Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa fazer o Unlock Turbo Boost em um Xeon E5-2670 v3 com uma RTX 3060 12GB?


Silverhand
Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá pessoal. Algumas semanas atrás eu troquei a minha GTX 1650 de 4GB por uma RTX 3060 de 12GB para aumentar o desempenho do meu PC em jogos, edição de vídeo e modelagem/renderização 3D, porém eu gostaria de saber se valeria a pena eu arriscar e fazer um Unlock Turbo Boost no meu Xeon E5-2670 v3, pois pelo que eu sei, a GTX 1650 4GB é bem mais "fraca" em termos de desempenho e o gargalo seria nela e não no processador em jogos. Como a RTX 3060 12GB é bem mais poderosa que a 1650, o gargalo vai para o processador agora e não mais para a placa de vídeo, daí fiquei curioso em saber se o Unlock Turbo Boost seria viável nesse caso para equilibrar o desempenho do meu PC em jogos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Silverhand Dia

 

Usei por um ano um xeon x3450 2.6 com overclock para 3.8Ghz um RTX 3060 12Gb e nunca tive problema de gargalo.

Já rodei cyberpunk 2077, spyder man, forza horizon 5 e em todos eles consegui deixar a placa de vídeo em 100% e o processador abaixo dos 100% de uso.

Eu vejo um monte de usuário com medo de processador X com placa de vídeo Y dar gargalo.

Placa de vídeo forte e CPU fraca: Aumente a qualidade gráfica do jogo para jogar o peso na GPU.

Placa de vídeo fraca e CPU forte: Diminui  a qualidade gráfica do jogo para jogar o peso na CPU.

De qualquer forma eu arriscaria o Unlock no seu PC se a temperatura do processador se estiver bacana, porém antes de sair fazendo qualquer coisa, tente fazer backup da BIOS.

https://www.youtube.com/watch?v=5liS5f7piHI

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Entendi. Na verdade eu tenho um bom sistema de refrigeração no meu PC e a temperatura média não passa dos 60 graus, mas foi ano passado que eu tinha visto. Vou jogar alguns games pesados hoje e fazer um benchmark pra ver como o processador se sai. Eu tenho um CPU cooler de 1 fan RGB da Kllisre que atende muito bem as minhas expectativas, e o meu gabinete é um Gamemax Brufen C1 em mesh na parte frontal e o airflow é ótimo. Para via das dúvidas segue as configurações do meu PC:

 

Processador: Intel® Xeon® E5-2670 v3 @ 2.30 GHz
Cooler: Kllisre RGB 6 Heat Pipes 4PIN

Placa de vídeo: Gainward GeForce RTX 3060 Ghost 12GB
Placa-mãe: Huananzhi BD4 X99 v1.1
Memórias: Atermiter DDR4 ECC 3200 MHz 32 GB (2x 16GB)
SSDs: Kingston NV1 500GB M.2 2280 NVMe + KingSpec 2TB (somente jogos)
Fonte: Corsair CV550 550W 80 Plus Bronze

Gabinete: Gamemax Brufen C1
Sistema Operacional: Windows 11 Pro




 

@1lokos O airflow do meu PC é ótimo. Eu tenho um bom CPU cooler e o meu gabinete é um Gamemax Brufen C1 com painel frontal todo em mesh e tecnologia própria da Gamemax que refrigera a parte traseira da placa-mãe, bem como 2 dissipadores de VRM na placa-mãe.

@Arthur Arnemann Sim, eu vou checar hoje com o MSI Afterburner em alguns games e ver como que fica a temperatura. Eu levei meu PC em uma assistência técnica perto da minha casa algumas semanas atrás e além dos caras trocarem a minha GTX 1650 4GB pela RTX 3060 12GB, eles fizeram uma limpeza completa e trocaram a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Pode tentar um overclock, 

 

Xeon E5-2670 V3 não faz overclock.

 

"Unlock Turbo Boost" é BIOS MOD, que aproveita uma falha desta série V3 e habilita o Boost padrão da Intel em todos os cores do CPU, o que dá um ganho de desempenho de uns 10%.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann Opa! Beleza? Desculpa pela demora, mas aproveitei o último final de semana para fazer uma pequena "bateria de testes" no meu PC para ver como que o desempenho e a temperatura do meu Xeon se sairia com a minha recém comprada RTX 3060 12GB e os resultados me surpreenderam logo de cara: a temperatura não passava dos 45 °C! Sim, verifiquei primeiramente com o HWMonitor e a temperatura do meu Xeon estava na casa dos 40 °C mesmo em idle. Depois fiz alguns testes em jogos como Hogwarts Legacy, Baldur's Gate 3 e Cyberpunk 2077 e percebi que a temperatura do meu processador raramente chegava perto dos 50 °C. Isso significa que o Unlock Turbo Boost pode ser feito sem problemas né? Sobre o gargalo em si, o fator limitante do meu PC seria o Xeon mesmo? Porque pelo que eu saiba a minha GTX 1650 4GB era bem mais fraca em termos de desempenho, tanto que eu precisava diminuir os gráficos para não estourar o uso de VRAM e não forçar demais a placa. Agora com a minha RTX 3060 que tem mais do que o dobro de memória da minha antiga placa, e muito mais CUDA Cores, o gargalo seria o processador ao invés da placa de vídeo né? Se eu fizer o Unlock no meu E5-2670 v3 aumentando todos os núcleos e também o clock base (clock base desta CPU é de 2.30 GHz, e com Unlock, vai para a casa dos 3.10 GHz), eu conseguiria equilibrar o poder de processamento da minha CPU para ela conseguir acompanhar a minha placa de vídeo?

@1lokos Ah, é verdade mesmo! Por muito tempo eu acreditava se tratar de um overclock mas como é uma alteração direta na BIOS, não é um overclock apesar do Unlock tecnicamente aumentar não só os núcleos, como também o clock base (no meu Xeon por exemplo, o clock base poderia ir até 3.10 GHz no máximo com o Unlock ativado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Silverhand disse:

@Arthur Arnemann  Sobre o gargalo em si, o fator limitante do meu PC seria o Xeon mesmo?

 

É, mas por pouca coisa.

 

2 horas atrás, Silverhand disse:

...não é um overclock apesar do Unlock tecnicamente aumentar não só os núcleos, como também o clock base (no meu Xeon por exemplo, o clock base poderia ir até 3.10 GHz no máximo com o Unlock ativado).

 

Como o próprio nome  indica: "Unlock Turbo Boost"; o BIOS mod altera apenas o numero de núcleos que vão entrar em Turbo Boost de 2 para 12, com todos atingindo os 3.10GHz, o clock base não altera.

Citação

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/81709/intel-xeon-processor-e52670-v3-30m-cache-2-30-GHz.html

Xeon E5-2670 V3

Número de núcleos12

Nº de threads 24

Frequência turbo max 3.10 GHz

Frequência da Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0‡ 3.10 GHz

Frequência baseada em processador 2.30 GHz

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Entendi! Obrigado também por colocar um vídeo explicando melhor esse detalhe porque eu não sabia rsrs... Agora estou pensando se eu deveria ou não fazer o Unlock, pois pelo que deu pra ver, não sei se faria muita diferença em jogos até porque meu Xeon já tem um desempenho relativamente bom, mas ainda percebo que alguns games poderiam ganhar mais FPS se desse para dar uma "pequena" melhorada por assim dizer. Vou fazer mais alguns testes e ver se eu faço ou não o Unlock. Talvez para trabalho pesado como renderização e modelagem 3D faça alguma diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O ganho varia conforme o jogo, em alguns ganha uns 10% de FPS.

Mesmo com mais clock em todos os núcleos, nenhum jogo usa todos os núcleos ao mesmo tempo.

 

Se usa o PC só para games uma  alternativa interessante é vender esse Xeon E5-2670 V3 e comprar um E5-2667 V4, que tem clock base 3.20GHz, Turbo boost 3.6 GHz em 2 núcleos e Turbo boost 3.5 GHz  em todos os núcleos, não faz "unlock". Vai ter desempenho próximo de um i3-12100F.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Valeu! Vou fazer o Unlock mesmo para ver como o meu Xeon se sai, pois talvez ainda dê para extrair um pouco mais de desempenho sem gastar com um processador novo. Eu preciso mudar alguma coisa antes na BIOS da minha Huananzhi X99 BD4 antes de fazer o Unlock ou já posso fazer direto? Vou seguir este tutorial aqui:
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!