 

Pode ser um cabo ruim. Teste com um outro cabo. Para não perder tempo coloque os dois um do lado do outro e faça os testes. 

 

Confirme se pode ativar o DHCP em modo AP e faça isso. Deixe metade dos endereços na segunda rede. Vai diminuir a latência a ajudar você a testar aí

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!