Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NVMe não é reconhecido no primeiro slot M.2 - placa-mãe Gigabyte B550M DS3H


Gedzera

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Tenho uma placa-mãe gigabyte B550M DS3H rev 1.5, R5 5500, memória 2x8GB XPG @3200Mhz, FonteSSD 1TB Kingston NV2 Modelo: NV2S/1000G e uma 1660 Super

 

Pois bem, ocorre algo que está deixando com uma pulga atrás da orelha, quando coloco o SSD NVMe no primeiro slot M.2, a BIOS não reconhece o dispositivo.

 

A BIOS só reconhece, quando é colocado no segundo slot M.2.... Isso já mostra que o problema, não está no SSD da Kingston.

 

Entrei em contato com a gigabyte via chamado técnico, e o atendente de forma bem genérica, sugeriu atualizar a BIOS para a versão F2 (não resolveu), depois ele me passou uma Lista de SSDs NVMe compatíveis com a minha placa-mãe, e para azar meu dispositivo não consta nesta lista (consta o de 256 GB e não o de 1 TB).. Porém, por que raios ele funciona apenas no segundo slot M.2?

 

Já ativei secure boot, 4G above decodification e nada resolve o problema.

 

Alguém tem alguma indicação para resolver o problema ou solicito RMA na pichau para trocar a placa-mãe?

 

image.thumb.png.7ea4e6404a6da6357a5507509ca04ac8.png

 

 

image.png.e7f7d08e3d44da2dd3261879e162f3a6.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp Só tenho o SSD de 1TB, o de 256GB e que consta como compatível na lista passada pelo atendente da gigabyte.

 

Olhei sim, essa opção só fica disponível quando o SSD NVMe de 1TB está instalado no segundo slot, quando instalado no primeiro slot, não aparece nada....

 

@denispadua Pois é, era para funcionar em ambos os slots, e não só no segundo slot...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jpR5 5500 suporta PCI express 3.0, porém o SSD é PCI express 4.0, porém é para funcionar por retro compatibilidade.

 

image.thumb.png.e6b431eb4c80c2d723495ada03c16489.png

@matheusbruno18 Eu montei o PC, tenho experiência, e tenho certeza que não entortou nenhum pino, pois fiz o teste do "dedindo" e certifiquei que estava bem encaixado antes de instalar o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp

 

Da lista passada pelo atendente da Gigabyte, o SSD com a mesma especificação que a minha, só difere a quantidade de armazenamento:

 

image.png.ca75026a676cdc4957660182fb8e68ef.png

 

@1lokos Tô pensando em acionar, o complicado e ficar sei lá qnt tempo sem PC, mas com sua experiência, tem algo que possa sanar este b.o?

 

Não tenho nenhum SSD Sata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gedzera , no momento só vejo o que pode ter acontecido como @1lokos  falou.

  • Eu esbarrei um vídeo e comentário em forum falando: sobre aplicar a opção "Carregar padrão(padres) Otimizados".

Onde ao aplicar a opção: os SSDs era detectados em um placa Gigabyte mas de outra versão/modelo. Não sei resolveria o problema.

 

Entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!