Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o melhor dos dois, Core i5 3470 ou Core i3 6100?


lieggio
Ir à solução Resolvido por lieggio,

Posts recomendados

Pessoal "apareceram" essas duas opções de máquinas aqui pra mim. Ambas estão com placa-mãe Gigabyte sendo, uma LGA 1155 e a outra LGA 1151, respectivamente. Vou montar dois desktops onde, vou ficar com um e outro vou passar para frente. Minha pergunta é bem simples e direta. Com qual das duas é melhor pra eu ficar?

 

  1. i5 3470
  2. i3 6100

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tenho um "Ryzen 3" (Athlon 3000G com 2 núcleos e 4 threads, que atende muito bem. Porém apareceu essas duas opções acima citadas e uma delas vou ficar e a outra despachar. Vou rodar Linux nela. Então eu fiz a pergunta pra que me digam com qual delas eu deveria escolher,

 

@Razzee ambas as máquinas estão como placas Gigabyte com apenas 2 slots de memória, ocupados com 4Gb DDR3. Cada uma delas possui 8Gb em dual. As placas são pequenas,  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, lieggio disse:

Aqui tenho um "Ryzen 3" (Athlon 3000G com 2 núcleos e 4 threads, que atende muito bem. Porém apareceu essas duas opções acima citadas e uma delas vou ficar e a outra despachar. Vou rodar Linux nela. Então eu fiz a pergunta pra que me digam com qual delas eu deveria escolher,

 

@Razzee ambas as máquinas estão como placas Gigabyte com apenas 2 slots de memória, ocupados com 4Gb DDR3. Cada uma delas possui 8Gb em dual. As placas são pequenas,  

 

Vish. Provavelmente é uma placa-mãe H61 genérica, sem SATA3 e USB 3.0. Na pior das hipóteses, nem Gigabit ethernet suporta.

 

Aí vai depender muito do uso que você pretende fazer com esse sistema.

 

Se for só para navegar na Internet, 4 GB ainda é uma quantidade bem limitada, sendo imprescindível o upgrade para 8 GB.

 

Em termos de processador, com certeza o i5 é melhor, mas acho válido analisar o conjunto todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lieggio disse:

Aqui tenho um "Ryzen 3" (Athlon 3000G com 2 núcleos e 4 threads, que atende muito bem. Porém apareceu essas duas opções acima citadas e uma delas vou ficar e a outra despachar.

Minha opinião.. embora o I5 seja melhor.. a plataforma 1151 provavelmente é DDR4(existe DDR3 tb).. se for DDR você pode ate usar a sua memória atual nela...  já que o Athlon é AM4..

 

Agora tem um detalhe.. vai pagar alguma coisa por essas maquinas? se for dependendo do valor não pegue nenhuma das duas é faça um upgrade no seu processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, qual i7 eu posso substituir o i3 6100?

 

@bngomes Máquinas que me custaram um tanque de 32l do meu pequeno e valente carro. As duas estão operacionais e cada uma com 8Gb (2x4) Mas vou ficar com o i3 por conta da geração e da placa. Vou por um i7 nele e trocar as memórias por 2 pentes de 8Gb. Quanto ao meu AMD eu pretendo por um Ryzen 5 nele e aumentar a memória dos atuais 16Gb (2x8) para 32Gb (2x16) DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai comprar o kit já planejando fazer upgrade de processador, por que comprar o kit, afinal?

 

Dificilmente você vai conseguir vender o i3 a um preço decente, porque a demanda por esses modelos é baixa.

 

Quanto está custando cada um dos kits? Quais os componentes específicos (modelo de placa-mãe, memórias)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Razzee Quando me referi que estas máquinas custaram um tanque do meu carro, quis dizer que só tive de ir buscá-las. São máquinas que iriam ser descartadas, Então, como estão plenamente operacionais eu peguei. rsrsrs. São máquinas que eram usadas em terminais de vendas, naqueles gabinetes pequenos tipo gavetas. Então, estou avaliando qual devo ficar. O que de fato já decidi e o i5 está despachado para outro dono. o i3 vou ver o processador i7 e por nela depois. Pronto. tenho mais um hardware melhorzinho. o I5 montei num gabinete tipo aquário, coloquei SSD HD e uma placa de vídeo dedicada de 1Gb.  Já foi fazer a alegria da minha cunhada que estava sem condições de comprar um bom PC agora e tinha um note Positrash (kkk) que não roda nada para trabalhar. Então, pra ela foi um salto na humanidade rsrsrs  O i3 está aqui operacional, rodando Linuxx Fedora, Vou fazer desta máquina um servidor de arquivos, pois meus pais só usam notebooks atualmente, trabalham home office e meu pai tem muito HD por conta do trabalho dele. Dai tem de ficar alternando em docas USB. O que é uma mão de obra lascada ao meu ver. Então como o aniversário dele está chegando, já estou comprando um gabinete aquário com coolers RGB e vou montar esse i3. Depois vou por o i7.  O meu projeto é montar um servidor de arquivos, com Linux, que possa ser acessado de fora da casa deles também. Quando estiverem viajando podem acessar as coisas remotamente.

 

Eu sei que hoje, em temos de núcleos físicos e threads, mesmo o i5 sendo de geração mais antiga, ele ganha por ter 4 e 4. Já o i3 mesmo sendo beeeemmm mais novo é 2 e 4. Mas como posso por um i5 ou um i7 depois penso que foi a escolha mais acertada pela geração do mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, lieggio disse:

@Razzee rodando Linuxx Fedora, Vou fazer desta máquina um servidor de arquivos

 

Você optou por esse sistema por algum motivo específico?

 

Fiquei por semanas pesquisando pelo sistema Linux "ideal" para um servidor de arquivos doméstico, e são tantas opções (por isso o termo "distro hopping"), que no fim acabei instalando Windows 10 mesmo, já que era só para acessar as pastas disponíveis, mas pretendo fazer um pouco mais de uso (como rodar OBS Studio), e Linux é notoriamente mais leve. Mas, realmente, são tantas opções que eu não acho difícil me imaginar instalando um sistema num dia para depois trocar por outro no seguinte...

 

Quanto aos computadores, agora ficou mais claro. Mesmo assim, gostaria de saber que placas-mãe vieram com os PCs.

 

As Itautec, por exemplo, nada mais são do que Gigabytes sem passar pela pintura para cor azul, e costumam vir em muitos PCs de escritório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Razzee Optei por esta distro, porque o meu pai trabalha com ela. Então é a praia dele o Fedora Linux. Por este motivo escolhi este sistema. As placas mães que vieram nestes PCs são da Gigabyte. O modelo de cor agora não lembro, mas posso ver depois e te passar. A I3  eu sei que a Gigabyte customizou para a Diebold. A outra é uma GB normal mesmo. Tem nada demais nela não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!