Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso trocar a fonte? (Reinicialização repentina)


Fuinha6
Ir à solução Resolvido por Fuinha6,

Posts recomendados

Olá, gente

 

Vim aqui com um pequeno problema: Meu computado tem reiniciado sozinho e absolutamente do nada. Às vezes ele passa uma, duas, três horas ligado, executando funções no multitask, jogos, illustrator, navegador com várias guias abertas... e ai reinicia do nada. Às vezes, no entanto, é questão de segundos após inserir a senha. 

 

Recentemente, fiz upgrade de placa-mãe, Processador e Placa de vídeo, mas não atualizei minha fonte. Como não dá nenhum log de erro, a placa-mãe não acende nenhuma luz, e não escuto qualquer tipo de ruído, tendo a pensar que minha fonte está me deixando na mão. 

 

Segue meu sistema: 

- placa-mãe ASUS TUF Gaming Am4 B550m-plus mATX

- 4 memórias Ram, duas XPG 2400 e duas HyperX 3000 (todas setadas em 2400 porque não gosto de OC nas rams)

- Ryzen 5600

- Sdd M2 NVMe, SSD kingston sata, e um HDD seagate 

- Cooler da CoolerMaster, Hyper 412R

- 01 extensor de porta USB 3.2, genérico, que fica numa entrada PCI-e

- Placa de Vídeo 3060 de 12gb, modelo PNY Verto

E, finalmente: - Fonte Corsair CX650 Semi Modular

 

Disso tudo, o que é velho é: Ram, todo o armazenamento, o extensor de usb, e a fonte. Tudo com mais de 5 anos (acho que fez 6 esses dias)

Antes, essa fonte tankava uma B350 ATX da biostar (modelo GT5 Racing), com um Ryzen 1600x e uma RX 580 4gb.

 

Vocês acham que é a fonte? Acham que devo trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Fuinha6 Como seria o desligamento ? Ele trava/congela? Desliga teclado e permanece ligado leds ? Da tela azul? Já tentou verificar a integridade do windows (sfc /scannow) e a saúde dos armazenamentos (Crystaldiskinfo)

Ele apenas desliga. Não congela, não apresenta tela azul, os leds permanecem ligados (da placa-mãe), mas o teclado desliga

 

na saúde dos armazenamentos, o m2 com o sistema está com 98%, o que não significa que está podre (pelo que eu vi, precisaria trocar ele lá pros 50%)

 

Não fiz o scan, mas fiz o reparo do windows que consertou umas chaves (que imagino q tenham sido prejudicadas pelas reinicializações repentinas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Olá a todos! 

Depois de todo esse tempo, consegui identificar o problema: memória RAM. 

 

Vocês me deram valiosas dicas, e fiz como pediram: tirei as duas rams de 2400, deixei as hyperx de 3000... funcionou por um tempo, depois o problema reapareceu. Nesse tempo, comecei a fazer um milhão de testes ahahaha 

 

image.thumb.png.9473ff1d19cca321bce8432912db2198.png

 

Primeiro, o scannow não detectou nenhum problema, também fiz o chkdisk e deu tudo ok. 

 

Então, resolvi trocar as memórias da HyperX e colocar as das XPG (de 2400), e dai lembrei daquele teste de memória que executa por boot (MemTest86), eis o primeiro resultado:

 

 

20231011_115731.thumb.jpg.65b75151d6578672dbafdc6c98d0a85c.jpg

 

Depois de 2h40min, as emmórias da XPG deram ok! Então fiz com as HyperX, e logo nos primeiros minutos...:

ImagemdoWhatsAppde2023-10-11(s)12_07.46_cd4190cf.thumb.jpg.7e3ef023805ae39c73628b5da8e63b91.jpg

 

Separei cada uma e, infelizmente não tirei foto, mas uma delas apresentou erro. Sobrevivo agora com 24gb de RAM kkkkkkk Obrigada a todos que me orientaram, quase comprei uma fonte nova à toa. 

O tópico pode ser encerrado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!