Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Mancer A520M-DB - BIOS Errada e Não Atualiza


Fábio Monice
Ir à solução Resolvido por Fábio Monice,

Posts recomendados

Estou tendo um problema direto de tela azul no meu PC, que pela mensagem do erro, a placa-mãe se tornou um problema. Tenho a A520M-DB da Mancer, comprada na Pichau.

Porém, eu verifiquei a BIOS dela, por curiosidade, tentando entender o problema. Eis que me deparo com a versão da BIOS, A520M-E, pesquisando isso, é uma BIOS da ASUS. E mesmo assim, baixei a BIOS atualizada do site da Mancer, me deparo com o erro: "Error: ROM file ROMID is not compatible with existing BIOS ROMID".

 

Quero entender, eu estou fazendo algum procedimento errado ou essa placa-mãe é "treta" que a Pichau vai ter que resolver? 

OBS.: A placa-mãe ainda está funcionando, porém dando tela azul constantemente com o mesmo erro: "unexpected kernel mode trap"


→ Já verifiquei drivers, tudo OK.
→ Já verifiquei os outros hardwares, tudo OK também
→ Só me restou a BIOS da placa-mãe

b21ca169-49f0-41f9-900f-21d6fc3b17cc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Fábio Monice disse:

Tenho a A520M-DB da Mancer

 ...versão da BIOS, A520M-E, pesquisando isso, é uma BIOS da ASUS.

 

Ué, não da certo instalar BIOS de uma marca de placa-mãe em outra.

 

Estas placas mãe Mancer é "white label" (OEM) - produção Chinesa de baixo custo, a primeira versão vinha com  BIOS interface 2011 que nem ajuste de XMP da memória tinha, e não tinha atualização de BIOS.

 

Mande um email para o suporte da Pichau informando o modelo da placa - veja se no PCB tem numero de revisão na frente do A520M-DB; que vão te mandar um link para o Google Drive com o link para baixar o BIOS, isto é, se houver atualização.

 

A proposito já acionou o suporte da Pichau informando os problemas que tem com a placa?

 

Essas placas baratas são o típico "barato que sai caro".

 

Na descrição deste vídeo o cara colocou o link para download do BIOS no Google Drive, mas vai saber se não esta "batizado".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Ué, não da certo instalar BIOS de uma marca de placa-mãe em outra.

 

Estas placas mãe Mancer é "white label" (OEM) - produção Chinesa de baixo custo, a primeira versão vinha com  BIOS interface 2011 que nem ajuste de XMP da memória tinha, e não tinha atualização de BIOS.

 

Mande um email para o suporte da Pichau informando o modelo da placa - veja se no PCB tem numero de revisão na frente do A520M-DB; que vão te mandar um link para o Google Drive com o link para baixar o BIOS, isto é, se houver atualização.

 

A proposito já acionou o suporte da Pichau informando os problemas que tem com a placa?

 

Essas placas baratas são o típico "barato que sai caro".

 

Na descrição deste vídeo o cara colocou o link para download do BIOS no Google Drive, mas vai saber se não esta "batizado".

 


Entrei em contato com eles, mas até agora nada. Estou esperando, pelo menos, uma explicação por parte deles. Percebi, o "barato sai caro", se não tiver a atualização da BIOS, vão ter que comprar outra placa.

Tentei ver o link que citou, mas está incompleto na descrição do Youtube. Mesmo assim, obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Fábio Monice disse:

Tentei com o 2.0 volta a dar esse problema:

 

Use o 2.0 (com o 2.2 o script nem foi executado). Então o BIOS que os caras mandaram tem ID diferente...

 

O que disse antes...

 

Em 15/09/2023 às 08:55, Marcos FRM disse:

Se você tiver certeza ⚠️ que o BIOS é compatível, adicione a opção /x na invocação do atualizador (AfuEfi). O comando deve estar dentro do script startup.nsh, um arquivo de texto plano, que pode ser aberto com o Bloco de notas.

 

...continua válido. Você pode abrir startup.nsh com o bloco de notas e adicionar "/x" (sem aspas) no final da linha que contém "AfuEfix64.efi", adicionando um espaço antes do "/x". Salve o arquivo e repita o processo. Contudo, isso atualizará mesmo com ID diferente. Esteja ciente que, se o BIOS for errado para sua placa, é muito provável que não iniciará mais depois de reiniciar. Como foi o suporte deles que enviou o arquivo, talvez dê para arriscar. Por sua conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!