Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

@Eduardo baldinii88 Em um vídeo no canal MW Informática esse WC segurou um Ryzen 9 5900X durante teste de estresse no Aida64 na faixa dos 66 graus, então isso aí tá me parecendo meio alto, relativamente. Faz um teste de estresse também e fica de olho nas temperaturas, pra saber em qual temperatura tá estabilizando, porque por essa imagem aí só podemos ver o pico, e os 37 graus no caso é com ele na área de trabalho mesmo?

Postado
4 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Eduardo baldinii88 Em um vídeo no canal MW Informática esse WC segurou um Ryzen 9 5900X durante teste de estresse no Aida64 na faixa dos 66 graus, então isso aí tá me parecendo meio alto, relativamente. Faz um teste de estresse também e fica de olho nas temperaturas, pra saber em qual temperatura tá estabilizando, porque por isso aí só podemos ver o pico.

Rodei 40 minutos no Aida64 e o pico foi de 66 graus e estabilizou nos 64 , achei estranho no cs ter tido esse pico 

• Moderador
Postado

@Eduardo baldinii88 Esse resultado já me parece bem mais esperado. CPU a 100% por esse tempo todo a 64 graus é muito bom. Eu diria então pra usar o MSI Afterburner e monitorar em tempo real as temperaturas durante o CS:GO, pra saber em qual temperatura realmente tá estabilizando, esse pico pode ter sido uma anomalia que não reflete bem a temperatura que ele realmente está operando no jogo.

Se parar pra pensar, o teste de estresse, por mais que seja bem mais exigente, é muito mais constante do que um jogo como CS:GO, então talvez faça sentido ter uns picos nada a ver aqui e ali.

Postado
18 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Eduardo baldinii88 Esse resultado já me parece bem mais esperado. CPU a 100% por esse tempo todo a 64 graus é muito bom. Eu diria então pra usar o MSI Afterburner e monitorar em tempo real as temperaturas durante o CS:GO, pra saber em qual temperatura realmente tá estabilizando, esse pico pode ter sido uma anomalia que não reflete bem a temperatura que ele realmente está operando no jogo.

Se parar pra pensar, o teste de estresse, por mais que seja bem mais exigente, é muito mais constante do que um jogo como CS:GO, então talvez faça sentido ter uns picos nada a ver aqui e ali.

Você acha que o modo de jogo ativado do Windows pode influenciar a temperatura? Vi em um outro tópico a pessoa falando que desativou é melhorou a temp 

• Moderador
Postado

@Eduardo baldinii88 Nunca ouvi falar disso acontecer, que eu saiba esse negócio é útil pra impedir notificações durante os jogos e pra monitorar algumas coisas, até pra realizar gravações, eu duvido que vai estar exigindo tanto do processador a ponto de interferir na temperatura, mas se não vai fazer falta pra você, não importa muito deixar ligado.

Postado
12 horas atrás, Batata Defumada disse:

Cara baixei o msi pra monitorar e o interessante é que ele fica sempre em 68~70 graus , porém como eu disse no Aida 64 full stress ele não passa de 66, tem alguma explicação?

20230916_111645.jpg

Postado
13 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Eduardo baldinii88 Em um vídeo no canal MW Informática esse WC segurou um Ryzen 9 5900X durante teste de estresse no Aida64 na faixa dos 66 graus,

Tem o detalhe que o MW mora no Sul, teve um teste dele que a temperatura ambiente estava em 18 graus.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

Tem o detalhe que o MW mora no Sul, teve um teste dele que a temperatura ambiente estava em 18 graus.

Eu esqueci de levar isso em consideração. Se não me falha a memória nesse teste específico a temperatura ambiente estava 24 graus.

17 minutos atrás, Eduardo baldinii88 disse:

você acha que até qual temp é aceitável? Jogando monster hunter por exemplo ele não passou de 55 ° graus 

Eu acho que tá aceitável sim. Nós sabemos que o WC é bom e que não é erro na montagem, se for pra tentar melhorar as temperaturas dá pra fazer undervolt no processador e também tentar melhorar o air flow do gabinete. Mas enfim, eu acho que tá bom.

Postado
20 minutos atrás, 1lokos disse:

Aqui onde eu moro (Ribeirão Preto) é um forno kkk por exemplo, agora está 33°graus , cidade quente viu kk 

6 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Eu esqueci de levar isso em consideração. Se não me falha a memória nesse teste específico a temperatura ambiente estava 24 graus.

Eu acho que tá aceitável sim. Nós sabemos que o WC é bom e que não é erro na montagem, se for pra tentar melhorar as temperaturas dá pra fazer undervolt no processador e também tentar melhorar o air flow do gabinete. Mas enfim, eu acho que tá bom.

Show,mais pra frente vou tentar melhorar , estou com um gabinete xpg striker air com 3 fans na frente e uma traseira, porém as 2 fan frontal são bem fracas

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Batata Defumada disse:

Eu tô muito paranoico com as temperaturas, acho que não tá normal.... Em idlle chega a 58~60 graus ,e no cs 72 .... monster hunter que puxou mais do CPU ele não passou dos 60 . 

• Moderador
Postado

@Eduardo baldinii88 Se a performance tá do seu agrado, problema nenhum. Você pode fazer undervolt também, que na realidade eu acredito ainda melhor do que essas opções que limitam o consumo, porque limitar o consumo = limitar performance. O undervolt te permite atingir a mesma performance só que consumindo menos energia, consequentemente esquentando menos.

Mas como eu disse, se não está tendo problemas de performance, não vejo problema nenhum em usar o Ecomode.

Postado
Em 16/09/2023 às 19:26, Eduardo baldinii88 disse:

Eu tô muito paranoico com as temperaturas, acho que não tá normal.... Em idlle chega a 58~60 graus ,e no cs 72 .... monster hunter que puxou mais do CPU ele não passou dos 60 . 

Não tem nada errado com estas temperaturas, só é problema quando passa de 80 graus, porque reduz o clock.

Postado
55 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Eduardo baldinii88 Se a performance tá do seu agrado, problema nenhum. Você pode fazer undervolt também, que na realidade eu acredito ainda melhor do que essas opções que limitam o consumo, porque limitar o consumo = limitar performance. O undervolt te permite atingir a mesma performance só que consumindo menos energia, consequentemente esquentando menos.

Mas como eu disse, se não está tendo problemas de performance, não vejo problema nenhum em usar o Ecomode.

Preciso pesquisar sobre, não entendo muito . 

18 minutos atrás, 1lokos disse:

Não tem nada errado com estas temperaturas, só é problema quando passa de 80 graus, porque reduz o clock.

Problema q nesses dias quentes tá batendo 75 graus , o cdd#0 beira 78 ... Eu tenho q me basear na temp Package ou cdd#0?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 16/09/2023 às 11:46, Batata Defumada disse:

Eu imagino que seja porque durante o jogo todo o seu sistema está sendo utilizado, então por exemplo o calor produzido pela sua placa de vídeo vai acabar impactando um pouco também. No teste de estresse era só o processador sendo exigido.

Na realidade, no teste de estresse todos os núcleos são utilizados. O clock do processador, por sua vez, não chega ao máximo do turbo (uns 4.65 GHz). Fica bem longe, na verdade (em torno dos 3.8 GHz). Ou seja, essa situação não equivale àquela que causará a temperatura máxima.

Esse processador atinge a temperatura máxima em situações como jogos, quando menos núcleos são utilizados e a frequência sobe bastante. Esse comportamento é totalmente normal para o Ryzen 7 5700X, que é configurado de forma bastante conservadora de fábrica para o multi-core (e por isso ele não ferve como o Ryzen 7 5800X, enquanto ao mesmo tempo mantém quase o mesmo desempenho em jogos).

Temperaturas como as relatadas pelo @Eduardo baldinii88 estão dentro da normalidade para esse processador. Quando estou jogando ou rodando códigos pesados em Python que usam poucos núcleos, o meu R7 5700X também chega aos picos de 75ºC ~ 78ºC (com um air cooler Zalman CNPS9900-MAX, que é bem potente). Em estresse, usando todos os núcleos, ele passa pouco dos 60ºC.

Não faz sentido querer limitar o consumo do processador e jogar desempenho fora com temperaturas tranquilas assim.

• Amei 1
  • mês depois...
Postado

Também tenho um processador desse e a temperatura  pode chegar a 90º segundo a fabricante. Aqui no cyberpunk e Alan Wake 2 chega a 78° com a lateral aberta (minha cidade é bem quente porém uso um water de  120mm) em outros games costuma ficar entre 66 e 70, sendo assim essas temperaturas estão normais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...