Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD de 2TB não é reconhecido em outro PC e pede pra formatar


Posts recomendados

Antes de tudo, muito obrigado a quem se dispõe tentar ajudar. Detalhei o máximo possível o que rolou aí embaixo, mas coloquei uma versão resumida acima.

 

Resumo: Meu Note antigo deu pau, e tirei meu HD de 2TB dele pra jogar em outro pc como HD externo. Não leu. Abri o note, instalei como HD interno mesmo pra otimizar ao máximo a velocidade de leitura e evitar incompatibilidades. Testei alguns programas pra recuperar a partição inteira, mas não rolou. Com o EASE US DATA RECOVERY eu até consegui recuperar alguns arquivos, mas são centenas de milhares e vai ficar um CAOS completo em que eu praticamente, da mesma forma, não irei conseguir achar nunca o que preciso, e preciso de muitos por dia. Meus arquivos eram profundamente organizados em diretórios e ainda assim eu apanhava pra achar alguns. É um HD que tem praticamente toda minha vida digital nele. Fotos, trabalhos de todos os tipos, vídeos. Terrível ter acontecido isso! Minha vida pessoal e profissional praticamente inteira tá ali. Eu já tinha comprado outro HD justamente pra fazer backup, mas não deu tempo.

Alguém sabe como posso restaurar esse HD para o estado em que ele estava no outro pc?

Agradeço profundamente.

 

História completa passo a passo:

 

-Meu antigo Notebook deu problema. Eu não saia com ele de casa. Nele tenho um HD de 2TB com TUDO o que eu tenho, importantíssimo. Desde todas as fotos da minha vida pós-digital até todos os trabalhos que eu estava desenvolvendo. Absolutamente tudo. O sentimento horrível, pois, eu já tinha até comprado outro HD para fazer um backup e faria isso na próxima semana. Eram muitos arquivos, milhares, organizados em pastas e sem elas e sem a data de modificação ficará praticamente impossível achar algum que eu precise, e diariamente preciso de muitos.

Removi imediatamente o HD do pc ruim, com medo de perder ele (acho que o problema não estava relacionado ao HD). Então começou a pior parte do problema.

-Inseri o HD via leitor USB no Xbox (que era o que tinha mais perto) e apareceu que coloquei um disco removível, mas, na leitura do media player, não apareceu nada.

- Inseri o HD via leitor USB em outro computador, não apareceu nada.

- No gerenciador de discos pedia para que ele fosse inicializado em MBR ou GPT, eu acho, e escolhi o que estava marcado por padrão.

- O espaço total do disco aparecia como “não alocado”.

- No susto, criei a partição com o tamanho total do HD, pelo gerenciador de discos (e acho que esse foi um grande erro). Eu na verdade só queria atribuir uma letra para a unidade, mas ele perguntou direto o tamanho que eu queria alocar, e na empolgação, segui, mas só fiz isso porque ofertou a opção de não formatar nada.

- Agora com letra de unidade atribuída, tentei abrir o CMD e rodar chkdsk /f D:, mas não funcionou.

- O HD agora aparece em MEU COMPUTADOR, mas não aparece tamanho total nem ocupado. Quando tento entrar, manda formatar, e não formatei.

- Inseri direto no SLOT para HD do computador. Agora não está mais como HD externo.

 

Nenhum app que testei para recuperação de partições funcionou, entre eles o AOMEI PARTITION ASSISTANT, e o EASEUS PARTITION RECOVERY.

Para recuperação de dados, também, difícil.

Testei o RECUVA, e nada..

Então pelo menos um pingo de esperança.

o EASEUS DATA RECOVERY está me mostrando alguns arquivos, e já estou com outro HD para jogar tudo pra ele, no entanto, não sei se estarão todos lá -alguns tão com visualização limitada e geralmente quando é assim ele não recupera-.

Agora o EASE US está lendo os 2TB e isso vai demorar um pouco, bem como a tentativa de recuperação de alguns arquivos. Não vou mexer em absolutamente nada até o EASEUS terminar o seu trabalho.

Só que o EASEUS vai recuperar todos em uma pasta chamada recover. CENTENAS DE MILHARES DE ARQUIVOS. E já vi que muitos estão sem o nome recuperado, ou seja, eu nunca irei achar esses arquivos na raça, mas claro, já é melhor do que nada!

 

 

Alguém tem alguma ideia sobre como eu posso tentar restaurar o meu HD como ele era no outro PC? Tipo, com os nomes de arquivos, diretórios.. Em suma, minhas ações precipitadas foram iniciar o HD, e criar uma partição com o espaço integral dele (sem formatar).

 

Estou atento para responder qualquer pergunta técnica sobre o estado do HD ou PC, e agradeço profundamente todas as boas almas que tentarem me ajudar..

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Boa tarde, você apagou a partição ao recriá-la ela foi formatada aí é um pouco pior, mas eu já utilizei o Recuva num cenário idêntico ao seu e recuperei mais 300 ficheiros.

 

Eu utilizo para recuperar uma partição apagada e não formatada o Mini Tool Partition Pro e recria a partição se ela foi formatada, mas ele também recupera os arquivos e pastas de maneira organizada, mas é um programa pago e tem que ter outro disco para passar a recuperação feita não pode ser para o mesmo disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

primeiro você tinha que ver se era um problema fisico ou de SO, se for fisico era melhor ter mandado direto para recuperacao antes de tentar qualquer coisa.

 

cada tentativa diminui a chance de recuperar algo.

 

se for problema no SO você poderia ter usado algum programa sem ter feito nada, costuma mostrar a estrutura atual dos arquivos..

 

você ja mexeu bastante nele e sinceramente acho que não tera exito mesmo enviando para empresa de recuperacao, eles vão achar seus 2TB porém arquivos vão vir com nome file1, file2, etc.... se for documentos beleza, você usa para consulta, mas fotos e videos.... mas talvez seja melhor que nada.

 

se é estão importante ja deveria ter feito backup do backup e ter gasto 200 reais por ano e salvo na nuvem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!