Ir ao conteúdo

Tela azul enquanto eu jogava Baldur's Gate III, erro CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT

Ir à solução Resolvido por KauãG0mes021,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Ontem eu estava me divertindo com o Baldur's Gate III quando após 15 minutos de gameplay meu PC travou por uns 6 a 10 segundos e deu uma BSOD com o erro "CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT". Antes do PC apresentar problemas eu estava com o jogo minimizado e o Chrome aberto, pois eu tenho o costume de usar o navegador para ver detonados ou vídeos tutoriais enquanto jogo para pegar os troféus mais facilmente. Não sei se isso tem relação, mas antes de ontem eu fiz o "Unlock Turbo Boost" no meu Xeon E5-2670 v3 usando um undervolt de 60_50 pois pelo que eu andei pesquisando, a minha placa-mãe aguenta facilmente esse undervolt e até um pouquinho mais, porém por precaução decidi manter nessa tensão mesmo para evitar problemas de superaquecimento ou travamentos. Porque será que deu essa BSOD? Meu PC não tem nem 1 ano e meio de uso e nunca tive nenhuma BSOD, só foi eu realizar o Unlock que tive essa primeira BSOD! Verifiquei também o arquivo dump gerado após o crash e realmente, se tratava desse tal de "CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT". O que eu poderia fazer para tentar resolver esse problema e evitar possíveis dores de cabeça no futuro? Minhas configurações de hardware são essas daqui:

Processador: Intel® Xeon® E5-2670 v3 @ 2.30 GHz
Cooler: Kllisre RGB 6 Heat Pipes 4PIN

Placa de vídeo: Gainward GeForce RTX™ 3060 Ghost 12 GB
Placa-mãe: Huananzhi BD4 X99 v1.1
Memória: Atermiter DDR4 ECC 3200 MHz 32 GB (2x 16 GB)
SSDs: Kingston NV1 500GB M.2 2280 NVMe + KingSpec 2TB (somente jogos)
Fonte: Corsair CV550 550W 80 Plus Bronze
Sistema Operacional: Windows 11 Pro

OBS: meu PC foi limpado recentemente e o meu gabinete tem um ótimo airflow, além da pasta térmica já estar trocada. Meu Xeon não passa dos 50 °C quando vou jogar, nunca tive problemas de superaquecimento tanto com o processador, tanto com a placa de vídeo.

Postado
23 minutos atrás, Silverhand disse:

Fonte: Corsair CV550 550W 80 Plus Bronze

Fonte ruim, sendo recomendada pra usar apenas com o Vídeo intergrado, recomendo que pegue pelo menos uma MSI MAG A550BN que é decente e moderna.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Acredito que seu problema não seja fonte, afinal a corsair sempre faz fontes de boas qualidades inclusive esse modelo é mt bem elogiado.

59 minutos atrás, Silverhand disse:

CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT

Como a propria mensagem fala, indica uma interrupção de clock no processador, talvez esse overclock no boost ou undervolt ocasionou essa tela azul, a sua placa-mãe pode até suportar um overclock mas, o xeon não é mt recomendado forçar a barra com ele. A tela azul pode ser causada por diversos fatores não necessariamente o problema pode ser sido o overclock do xeon mas no MEU ponto de vista foi, tente atualizar os drivers e veja se vai persistir, se continuar formate o PC, também há a possibilidade de algum malware estar causando isso, se não adiantar quase certeza que o problema foi o overclock, volte ele para stock que irá resolver.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Desculpe, mas não posso concordar com a sua resposta sobre a fonte porque ela não é ruim, muito pelo contrário, é uma boa fonte e nunca me deu qualquer problema. A linha CV da Corsair pode não ser a linha mais poderosa, mas ela não é ruim e o seus componentes são de qualidade. Ano passado quando estava comprando as peças para montar meu PC eu ia fazer uma besteira enorme comprando a famigerada KCAS 600W, porém por recomendações de qua a marca é ruim e já foi reprovada várias vezes pelos testes da TecLab, eu fiz uma pesquisa melhor e acabei vendendo a KCAS e com o dinheiro, inteirei para comprar essa da Corsair. A fonte consegue empurrar tranquilamente meu kit Xeon, a placa de vídeo (RTX 3060 de 12GB é nova, antigamente era uma GTX 1650 4GB), SSDs, memória RAM e a placa-mãe sendo que o consumo energético já foi calculado e não passa de 430W.

@KauãG0mes021 Entendi. Fiquei um pouco preocupado ao me deparar com essa tela azul até porque foi a primeira vez em toda a história do meu PC hahaha... Eu vou testar mais um pouco hoje nos games e ver nos próximos dias se vai dar a BSOD de novo ou não. Talvez fazer um teste de stress da CPU para certificar-se de que tem estabilidade.

Postado
10 minutos atrás, Silverhand disse:

Desculpe, mas não posso concordar com a sua resposta sobre a fonte porque ela não é ruim, muito pelo contrário, é uma boa fonte e nunca me deu qualquer problema. A linha CV da Corsair pode não ser a linha mais poderosa, mas ela não é ruim e o seus componentes são de qualidade.

Só você que acha que ela tem componentes de qualidade, o site Cultists Network na sua PSU Tier List classificou ela como Tier D - usar apenas com o Vídeo integrado, fonte de baixa qualidade e com projeto desatualizado ainda com regulação em grupo, sendo adequada para ser usada em PC de escritório jamais num PC Gamer.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Tiberio disse:

Só você que acha que ela tem componentes de qualidade

Já foram efetuado diversos testes com essa fonte, ela é de qualidade sim só não é a melhor da corsair mas segura o kit de boa e vai aguentar por uns bons anos.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Mesmo que tenha reviews dela dizendo que é para uso básico, ainda sim eu vou ficar com a CV porque eu não tenho condições financeiras para fazer uma troca de fonte no momento, se tornaria muito inviável para mim tanto a curto e a longo prazo. 

Postado
10 minutos atrás, KauãG0mes021 disse:

Já foram efetuado diversos testes com essa fonte, ela é de qualidade sim só não é a melhor da corsair mas segura o kit de boa e vai aguentar por uns bons anos.

Será?!  já começou a apresentar defeito no hardware, mas pode continuar usando as lojas de hardware agradecem.

11 minutos atrás, Silverhand disse:

ainda sim eu vou ficar com a CV porque eu não tenho condições financeiras para fazer uma troca de fonte no momento, se tornaria muito inviável para mim tanto a curto e a longo prazo. 

Sim, fiz a minha parte que é alertar pra depois o preju não ser maior.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!