Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador récem montado travando, ASUS TUF Gamming e AMD Ryzen 5 5600g


Posts recomendados

Bom dia, será que alguém pode me ajudar em um erro que estou passando no meu computador?

 

Montei um computador com as seguintes características:

  • placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II
  • Processador: AMD Ryzen 5 5600g
  • Memória: 2x Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4
  • Fonte: MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze
  • SSD: 240 Gb ADATA

 

Ao acessar o SETUP da BIOS ou ao iniciar a instalação do sistema operacional, o computador trava inesperadamente, exigindo uma reinicialização. Após reiniciar, o LED com indicador da CPU na placa-mãe fica vermelho e permanece WhatsAppImage2023-08-27at22_03_44.thumb.jpeg.51444a09b15138f3aefcc68fc7e164d2.jpegaté que eu desligue o computador. Após aguardar um intervalo de 10 a 15 minutos, tento novamente a instalação do sistema operacional, mas o problema de travamento persiste. Durante esse período, quando o LED está aceso, não há saída de vídeo e os indicadores LED do teclado (Num Lock e Caps Lock) não acendem.

 

A BIOS da placa-mãe é a última versão disponível no site da ASUS que á 3202.

 

Alguém sabe o que está acontecendo?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Ualison Aguiar  Esse conjunto eu montei exatamente idêntico: 

 

placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II

Processador: AMD Ryzen 5 5600g

Memória: 2x Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4

 

 E ele deu problema em várias frequências da memória RAM. Ele roda tudo, mas dá pau na frequência 2400mhz e 3000mhz. A mais estável que eu já testei foi a 2733mhz. Pode ser isso, como pode não ser.

 

Mas há dois detalhes aí: A tua versão de BIOS não é a última, essa versão é muito antiga para um Ryzen 5 rodar estável. A última versão é TUF GAMING B550M-PLUS BIOS 3404 

Eu estou usando a versão 3205 e já está quase estável, ainda vou testar a versão 3404 - nela já vem na descrição Update AMD 5000/3000 Series CPU fTPM version, please back up Bitlocker recovery key before updating this version BIOS
 

ou seja, um update na performance e compatiblidades ali.

 

Testa as frequências de memória - que é o que mais tá dando pau nesse conjunto - e se não der frita a nova BIOS aí. Bom, de qualquer forma você precisa por a nova BIOS, não tem volta. Mesmo que rode o sistema vai roda xubrega com essa BIOS antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!