Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quem está dando o Gargalo?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Fala rapaziada, como vocês estão? então meus nobres meu "problema" é o seguinte tenho uma rx6500xt com um xeon e5 2670v3 mas antes eu usava o xoen e5 2620 v3 porém quando vou jogar qualquer jogo o uso de processador e de placa de vídeo ficam abaixo de 46% isso com o 2670 v3 tanto quanto com o 2620 v3.

Como falei eu usava o 2620 v3 dava o mesmo problema ai troquei para o 2670 v3 que é 12/24 e ou outro é 6/12 quando fiz a troca ganhei fps porém a placa e nem o processador usa 100% da capacidade isso em todos os jogos, já aumentei a resolução coloquei os gráficos no máximo e não resolve o problema.

 

minha config:

Xeon E5 2670v3

Rx6500XT

16 GB de RAM

Fonte 500w reais e com PFC Ativo 

SSD 512 GB

 

Grande Abraço rapaziada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ronivon Santiago

 

A RX 6500XT é uma placa que usa PCI 4.0, mas tem apenas 4 linhas PCi-EX..

 

sapphire-pulse-rx-6500-xt-8g-gpuz.png

 

Isso sozinho, já limita um tanto a performance dela, pois é pouca largura de banda, para comunicação com RAM e CPU.. Aí, quando usa num PC mais antigo, com PCI 3.0 como o seu, essa banda é reduzida pela metade.. Vai ter uma gargalo sentido em certos casos..

 

Parte técnica a parte, o desempenho do seu PC é satisfatório, pelo menos?? Você consegue jogar de forma decente??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Então mano, obrigado pela ajuda rápida, na questão do desempenho é satisfatório sim, consigo jogar todos os jogos atuais porém, sinto que a placa aguanta muito mais mesmo em Pcie 3.0 porque como eu falei o uso da placa de vídeo fica abaixo de 46% de uso. por exemplo a rx5500xt que tem o mesmo desempenho da rx6500xt em testes que vi na internet já é ao contrario ela usa os 100% de sua capacidade nos mesmos jogos que eu testei na minha rx6500xt. isso que é estranho e as duas placas são Pcie 4.0 se não me engano. mas mesmo assim mano muito obrigado estamos juntos!

 

esqueci de falar que a rx 5500 xt nas especificações é inferior a rx 6500xt porém com o mesmo processador que o meu que é o xeon e5 2670 v3 ela da mais desempenho que a rx 6500xt isso eu vi em testes no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ronivon Santiago disse:

na questão do desempenho é satisfatório sim, consigo jogar todos os jogos atuais porém, sinto que a placa aguanta muito mais mesmo em Pcie 3.0 porque como eu falei o uso da placa de vídeo fica abaixo de 46% de uso. por exemplo a rx5500xt que tem o mesmo desempenho da rx6500xt em testes que vi na internet já é ao contrario ela usa os 100% de sua capacidade nos mesmos jogos que eu testei na minha rx6500xt.

Então...

 

https://youtu.be/EZH7RjbAX2Y?si=JSdDoKIChgVJS_sl

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronivon Santiago o seu xeon é quem está gargalando. esse xeon tem praticamente a mesma força bruta de um i7 4790k e o próprio i7 4790k não empurra a rx6500 acima dos 50% na maiorias dos jogos em fullhd. fora que como já explicado pelo @RS Faria , você está em uma plataforma pcie 3.0 enquanto a sua placa de vídeo é 4.0, o que tá acontecendo que a sua placa-mãe já da uma capada na largura de banda que a placa de vídeo pode operar, ai junta com um processador que não consegue empurrar a placa, resulta no seu cenário atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll Obrigado pela ajuda e explicação, o complicado também mano é que o processador também fica abaixo de 46% de uso, mas vale lembrar que consigo jogar todos os jogos de boa porém só tem esse detalhe que me incomoda porque minha placa não está no seu potencial máximo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronivon Santiago seu processador já tem 9 anos. apesar de ser um xeon com vários threads, infelizmente a idade pesa nesses momentos. falta de aperfeiçoarmentos nas instruções suportada pelo processador. fora que jogos em 99,99% dos casos não se preocupam em otimizar o seu jogo para utilizar diversos threads. até poucos anos atrás, a maioria dos estúdios só otimizam seus jogos para processadores 4/8. só com a vinda dos Ryzen que forçaram os 8/16 (e em seguida a intel seguiu o mesmo caminho), que os estúdios implementaram otimização para mais threads e mesmo assim não é lá grande coisas. tem cenários que os novos threadripper 32/64 empata com um processador atual 6/12 ou 8/16 quando o assunto é empurrar placa.

 

processador além de 8/16 é só pra quem renderiza, trabalha com ambiente de virtualização ou simplesmente quer rasgar dinheiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!