Ir ao conteúdo

4060 vs 3060 ti vs 3060

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sei que são orçamentos diferentes, mas pensando no longo prazo para rodar os jogos com gráfico mais altos qual seria a melhor opção custo/benefício

A 3060 tem 12gb, as outras 8gb 

Pelos reviews a 4060 tem desempenho muito similiar a 3060 TI. 

Mas a 4060 tem o dlss 3.0 que realmente aumenta bem o fps. 

4060 às vezes sai mais barato que a 3060ti, então vejo que a 3060ti não seja muito interessante por conta da vram e não ter o dlss 3.0

Agora o ponto principal: 4gb a mais da 3060 vão fazer diferença para daqui alguns anos e isso seja um gargalo para a 4060?

• Moderador
Postado

@Leonardobg7 Pensando no longo prazo eu realmente preferiria a placa com mais VRAM, só que nesse caso aí por exemplo a 3060 tem cerca de 30% menos performance que a 3060 Ti. É uma diferença bem grande.

Então por que não juntar o melhor dos dois mundos e ir de RX 6750XT? Mais potente do que a 3060 Ti e tem 12GB de VRAM. A questão é se as tecnologias da NVIDIA vão valer mais a pena pra você.

image.thumb.png.8bf17bcb01021d2f9337da36ee82a3cd.png

Postado

@Batata Defumada pois é, pensando puramente em jogos essa opção da AMD parece bem interessante. 

Mas aí que vem os recursos de software que a AMD não sei porquê vacila demais. 

NVIDIA brodcast, NVIDIA eyes contact... Fora a integração melhor com programas de trabalho. Além da atualização de drivers e correções na NVIDIA serem melhores

• Moderador
  • Solução
Postado

@Leonardobg7 Se for pra jogar em Full HD, 8GB é ok, pelo menos por enquanto né. Se for Quad HD aí esquece, eu iria de 12GB mesmo.

Então pensando em Full HD pelos próximos anos, pra poder rodar tudo no Ultra, teria que ser a 3060 Ti ou a 4060. No caso as tecnologias da 4060 podem acabar fazendo ela ser um melhor negócio, além de encontrar mais barata que a 3060 Ti e consumir menos energia.

Fora isso, o jeito seria partir pra uma RTX 4070, que aí tem os 12GB e tal. Só que o preço vai pras alturas. Ou uma 4060 Ti de 16GB, só que é bem cara também.

• Curtir 1
Postado

Aproveitando o tópico, estou com uma dúvida parecida:

Minha configuração atual é:

MB: Gigabyte B450m Gaming

CPU: AMD Ryzen 7 5700G

32GB RAM DDR4 3200Mhz

PSU: Corsair CV550 80 Plus Bronze

SSD NVMe M.2 Crucial 1TB

Estou querendo colocar uma GPU para rodar jogos em 1080p na maior qualidade possível com 60+ FPS (não rodo jogos competitivos). Não queria gastar mais de 2k.

Olhei a 3060 12GB, RTX 4060 e até a RX 7600. Minha maior dúvida de ir pra atual geração é porque toda minha plataforma é PCI Express 3.0 e li que as placas atuais rodam em 4.0 8x, o que reduziria consideravelmente sua performance. 

Então, considerando isso, é melhor ficar com a 3060 12gb que é 16x, já que com a redução de performance das atuais gerações no slot "antigo" vai colocar ela no mesmo patamar da nova geração, com preço menor e mais VRAM?

Postado

Se for Jogar em 4k, a RTX 3060 pode ser uma escolha mais interesssante. Agora, para jogar em FullHD, a RTX 4060 é uma opção superior. A perda de performance por rodar 3.0 x8 existe, mas não é tão significativa.  

Postado

Rodar em 3.0 em x8 = Rodar em 8 lanes que funcionam no padrão de conexão PCI Express 3.0

------------------------------------------------------------------------------

Se determinado dispositivo utiliza apenas uma via, dizemos que ele é PCIe x1. Se utiliza quatro pistas para transmissões de dados, ele é PCIe x4. Você já entendeu o resto: oito vias corresponde ao PCIe x8; 16 pistas, ao PCI x16.

O PCI Express 3.0 surgiu em 2010. Essa versão trabalha com 8 GT/s. A largura de banda de cada lane é de 1 GB/s. Isso significa que um dispositivo PCIe 3.0 com x16 pode lidar com até 16 GB/s.

O PCIe Express 4.0 surgiu em 2017. Essa versão  é capaz de trabalhar com 16 GT/s e 2 GB/s por pista. Em virtude disso, uma conexão PCI Express 4.0 x16 tem velocidade teórica de até 32 GB/s.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!