Ir ao conteúdo

Windows 10 não inicia após dual boot com Kubuntu 22.04

Ir à solução Resolvido por gutokowalski,

Posts recomendados

Postado

Olá, Amigos

Estou com um problema que não conegui resolver.

Tinha apenas o Windows 10 instalado. Resolvi instalar o Kubuntu 22.04 em dual boot. Após isso, quando escolho o Windows no menu do grub, o sistema não inicia de jeito nenhum.

Já pesquisei e tentei várias formas de resolução. Baixei uma nova imagem do Windows 10, criei um pendrive bootável, mas, ao reiniciar o notebook, entra direto no Kubuntu. Já apaguei o pendrive e regravei-o com o GParted, GDisks, mas sempre dá mensagem de erro.

Uma coisa que percebi, logo depois de ter terminado o dual boot, é que na tela do BIOS estava selecionado "CSM OS Legacy". Acho que estava assim por que eu tinha o Windows 7 instalado e atualizei diretamente para o Windows 10, sem selecionar a opção UEFI.

Abaixo, estão algumas fotos da tela do notebook.

Desde já agradeço a ajuda!

https://ibb.co/0CzbmT3

https://ibb.co/HT48Lz3

https://ibb.co/6g8zsGv

Postado

@gutokowalski Veja se na BIOS ainda aparece a opção de bootar pelo windows boot manager, caso não tenho você pode ter apagado a partição de boot.

Você pode tentar reparar a inicialização com um pendrive de instalação do windows 10, basta escolher reparar o windows na tela inicial.

Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

@gutokowalski Veja se na BIOS ainda aparece a opção de bootar pelo windows boot manager, caso não tenho você pode ter apagado a partição de boot.

Você pode tentar reparar a inicialização com um pendrive de instalação do windows 10, basta escolher reparar o windows na tela inicial.

Sim, existe essa opção, mas ele ignora também e inicia direto o Kubuntu.

O pendrive aparece como gravado, com os arquivos do Windows, mas não dá boot por ele também.

Nunca tinha me acontecido isso... 😞

Postado
4 minutos atrás, gutokowalski disse:

Sim, existe essa opção, mas ele ignora também e inicia direto o Kubuntu.

Você deve alterar para inicializar pelo windows boot manager, mas depois escolhe sair e salvar.

Você instalou o Kubuntu no mesmo disco do windows?

Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

Você deve alterar para inicializar pelo windows boot manager, mas depois escolhe sair e salvar.

Você instalou o Kubuntu no mesmo disco do windows?

Você fala de escolher essa opção na tela do BIOS, pressionar F10 e sair? Se sim, já fiz isso, mas ele inicia direto o Kubuntu.

Sim, estão instalados no mesmo disco. Desta vez, deixei o Kubuntu cuidar das partições automaticamente. Antes eu criava manualmente as partições para o Linux e não dava problema.

@Tiberio  Veja a fot das partições:

https://ibb.co/Cbsz0DD

• Membro VIP
Postado

Que salada. Seu Windows usava o particionamento MBR -- instalado em Legacy/CSM. Daí veio o Kubuntu instalado em UEFI: veja que existe uma partição EFI agora (unidade lógica /dev/sda6 dentro da partição estendida /dev/sda4). Aí foi seu erro. O Linux suporta UEFI com particionamento MBR (não sei até que ponto isso é testado pelos desenvolvedores). Entretanto, nesse caso, o GRUB está rodando em UEFI e precisa carregar o bootloader do Windows em Legacy/CSM. Não tenho certeza absoluta, mas é muuuuito provável que não seja suportado.

Resumo: ou reinstala tudo em UEFI do zero (migrando para o particionamento GPT), ou remove as partições associadas ao Kubuntu e reinstala apenas ele em Legacy/CSM. Procure o menu de inicialização da sua placa-mãe (F12 geralmente). Quando o modo híbrido UEFI + Legacy/CSM está ativo, as entradas UEFI são prefixadas com "UEFI: ...". As que não tiverem o prefixo são Legacy/CSM. Assim você diferencia como a mídia de instalação será inicializada.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Marcos FRM Olá, Marcos!

Desculpe a demora em responder.

Sim, acho que foi isso que aconteceu. O Windows 10 estava em CSM, pois eu me lembro que tinha achado um tutorial na Internet que ensinava a instalar o Windows 7 em CSM e MBR. Depois atualizei automaticamente para o Windows 10 sem mudar para UEFI e GPT.

Mas esse problema foi causado pela instalação automática do Kubuntu. Eu escolhi a opção "instalar ao lado do sistema" ou coisa parecida.

Eu tentei gravar a imagem do WIndows 10 através do tutorial que achei neste site: https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/03/Como-criar-um-pen-drive-bootavel-do-Windows-no-Linux.html#uefi .Porém, após digitar linha por linha cuidadosamente e ter tentado iniciar o pendrive, não deu certo: foi direto para o Kubuntu de novo. Também já tentei o Balena e o Gnome Disks para gravar a imagem do Windows, mas dão mensagem de erro.

Veja a captura de tela das partições: https://ibb.co/m50hWzH .

Não sei como fazer como você disse. Pode me explicar mais didaticamente, passo a passo? Queria deixar os dois sistemas em dual boot e UEFI/ GPT.

Desde já agradeço imensamente sua ajuda!

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, gutokowalski disse:

Mas esse problema foi causado pela instalação automática do Kubuntu. Eu escolhi a opção "instalar ao lado do sistema" ou coisa parecida.

Não. Foi causado porque a mídia do Kubuntu foi inicializada em UEFI. Qual é sua placa-mãe?

Você pode apagar o disco inteiro? Os backups estão em dia, etc?

Postado

photo1695351976.thumb.jpeg.d43317d6ac0c19b4ede7bcd166436496.jpeg

14 horas atrás, Marcos FRM disse:

Não. Foi causado porque a mídia do Kubuntu foi inicializada em UEFI. Qual é sua placa-mãe?

Você pode apagar o disco inteiro? Os backups estão em dia, etc?

Tenho um notebook. Onde vejo a placa-mãe?

Sim, posso apagar o disco todo. Não há nada importante nos arquivos. Já salvei o que era mais importante na nuvem.

Ontem, usei este tutorial para converter de MBR para GPT: https://recoverit.wondershare.com.br/partition-tips/convert-mbr-to-gpt-linux.html . Disse que foi convertido para GPT: aparece a mensagem "GPT: present". No menu do BIOS foi criada outra opção de boot com o nome "ubuntu". Porém, tentei dar bot pelo pendrive outra vez, mas ele vai direto para o Kubuntu.

P.S.: Veja as fotos que tirei da tela do BIOS.

https://ibb.co/k5Qmzbj

https://ibb.co/Yt0qTQH

https://ibb.co/tLDX2m8

https://ibb.co/3r075XS

photo1695351976(1).jpeg

photo1695351976(3).jpeg

photo1695351976(3).jpeg

photo1695351976(4).jpeg

photo1695351976(5).jpeg

• Membro VIP
Postado

Se esse programa fez o trabalho corretamente, você pode, dentro do Kubuntu, rodar "sudo update-grub" (sem aspas) que a entrada para o Windows deve funcionar. Tente isso primeiro.

Postado
16 horas atrás, Marcos FRM disse:

Se esse programa fez o trabalho corretamente, você pode, dentro do Kubuntu, rodar "sudo update-grub" (sem aspas) que a entrada para o Windows deve funcionar. Tente isso primeiro.

Ok. Vou tentar agora!

Veja a saída do comando:

Screenshot_20230923_002136.png

Infelizmente, não funcionou. Escolhi a opção "windows boot manager" no BIOS, mas foi o Kubuntu que iniciou diretamente... 😞

O que podemos fazer agora?

• Membro VIP
Postado

Para não perder tempo, já que o disco pode ser apagado, recomece do zero.

- Na guia "Boot" do BIOS, configure "Secure Boot" em "Enabled", o que automaticamente configurará a opção abaixo em "UEFI only" ou similar. Secure Boot é recomendado e felizmente é suportado pelo Ubuntu e associados. Fará com que não seja possível inicializar em Legacy/CSM. 🙏

- Recrie os pendrives em outra máquina usando o Rufus (https://rufus.ie/), selecionando "Esquema de partição -> GPT" (que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)"):

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

(como baixar o ISO original pelo programa; altere para "Windows 10" em "Versão"; UEFI requer x64)

- Comece instalando o Windows. Carregado o instalador, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean
exit

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado. Preste atenção! Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação. Quando chegar na parte para escolher onde instalar, como fará dual boot, crie uma partição pequena (a seu gosto) para o Windows (que ficará no início do disco) e instale nela. Nisso, o próprio instalador criará automaticamente as estruturas GPT, pois a mídia foi inicializada em UEFI. O resto do espaço deixe como não alocado, sem criar partições adicionais[*]. Por baixo do capô, o instalador criará as partições EFI, MSR, Recovery. Não precisa criá-las manualmente.

- No Windows, depois de instalado, desative a inicialização rápida, pois causa encrenca com o Linux: desmarque "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle -> Opções de Energia -> Escolher a função do botão de energia".

- Instale o Kubuntu no espaço livre do disco. Tudo é para funcionar desta vez.

[*] Se você quiser uma partição adicional, crie-a nesse ponto. O importante é deixar espaço não particionado ("Não Alocado") no fim para o Linux.

Postado
Em 23/09/2023 às 09:12, Marcos FRM disse:

Para não perder tempo, já que o disco pode ser apagado, recomece do zero.

- Na guia "Boot" do BIOS, configure "Secure Boot" em "Enabled", o que automaticamente configurará a opção abaixo em "UEFI only" ou similar. Secure Boot é recomendado e felizmente é suportado pelo Ubuntu e associados. Fará com que não seja possível inicializar em Legacy/CSM. 🙏

- Recrie os pendrives em outra máquina usando o Rufus (https://rufus.ie/), selecionando "Esquema de partição -> GPT" (que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)"):

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

(como baixar o ISO original pelo programa; altere para "Windows 10" em "Versão"; UEFI requer x64)

- Comece instalando o Windows. Carregado o instalador, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean
exit

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado. Preste atenção! Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação. Quando chegar na parte para escolher onde instalar, como fará dual boot, crie uma partição pequena (a seu gosto) para o Windows (que ficará no início do disco) e instale nela. Nisso, o próprio instalador criará automaticamente as estruturas GPT, pois a mídia foi inicializada em UEFI. O resto do espaço deixe como não alocado, sem criar partições adicionais[*]. Por baixo do capô, o instalador criará as partições EFI, MSR, Recovery. Não precisa criá-las manualmente.

- No Windows, depois de instalado, desative a inicialização rápida, pois causa encrenca com o Linux: desmarque "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle -> Opções de Energia -> Escolher a função do botão de energia".

- Instale o Kubuntu no espaço livre do disco. Tudo é para funcionar desta vez.

[*] Se você quiser uma partição adicional, crie-a nesse ponto. O importante é deixar espaço não particionado ("Não Alocado") no fim para o Linux.

Olá, Marcos.

Então, tenho que procurar um computador com Windows para baixar a imagem e gravar o pendrive de instalação? Só funciona assim?

O Rufus é que vai baixar a imagem do Windows? Não é preciso usar a ferramenta de instalação da Microsoft?

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, gutokowalski disse:

Então, tenho que procurar um computador com Windows para baixar a imagem e gravar o pendrive de instalação? Só funciona assim?

Seria a forma mais simples de criar a mídia do Windows. Os programas gráficos do Linux para isso são péssimos. É possível criar usando a linha de comando, só que é um pouco diferente daquele link que você postou. Aquilo não funciona mais desde o Windows 10 2009 (20H2), que tem arquivo maior que 4 GiB no ISO. Caso queira, posto os passos...

6 horas atrás, gutokowalski disse:

O Rufus é que vai baixar a imagem do Windows? Não é preciso usar a ferramenta de instalação da Microsoft?

Sim, o Rufus faz o download (os passos estão na imagem que postei). Ambos são competentes para a tarefa. Como você usaria o Rufus para criar a mídia do Kubuntu, já aproveitaria para o Windows também.

Postado
Em 25/09/2023 às 09:01, Marcos FRM disse:

Seria a forma mais simples de criar a mídia do Windows. Os programas gráficos do Linux para isso são péssimos. É possível criar usando a linha de comando, só que é um pouco diferente daquele link que você postou. Aquilo não funciona mais desde o Windows 10 2009 (20H2), que tem arquivo maior que 4 GiB no ISO. Caso queira, posto os passos...

Sim, o Rufus faz o download (os passos estão na imagem que postei). Ambos são competentes para a tarefa. Como você usaria o Rufus para criar a mídia do Kubuntu, já aproveitaria para o Windows também.

Eu gravei a imagem do Windows seguindo aquele tutorial. Ficou com o nome "CC..." e alguns números. Porém, quando tento dar o boot pelo pendrive, não vai: sobe direto o Kubuntu.

Outra dúvida. O meu Windows é original, o Single Language. O Rufus vai dar a opção de escolha para baixar essa minha versão?

• Membro VIP
Postado

Aquele tutorial está quebrado. Você não consegue outra máquina emprestada com Windows?

3 horas atrás, gutokowalski disse:

Outra dúvida. O meu Windows é original, o Single Language. O Rufus vai dar a opção de escolha para baixar essa minha versão?

O Rufus baixa o ISO "consumer", que tem múltiplas edições embutidas. Como você atualizou do Windows 7, sua licença do 10 é digital, atrelada ao hardware. Quando for instalar, o cuidado é selecionar a versão correta e depois a opção "não tenho a chave" do instalador. Uma vez instalado, ao conectar na internet, ativará automaticamente.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Aquele tutorial está quebrado. Você não consegue outra máquina emprestada com Windows?

O Rufus baixa o ISO "consumer", que tem múltiplas edições embutidas. Como você atualizou do Windows 7, sua licença do 10 é digital, atrelada ao hardware. Quando for instalar, o cuidado é selecionar a versão correta e depois a opção "não tenho a chave" do instalador. Uma vez instalado, ao conectar na internet, ativará automaticamente.

Tentei pedir emprestado um computador com Windows por aqui, mas ninguém tem. Fui até à Lan house, mas o rapaz só tem máquinas com Windows 7, além de serem lentas. Baixei o Rufus, mas ele não foi instalado, apresentava mensagem de erro.

Você tem os passos corretos para gravar o pendrive pela linha de comando? 

• Membro VIP
Postado

Download do ISO: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download

USBDEV=/dev/sdb

for d in ${USBDEV}*; do udisksctl unmount -b $d; done
echo -e ',2048,EF\n,,07,*' | sudo sfdisk --lock=yes --wipe=always --wipe-partitions=always --label=dos ${USBDEV} ; udevadm settle
curl -Ls https://github.com/pbatard/rufus/raw/master/res/uefi/uefi-ntfs.img | sudo dd conv=fsync,notrunc of=${USBDEV}1
sudo mkfs.ntfs -f ${USBDEV}2 ; udevadm settle
udisksctl mount -b ${USBDEV}2

Adapte a primeira linha (USBDEV=/dev/xxx) para o dispositivo do pendrive -- aparece no canto superior direito do GParted (feche-o antes de prosseguir). Atenção: tudo nesse dispositivo será apagado! Rode uma linha por vez, fornecendo senha quando requerido. Quando terminar, você terá o volume NTFS do pendrive montado no KDE. Abra o arquivo ISO do Windows no Ark e extraia seu conteúdo nesse volume. Inicializará em UEFI com Secure Boot ativo.

Postado
Em 26/09/2023 às 23:14, Marcos FRM disse:

Download do ISO: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download

USBDEV=/dev/sdb

for d in ${USBDEV}*; do udisksctl unmount -b $d; done
echo -e ',2048,EF\n,,07,*' | sudo sfdisk --lock=yes --wipe=always --wipe-partitions=always --label=dos ${USBDEV} ; udevadm settle
curl -Ls https://github.com/pbatard/rufus/raw/master/res/uefi/uefi-ntfs.img | sudo dd conv=fsync,notrunc of=${USBDEV}1
sudo mkfs.ntfs -f ${USBDEV}2 ; udevadm settle
udisksctl mount -b ${USBDEV}2

Adapte a primeira linha (USBDEV=/dev/xxx) para o dispositivo do pendrive -- aparece no canto superior direito do GParted (feche-o antes de prosseguir). Atenção: tudo nesse dispositivo será apagado! Rode uma linha por vez, fornecendo senha quando requerido. Quando terminar, você terá o volume NTFS do pendrive montado no KDE. Abra o arquivo ISO do Windows no Ark e extraia seu conteúdo nesse volume. Inicializará em UEFI com Secure Boot ativo.

Olá, Marcos.

Gravei o pendrive num computador emprestado.

Quando rodei o Rufus, a única mensagem que não apareceu foi a do passo 6 que você postou.

Tentei dar boot pelo pendrive, mas apareceram as mensagens de erro das fotos em anexo.

photo1695948306(1).jpeg

photo1695948306(2).jpeg

photo1695948306(4).jpeg

photo1695948306(5).jpeg

• Membro VIP
Postado

UEFI:NTFS está funcionando. Bom sinal. Mantenha "Secure Boot" em "Enabled" no BIOS.

O problema provavelmente deve ter sido na extração do arquivo ISO. O que tem dentro daquele volume "16 GB"?

Edit: @gutokowalski Agora que vi... Secure Boot está no modo "Setup", que equivale a desativado. Poste uma foto do submenu "Secure Boot Configuration" da guia "Security".

Postado
10 minutos atrás, Marcos FRM disse:

UEFI:NTFS está funcionando. Bom sinal. Mantenha "Secure Boot" em "Enabled" no BIOS.

O problema provavelmente deve ter sido na extração do arquivo ISO. O que tem dentro daquele volume "16 GB"?

Edit: @gutokowalski Agora que vi... Secure Boot está no modo "Setup", que equivale a desativado. Poste uma foto do submenu "Secure Boot Configuration" da guia "Security".

Ok, só um minuto!

19 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Aqui estão:

photo1695950616.jpeg

photo1695950419.jpeg

• Membro VIP
Postado

Em "Secure Boot Configuration", pressione Enter na opção "Reset to Manufacturing Default". Confirme caso necessário, saia e salve as alterações.

Você tem certeza que foi o Rufus que criou esse pendrive? Pois era para ele ter extraído o conteúdo do arquivo Win10blabla.iso dentro do volume "16 GB". Você terá que fazer agora dentro do Linux... cuide que o Ark não deve criar uma subpasta. Tem que extrair diretamente dentro de "16 GB".

Postado
5 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Em "Secure Boot Configuration", pressione Enter na opção "Reset to Manufacturing Default". Confirme caso necessário, saia e salve as alterações.

Você tem certeza que foi o Rufus que criou esse pendrive? Pois era para ele ter extraído o conteúdo do arquivo Win10blabla.iso dentro do volume "16 GB". Você terá que fazer agora dentro do Linux... cuide que o Ark não deve criar uma subpasta. Tem que extrair diretamente dentro de "16 GB".

Na primeira vez que o Rufus estava baixando a iso, quando chegou a 70%, apresentou uma mensagem de erro, que tinha algo com 32 etc. Tive que recomeçar tudo de novo.

Na segunda vez, vi que a barrinha já estava bem perto de 100%, aí ele parou e não apresentou mensagem alguma. Olhei dentro do pendrive e estava só a imagem do Windows, com final ".iso".

Como extraio corretamente com o Ark? Já tentei usá-lo e não entendi nada.

• Membro VIP
Postado

Será que esse ISO foi baixado corretamente? Tem que descobrir isso antes de tudo, senão você só vai perder tempo. Clique com o botão direito em qualquer parte do "fundo" ali no Dolphin onde está o arquivo ISO e depois em "Abrir terminal aqui" ou similar (não uso o KDE). Daí digite o comando "sha256sum Win" (sem aspas) e pressione Tab, que o nome será completado automaticamente. Pressione Enter, espere terminar e copie e cole o resultado aqui (é uma sequência de números e letras).

Postado
9 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Será que esse ISO foi baixado corretamente? Tem que descobrir isso antes de tudo, senão você só vai perder tempo. Clique com o botão direito em qualquer parte do "fundo" ali no Dolphin onde está o arquivo ISO e depois em "Abrir terminal aqui" ou similar (não uso o KDE). Daí digite o comando "sha256sum Win" (sem aspas) e pressione Tab, que o nome será completado automaticamente. Pressione Enter, espere terminar e copie e cole o resultado aqui (é uma sequência de números e letras).

Ok, só um minuto.

Aqui está o resultado:

0ca714572fcb5b8ce480acc3c93eaf2f34cc6507df5f693cff021bf4a32fac68
 Win10_22H2_BrazilianPortuguese_x64v1.iso

photo1695952933.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...