Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde a montagem de meu setup novo, meu computador passou a apresentar problemas de reinicialização, especialmente, ao tentar iniciar jogos como CSGo.
Percebi que o uso de energia ao rodar programas estava muito alto, acreditei que o problema estaria em minha fonte (EGVGA B 600W). Sendo assim, adquiri uma nova.

No entanto, os problemas de reinicialização permaneceram. 
Tentei formatei o sistema, sem sucesso.
Sendo assim, passei a realizar testes nos componentes do computador (GPU, memória RAM, HD e processador). Inicialmente nos testes não foram verificados problemas e a temperatura máxima obtida foi de 60 graus.
Somente em teste de Stress Cache por meio do programa Aida64, o sistema reiniciou.
Outro ponto que me levantou atenção, foi o fato de a CPU estar em alta tensão (média 1.200) mesmo o sistema estando ocioso.

Segue minhas configurações:
- Windows 10 64 bits;
- placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 (novo)
- Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR (novo)
- Memória Kingston Fury Beast, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BBK2/16 (novo)
- placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 (novo)
-Processador AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz (novo)
- SSD WD Green 1TB SATA lll 2,5"
- Galaxy GeForce GTX 1070

As vezes, o computador funciona normalmente e roda programas/jogos sem que reinicie (exceção).

Limitar o uso de energia do sistema ou a capacidade do processador, aparentemente resolve o problema de reinicialização mas o desempenho do pc cai drasticamente. 

Postado
17 minutos atrás, DavidTorres disse:

acreditei que o problema estaria em minha fonte (EGVGA B 600W)

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a EVGA B <=600w está classificada como Tier E - evitar, fonte de baixa qualidade.

23 minutos atrás, DavidTorres disse:

Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR (novo)

Outro modelo de baixa qualidade, classificado como Tier D - usar apenas com vídeo integrado, fonte adequada para usar em PC de escritório jamais num PC gamer, recomendo que livre-se dela e pegue pelo menos uma MSI MAG A550BN que é decente e moderna, sendo adequada para suportar placas que tenham consumo abaixo de 200w.

• 9 meses depois...
Postado

"Estou com o mesmo problema. Eu uso um 5900X com uma 3060 Ti e 32GB de RAM. Só consegui resolver limitando o processador na questão do consumo de energia. Estou achando que é a fonte, mas estou com medo de trocar e continuar com o problema. Uso uma Fonte XPG Pylon, 650W, 80 Plus Bronze. Fiz um upgrade no início do ano, troquei placa-mãe, processador e RAM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...