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TELA AZUL system_service_exception (ntoskrnl.exe)


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

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Galera, tenho esse PC tem um ano já e nunca tive problema de tela azul, porém nesse mês de setembro já tive 3 telas azuis, e não tô sabendo o que tá acontecendo, alguém pode me ajudar? Vou anexar dos dumps abaixo, e um print. Já fiz varios procedimentos, verifiquei memórias, teste de sdd e tá tudo ok. Estou desesperado.

 

image.thumb.png.29b954e807bbee5dd6679216bc8c96bd.png

 

https://drive.google.com/file/d/10DeAOq0HYZb0QZCqXBWscP-VpjTxMCCt/view?usp=sharing

  • Moderador
Postado

@CominhoX O texto abaixo foi copiado de um dos moderadores aqui da área de telas azuis. Faça os procedimentos e responda as perguntas descritas abaixo, e me mande os arquivos solicitados aqui na sua próxima resposta pra eu dar olhada.

 

Citação

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

Há quanto tempo ocorre este problema?

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

 

  • Curtir 1
Postado

@Necklace Uso SSD e a saúde tá acima de 80%

@GabrielLV

Respostas:

 

Há quanto tempo ocorre este problema?
Uma semana.

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
N/A

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
Corsair VS650

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
N/A

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
Ligado em um filtro de linha Clamper.

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
Não.

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
Não.

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
Não exatamente, mas uns dias antes de começar eu troquei o cooler box original do processador, por um gammax v2 400

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
Não.

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
Não.

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
Sim, Driver Booster, mas somente após o problema começar.

Algum overclock foi feito no computador?
Não.

 

 

Por algum motivo o modelo do meu processador não aparece no Speecy, mas é o Ryzen 5 5600X.

speecy.png

LogsColetados.7z

Postado
10 horas atrás, CominhoX disse:

Não exatamente, mas uns dias antes de começar eu troquei o cooler box original do processador, por um gammax v2 400

 

Quais as temperaturas do seu CPU? Quando trocou o cooler, trocou a pasta térmica? Se, sim, certificou-se de retirar toda a pasta antiga antes de aplicar a nova?

 

Para medir as temps, recomendo o OpenHardware Monitor e o HWInfo em conjunto, fazendo uma média de ambos.

 

10 horas atrás, CominhoX disse:

 Uso SSD e a saúde tá acima de 80%

Mesmo a saúde estando alta, não dá para se ignorar a possível falha de hardware também.

Um SSD pode começar a baixar drasticamente a escrita tanto em 50% de vida útil quanto em 100% de vida útil, ainda mais seu modelo sendo um A400 bastante simplório.

 

Por algum acaso ele ainda está em garantia? Por se tratar de um SATA-2, ele aparenta ser bastante velho, se possível já faça algum backup de seus dados e espere por mais respostas no tópico.

  • Curtir 2
Postado

@Necklace

Quais as temperaturas do seu CPU? Quando trocou o cooler, trocou a pasta térmica? Se, sim, certificou-se de retirar toda a pasta antiga antes de aplicar a nova?

 

Para medir as temps, recomendo o OpenHardware Monitor e o HWInfo em conjunto, fazendo uma média de ambos.

 

Eu troquei a pasta térmica sim e retirei toda a pasta antiga, fiz da maneira certinha... Usando o PC normalmente, acessando o navegador, vendo filmes etc, ele fica na faixa dos 38~45°, em jogos ele bate 65° ~68°, verifiquei essas temperaturas jogando Cyberpunk, Red Dead 2, God of War...

 

Mesmo a saúde estando alta, não dá para se ignorar a possível falha de hardware também.

Um SSD pode começar a baixar drasticamente a escrita tanto em 50% de vida útil quanto em 100% de vida útil, ainda mais seu modelo sendo um A400 bastante simplório.

 

Por algum acaso ele ainda está em garantia? Por se tratar de um SATA-2, ele aparenta ser bastante velho, se possível já faça algum backup de seus dados e espere por mais respostas no tópico.

 

Por acaso ele não tá mais na garantia, mas obrigado pela dica, já salvei os itens importantes na nuvem... 

  • Moderador
  • Solução
Postado

@CominhoX

image.thumb.png.dca7e4c502b37e41e1407380afffa7e5.png

 

Analisando os logs, encontrei centenas de registros apontando para erros no chip TPM da placa-mãe, que é o responsável pelos sistemas de criptografia.

 

Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

 

Vá em Dashboard > Selecione as seguintes peças: CPU, DISK, 2D Graphics, 3D Graphics, Sound, Memory, Network, vídeo Playback, Bluetooth, GPGPU, TPM, Temperature. Defina a porcentagem de todos em 100% e rode o teste (Exceto CPU: Deixe-o em 80%), veja se algum erro de hardware será detectado. Se possível, rode o teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de execução, pois a versão free do Burn In Test permite apenas um teste de 15 minutos por vez.

Postado

@GabrielLV Amigo, fiz o teste aqui, na primeira vez passou 100% sem erros, na segunda apontou vários erros na memória RAM... Vou anexar o arquivo de log também, pelo visto o problema é na memória RAM, mas como eu descubro qual pente é o problemático? 

 

Fiz o teste outras duas vezes e não tive problemas...

image.thumb.png.6e13d62f74fa0dbc1b41632545769c13.png

 

BurnInTestLog.log

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  • Moderador
Postado

@CominhoX Simplesmente remova um pente, e faça o teste com ele. Se passar, teste com o outro, e vice-versa. É bem difícil ambos os pentes estarem com problema, mas é uma possibilidade.

 

Já sabemos que o culpado é a memória RAM. Você deve substituí-la assim que descobrir qual delas está com defeito.

 

Siga o tutorial abaixo também:

 

 

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