Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 não inicia após dual boot com Kubuntu 22.04


gutokowalski
Ir à solução Resolvido por gutokowalski,

Posts recomendados

Olá, Amigos

 

Estou com um problema que não conegui resolver.

 

Tinha apenas o Windows 10 instalado. Resolvi instalar o Kubuntu 22.04 em dual boot. Após isso, quando escolho o Windows no menu do grub, o sistema não inicia de jeito nenhum.

 

Já pesquisei e tentei várias formas de resolução. Baixei uma nova imagem do Windows 10, criei um pendrive bootável, mas, ao reiniciar o notebook, entra direto no Kubuntu. Já apaguei o pendrive e regravei-o com o GParted, GDisks, mas sempre dá mensagem de erro.

 

Uma coisa que percebi, logo depois de ter terminado o dual boot, é que na tela do BIOS estava selecionado "CSM OS Legacy". Acho que estava assim por que eu tinha o Windows 7 instalado e atualizei diretamente para o Windows 10, sem selecionar a opção UEFI.

 

Abaixo, estão algumas fotos da tela do notebook.

 

Desde já agradeço a ajuda!

 

https://ibb.co/0CzbmT3

https://ibb.co/HT48Lz3

https://ibb.co/6g8zsGv

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutokowalski Veja se na BIOS ainda aparece a opção de bootar pelo windows boot manager, caso não tenho você pode ter apagado a partição de boot.

Você pode tentar reparar a inicialização com um pendrive de instalação do windows 10, basta escolher reparar o windows na tela inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tiberio disse:

@gutokowalski Veja se na BIOS ainda aparece a opção de bootar pelo windows boot manager, caso não tenho você pode ter apagado a partição de boot.

Você pode tentar reparar a inicialização com um pendrive de instalação do windows 10, basta escolher reparar o windows na tela inicial.

Sim, existe essa opção, mas ele ignora também e inicia direto o Kubuntu.

O pendrive aparece como gravado, com os arquivos do Windows, mas não dá boot por ele também.

 

Nunca tinha me acontecido isso... 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tiberio disse:

Você deve alterar para inicializar pelo windows boot manager, mas depois escolhe sair e salvar.

 

Você instalou o Kubuntu no mesmo disco do windows?

Você fala de escolher essa opção na tela do BIOS, pressionar F10 e sair? Se sim, já fiz isso, mas ele inicia direto o Kubuntu.

 

Sim, estão instalados no mesmo disco. Desta vez, deixei o Kubuntu cuidar das partições automaticamente. Antes eu criava manualmente as partições para o Linux e não dava problema.

@Tiberio  Veja a fot das partições:

 

https://ibb.co/Cbsz0DD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que salada. Seu Windows usava o particionamento MBR -- instalado em Legacy/CSM. Daí veio o Kubuntu instalado em UEFI: veja que existe uma partição EFI agora (unidade lógica /dev/sda6 dentro da partição estendida /dev/sda4). Aí foi seu erro. O Linux suporta UEFI com particionamento MBR (não sei até que ponto isso é testado pelos desenvolvedores). Entretanto, nesse caso, o GRUB está rodando em UEFI e precisa carregar o bootloader do Windows em Legacy/CSM. Não tenho certeza absoluta, mas é muuuuito provável que não seja suportado.

 

Resumo: ou reinstala tudo em UEFI do zero (migrando para o particionamento GPT), ou remove as partições associadas ao Kubuntu e reinstala apenas ele em Legacy/CSM. Procure o menu de inicialização da sua placa-mãe (F12 geralmente). Quando o modo híbrido UEFI + Legacy/CSM está ativo, as entradas UEFI são prefixadas com "UEFI: ...". As que não tiverem o prefixo são Legacy/CSM. Assim você diferencia como a mídia de instalação será inicializada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Marcos FRM Olá, Marcos!

 

Desculpe a demora em responder.

 

Sim, acho que foi isso que aconteceu. O Windows 10 estava em CSM, pois eu me lembro que tinha achado um tutorial na Internet que ensinava a instalar o Windows 7 em CSM e MBR. Depois atualizei automaticamente para o Windows 10 sem mudar para UEFI e GPT.

 

Mas esse problema foi causado pela instalação automática do Kubuntu. Eu escolhi a opção "instalar ao lado do sistema" ou coisa parecida.

 

Eu tentei gravar a imagem do WIndows 10 através do tutorial que achei neste site: https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/03/Como-criar-um-pen-drive-bootavel-do-Windows-no-Linux.html#uefi .Porém, após digitar linha por linha cuidadosamente e ter tentado iniciar o pendrive, não deu certo: foi direto para o Kubuntu de novo. Também já tentei o Balena e o Gnome Disks para gravar a imagem do Windows, mas dão mensagem de erro.

 

Veja a captura de tela das partições: https://ibb.co/m50hWzH .

 

Não sei como fazer como você disse. Pode me explicar mais didaticamente, passo a passo? Queria deixar os dois sistemas em dual boot e UEFI/ GPT.

 

Desde já agradeço imensamente sua ajuda!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, gutokowalski disse:

Mas esse problema foi causado pela instalação automática do Kubuntu. Eu escolhi a opção "instalar ao lado do sistema" ou coisa parecida.

 

Não. Foi causado porque a mídia do Kubuntu foi inicializada em UEFI. Qual é sua placa-mãe?

 

Você pode apagar o disco inteiro? Os backups estão em dia, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

photo1695351976.thumb.jpeg.d43317d6ac0c19b4ede7bcd166436496.jpeg

14 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Não. Foi causado porque a mídia do Kubuntu foi inicializada em UEFI. Qual é sua placa-mãe?

 

Você pode apagar o disco inteiro? Os backups estão em dia, etc?

Tenho um notebook. Onde vejo a placa-mãe?

 

Sim, posso apagar o disco todo. Não há nada importante nos arquivos. Já salvei o que era mais importante na nuvem.

 

Ontem, usei este tutorial para converter de MBR para GPT: https://recoverit.wondershare.com.br/partition-tips/convert-mbr-to-gpt-linux.html . Disse que foi convertido para GPT: aparece a mensagem "GPT: present". No menu do BIOS foi criada outra opção de boot com o nome "ubuntu". Porém, tentei dar bot pelo pendrive outra vez, mas ele vai direto para o Kubuntu.

 

P.S.: Veja as fotos que tirei da tela do BIOS.

https://ibb.co/k5Qmzbj

https://ibb.co/Yt0qTQH

https://ibb.co/tLDX2m8

https://ibb.co/3r075XS

photo1695351976(1).jpeg

photo1695351976(3).jpeg

photo1695351976(3).jpeg

photo1695351976(4).jpeg

photo1695351976(5).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Marcos FRM disse:

Se esse programa fez o trabalho corretamente, você pode, dentro do Kubuntu, rodar "sudo update-grub" (sem aspas) que a entrada para o Windows deve funcionar. Tente isso primeiro.

Ok. Vou tentar agora!

 

Veja a saída do comando:

 

 

Screenshot_20230923_002136.png

 

Infelizmente, não funcionou. Escolhi a opção "windows boot manager" no BIOS, mas foi o Kubuntu que iniciou diretamente... 😞

 

O que podemos fazer agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para não perder tempo, já que o disco pode ser apagado, recomece do zero.

 

- Na guia "Boot" do BIOS, configure "Secure Boot" em "Enabled", o que automaticamente configurará a opção abaixo em "UEFI only" ou similar. Secure Boot é recomendado e felizmente é suportado pelo Ubuntu e associados. Fará com que não seja possível inicializar em Legacy/CSM. 🙏

 

- Recrie os pendrives em outra máquina usando o Rufus (https://rufus.ie/), selecionando "Esquema de partição -> GPT" (que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)"):

 

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

(como baixar o ISO original pelo programa; altere para "Windows 10" em "Versão"; UEFI requer x64)

 

- Comece instalando o Windows. Carregado o instalador, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

 

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean
exit

 

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado. Preste atenção! Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação. Quando chegar na parte para escolher onde instalar, como fará dual boot, crie uma partição pequena (a seu gosto) para o Windows (que ficará no início do disco) e instale nela. Nisso, o próprio instalador criará automaticamente as estruturas GPT, pois a mídia foi inicializada em UEFI. O resto do espaço deixe como não alocado, sem criar partições adicionais[*]. Por baixo do capô, o instalador criará as partições EFI, MSR, Recovery. Não precisa criá-las manualmente.

 

- No Windows, depois de instalado, desative a inicialização rápida, pois causa encrenca com o Linux: desmarque "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle -> Opções de Energia -> Escolher a função do botão de energia".

 

- Instale o Kubuntu no espaço livre do disco. Tudo é para funcionar desta vez.

 

[*] Se você quiser uma partição adicional, crie-a nesse ponto. O importante é deixar espaço não particionado ("Não Alocado") no fim para o Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2023 às 09:12, Marcos FRM disse:

Para não perder tempo, já que o disco pode ser apagado, recomece do zero.

 

- Na guia "Boot" do BIOS, configure "Secure Boot" em "Enabled", o que automaticamente configurará a opção abaixo em "UEFI only" ou similar. Secure Boot é recomendado e felizmente é suportado pelo Ubuntu e associados. Fará com que não seja possível inicializar em Legacy/CSM. 🙏

 

- Recrie os pendrives em outra máquina usando o Rufus (https://rufus.ie/), selecionando "Esquema de partição -> GPT" (que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)"):

 

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

(como baixar o ISO original pelo programa; altere para "Windows 10" em "Versão"; UEFI requer x64)

 

- Comece instalando o Windows. Carregado o instalador, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

 

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean
exit

 

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado. Preste atenção! Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação. Quando chegar na parte para escolher onde instalar, como fará dual boot, crie uma partição pequena (a seu gosto) para o Windows (que ficará no início do disco) e instale nela. Nisso, o próprio instalador criará automaticamente as estruturas GPT, pois a mídia foi inicializada em UEFI. O resto do espaço deixe como não alocado, sem criar partições adicionais[*]. Por baixo do capô, o instalador criará as partições EFI, MSR, Recovery. Não precisa criá-las manualmente.

 

- No Windows, depois de instalado, desative a inicialização rápida, pois causa encrenca com o Linux: desmarque "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle -> Opções de Energia -> Escolher a função do botão de energia".

 

- Instale o Kubuntu no espaço livre do disco. Tudo é para funcionar desta vez.

 

[*] Se você quiser uma partição adicional, crie-a nesse ponto. O importante é deixar espaço não particionado ("Não Alocado") no fim para o Linux.

Olá, Marcos.

 

Então, tenho que procurar um computador com Windows para baixar a imagem e gravar o pendrive de instalação? Só funciona assim?

 

O Rufus é que vai baixar a imagem do Windows? Não é preciso usar a ferramenta de instalação da Microsoft?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, gutokowalski disse:

Então, tenho que procurar um computador com Windows para baixar a imagem e gravar o pendrive de instalação? Só funciona assim?

 

Seria a forma mais simples de criar a mídia do Windows. Os programas gráficos do Linux para isso são péssimos. É possível criar usando a linha de comando, só que é um pouco diferente daquele link que você postou. Aquilo não funciona mais desde o Windows 10 2009 (20H2), que tem arquivo maior que 4 GiB no ISO. Caso queira, posto os passos...

 

6 horas atrás, gutokowalski disse:

O Rufus é que vai baixar a imagem do Windows? Não é preciso usar a ferramenta de instalação da Microsoft?

 

Sim, o Rufus faz o download (os passos estão na imagem que postei). Ambos são competentes para a tarefa. Como você usaria o Rufus para criar a mídia do Kubuntu, já aproveitaria para o Windows também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2023 às 09:01, Marcos FRM disse:

 

Seria a forma mais simples de criar a mídia do Windows. Os programas gráficos do Linux para isso são péssimos. É possível criar usando a linha de comando, só que é um pouco diferente daquele link que você postou. Aquilo não funciona mais desde o Windows 10 2009 (20H2), que tem arquivo maior que 4 GiB no ISO. Caso queira, posto os passos...

 

 

Sim, o Rufus faz o download (os passos estão na imagem que postei). Ambos são competentes para a tarefa. Como você usaria o Rufus para criar a mídia do Kubuntu, já aproveitaria para o Windows também.

Eu gravei a imagem do Windows seguindo aquele tutorial. Ficou com o nome "CC..." e alguns números. Porém, quando tento dar o boot pelo pendrive, não vai: sobe direto o Kubuntu.

 

Outra dúvida. O meu Windows é original, o Single Language. O Rufus vai dar a opção de escolha para baixar essa minha versão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquele tutorial está quebrado. Você não consegue outra máquina emprestada com Windows?

 

3 horas atrás, gutokowalski disse:

Outra dúvida. O meu Windows é original, o Single Language. O Rufus vai dar a opção de escolha para baixar essa minha versão?

 

O Rufus baixa o ISO "consumer", que tem múltiplas edições embutidas. Como você atualizou do Windows 7, sua licença do 10 é digital, atrelada ao hardware. Quando for instalar, o cuidado é selecionar a versão correta e depois a opção "não tenho a chave" do instalador. Uma vez instalado, ao conectar na internet, ativará automaticamente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Aquele tutorial está quebrado. Você não consegue outra máquina emprestada com Windows?

 

 

O Rufus baixa o ISO "consumer", que tem múltiplas edições embutidas. Como você atualizou do Windows 7, sua licença do 10 é digital, atrelada ao hardware. Quando for instalar, o cuidado é selecionar a versão correta e depois a opção "não tenho a chave" do instalador. Uma vez instalado, ao conectar na internet, ativará automaticamente.

Tentei pedir emprestado um computador com Windows por aqui, mas ninguém tem. Fui até à Lan house, mas o rapaz só tem máquinas com Windows 7, além de serem lentas. Baixei o Rufus, mas ele não foi instalado, apresentava mensagem de erro.

 

Você tem os passos corretos para gravar o pendrive pela linha de comando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Download do ISO: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download

 

USBDEV=/dev/sdb

for d in ${USBDEV}*; do udisksctl unmount -b $d; done
echo -e ',2048,EF\n,,07,*' | sudo sfdisk --lock=yes --wipe=always --wipe-partitions=always --label=dos ${USBDEV} ; udevadm settle
curl -Ls https://github.com/pbatard/rufus/raw/master/res/uefi/uefi-ntfs.img | sudo dd conv=fsync,notrunc of=${USBDEV}1
sudo mkfs.ntfs -f ${USBDEV}2 ; udevadm settle
udisksctl mount -b ${USBDEV}2

 

Adapte a primeira linha (USBDEV=/dev/xxx) para o dispositivo do pendrive -- aparece no canto superior direito do GParted (feche-o antes de prosseguir). Atenção: tudo nesse dispositivo será apagado! Rode uma linha por vez, fornecendo senha quando requerido. Quando terminar, você terá o volume NTFS do pendrive montado no KDE. Abra o arquivo ISO do Windows no Ark e extraia seu conteúdo nesse volume. Inicializará em UEFI com Secure Boot ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2023 às 23:14, Marcos FRM disse:

Download do ISO: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download

 

USBDEV=/dev/sdb

for d in ${USBDEV}*; do udisksctl unmount -b $d; done
echo -e ',2048,EF\n,,07,*' | sudo sfdisk --lock=yes --wipe=always --wipe-partitions=always --label=dos ${USBDEV} ; udevadm settle
curl -Ls https://github.com/pbatard/rufus/raw/master/res/uefi/uefi-ntfs.img | sudo dd conv=fsync,notrunc of=${USBDEV}1
sudo mkfs.ntfs -f ${USBDEV}2 ; udevadm settle
udisksctl mount -b ${USBDEV}2

 

Adapte a primeira linha (USBDEV=/dev/xxx) para o dispositivo do pendrive -- aparece no canto superior direito do GParted (feche-o antes de prosseguir). Atenção: tudo nesse dispositivo será apagado! Rode uma linha por vez, fornecendo senha quando requerido. Quando terminar, você terá o volume NTFS do pendrive montado no KDE. Abra o arquivo ISO do Windows no Ark e extraia seu conteúdo nesse volume. Inicializará em UEFI com Secure Boot ativo.

Olá, Marcos.

 

Gravei o pendrive num computador emprestado.

 

Quando rodei o Rufus, a única mensagem que não apareceu foi a do passo 6 que você postou.

 

Tentei dar boot pelo pendrive, mas apareceram as mensagens de erro das fotos em anexo.

 

 

photo1695948306(1).jpeg

 

photo1695948306(2).jpeg

photo1695948306(4).jpeg

photo1695948306(5).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

UEFI:NTFS está funcionando. Bom sinal. Mantenha "Secure Boot" em "Enabled" no BIOS.

 

O problema provavelmente deve ter sido na extração do arquivo ISO. O que tem dentro daquele volume "16 GB"?

 

Edit: @gutokowalski Agora que vi... Secure Boot está no modo "Setup", que equivale a desativado. Poste uma foto do submenu "Secure Boot Configuration" da guia "Security".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Marcos FRM disse:

UEFI:NTFS está funcionando. Bom sinal. Mantenha "Secure Boot" em "Enabled" no BIOS.

 

O problema provavelmente deve ter sido na extração do arquivo ISO. O que tem dentro daquele volume "16 GB"?

 

Edit: @gutokowalski Agora que vi... Secure Boot está no modo "Setup", que equivale a desativado. Poste uma foto do submenu "Secure Boot Configuration" da guia "Security".

Ok, só um minuto!

19 minutos atrás, Marcos FRM disse:

UEFI:NTFS está funcionando. Bom sinal. Mantenha "Secure Boot" em "Enabled" no BIOS.

 

O problema provavelmente deve ter sido na extração do arquivo ISO. O que tem dentro daquele volume "16 GB"?

 

Edit: @gutokowalski Agora que vi... Secure Boot está no modo "Setup", que equivale a desativado. Poste uma foto do submenu "Secure Boot Configuration" da guia "Security".

Aqui estão:

 

photo1695950616.jpeg

photo1695950419.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em "Secure Boot Configuration", pressione Enter na opção "Reset to Manufacturing Default". Confirme caso necessário, saia e salve as alterações.

 

Você tem certeza que foi o Rufus que criou esse pendrive? Pois era para ele ter extraído o conteúdo do arquivo Win10blabla.iso dentro do volume "16 GB". Você terá que fazer agora dentro do Linux... cuide que o Ark não deve criar uma subpasta. Tem que extrair diretamente dentro de "16 GB".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Em "Secure Boot Configuration", pressione Enter na opção "Reset to Manufacturing Default". Confirme caso necessário, saia e salve as alterações.

 

Você tem certeza que foi o Rufus que criou esse pendrive? Pois era para ele ter extraído o conteúdo do arquivo Win10blabla.iso dentro do volume "16 GB". Você terá que fazer agora dentro do Linux... cuide que o Ark não deve criar uma subpasta. Tem que extrair diretamente dentro de "16 GB".

Na primeira vez que o Rufus estava baixando a iso, quando chegou a 70%, apresentou uma mensagem de erro, que tinha algo com 32 etc. Tive que recomeçar tudo de novo.

 

Na segunda vez, vi que a barrinha já estava bem perto de 100%, aí ele parou e não apresentou mensagem alguma. Olhei dentro do pendrive e estava só a imagem do Windows, com final ".iso".

 

Como extraio corretamente com o Ark? Já tentei usá-lo e não entendi nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que esse ISO foi baixado corretamente? Tem que descobrir isso antes de tudo, senão você só vai perder tempo. Clique com o botão direito em qualquer parte do "fundo" ali no Dolphin onde está o arquivo ISO e depois em "Abrir terminal aqui" ou similar (não uso o KDE). Daí digite o comando "sha256sum Win" (sem aspas) e pressione Tab, que o nome será completado automaticamente. Pressione Enter, espere terminar e copie e cole o resultado aqui (é uma sequência de números e letras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Será que esse ISO foi baixado corretamente? Tem que descobrir isso antes de tudo, senão você só vai perder tempo. Clique com o botão direito em qualquer parte do "fundo" ali no Dolphin onde está o arquivo ISO e depois em "Abrir terminal aqui" ou similar (não uso o KDE). Daí digite o comando "sha256sum Win" (sem aspas) e pressione Tab, que o nome será completado automaticamente. Pressione Enter, espere terminar e copie e cole o resultado aqui (é uma sequência de números e letras).

Ok, só um minuto.

 

Aqui está o resultado:

 

0ca714572fcb5b8ce480acc3c93eaf2f34cc6507df5f693cff021bf4a32fac68
 Win10_22H2_BrazilianPortuguese_x64v1.iso

 

 

 

 

 

photo1695952933.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!