Ir ao conteúdo

memória ram utilizável 5.7GB de 8.0GB

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

oi, comprei um notebook novo esses dias e veio com linux (Lenovo IdealPad 1 - AMN7BR)

coloquei o Windows 10 nele e instalei todos os drivers etc, porém a ram dele sempre fica em 5.7 mesmo eu tendo 8GB. Já mudei as configurações de memória maxima no msconfig para 8192(8GB) e mesmo assim a ram utilizavel não sobe para 8. Pensei ser uma configuração na placa-mãe ou outra coisa como a vram disponvel de 2GB pode estar compartilhando 

Config:

Ram: 8GB

SSD: 226GB

Processador: Ryzen 5 7520U

GPU 0: AMD Radeon(tm) graphics

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@The senpia Tarde 

Você mesmo já respondeu a sua pergunta.

Esses 2.3Gb que estão faltando está sendo usado pela AMD Radeon(tm) graphics.

Essa quantidade de memória de memória de VRAM é configurada dentro da BIOS e não pelo windows. 

5.7Gb é muito pouco para o windows 10 ou 11, recomendo instalar mais uma pente de 16Gb DDR5.

https://www.lenovo.com/br/pt/laptops/ideapad/serie-100/IdeaPad-1-15AMN7/p/88IPS101778

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3424922267-memória-notebook-16gb-DDR5-5200-MHz-netcore-net516g5200so52-_JM#position=29&search_layout=grid&type=item&tracking_id=0c6e61bc-791a-4748-b71f-17da7842690e

• Curtir 1
Postado

@The senpia  Desmarque a opção do MSCONFIG se você colocar mais um pente de memória, vai ficar travado em 8gb. Ninguém que não é desenvolvedor e queira limitar o sistema deveria mexer nessas opções.

Se tiver que mudar algo será na BIOS. Como já informado pelo colega acima.

Postado

No BIOS você pode diminuir a VRAM e alocar apenas o mínimo pra GPU.

No meu caso, utilizo apenas 64mb em memória de vídeo e o resto fica pro Windows.

Vale ressaltar que a própria APU Ryzen aloca automaticamente mais VRAM caso seja preciso em aplicações gráficas mais pesadas.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, The senpia disse:

@Necklace Como posso mudar isso? ja olhei na BIOS e não existe nenhuma opção relacionada a VRAM.

BIOS KSCN25WW

Cara BIOS de notebook é bem limitada, as BIOS mais completa são os notebooks da Dell (apenas processadores Intel). 

No meu trabalho tem dois notebook da Dell ambos com processadores AMD Ryzen e os dois a BIOS são muito simples.

A única solução é instalar mais memória RAM.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!