Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Tenho uma placa-mãe gigabyte B550M DS3H rev 1.5, R5 5500, memória 2x8GB XPG @3200Mhz, FonteSSD 1TB Kingston NV2 Modelo: NV2S/1000G e uma 1660 Super

Pois bem, ocorre algo que está deixando com uma pulga atrás da orelha, quando coloco o SSD NVMe no primeiro slot M.2, a BIOS não reconhece o dispositivo.

A BIOS só reconhece, quando é colocado no segundo slot M.2.... Isso já mostra que o problema, não está no SSD da Kingston.

Entrei em contato com a gigabyte via chamado técnico, e o atendente de forma bem genérica, sugeriu atualizar a BIOS para a versão F2 (não resolveu), depois ele me passou uma Lista de SSDs NVMe compatíveis com a minha placa-mãe, e para azar meu dispositivo não consta nesta lista (consta o de 256 GB e não o de 1 TB).. Porém, por que raios ele funciona apenas no segundo slot M.2?

Já ativei secure boot, 4G above decodification e nada resolve o problema.

Alguém tem alguma indicação para resolver o problema ou solicito RMA na pichau para trocar a placa-mãe?

image.thumb.png.7ea4e6404a6da6357a5507509ca04ac8.png

image.png.e7f7d08e3d44da2dd3261879e162f3a6.png

Postado

@Kaze_jp Só tenho o SSD de 1TB, o de 256GB e que consta como compatível na lista passada pelo atendente da gigabyte.

Olhei sim, essa opção só fica disponível quando o SSD NVMe de 1TB está instalado no segundo slot, quando instalado no primeiro slot, não aparece nada....

@denispadua Pois é, era para funcionar em ambos os slots, e não só no segundo slot...

Postado

@Gedzera  O problema poderia ser o processador também, é menos provavel, mas é uma possibilidade já que o primeiro slot é ligado diretamente ao processador. Enquanto o segundo slot é ligado no chipset.

Postado

@Kaze_jpR5 5500 suporta PCI express 3.0, porém o SSD é PCI express 4.0, porém é para funcionar por retro compatibilidade.

image.thumb.png.e6b431eb4c80c2d723495ada03c16489.png

@matheusbruno18 Eu montei o PC, tenho experiência, e tenho certeza que não entortou nenhum pino, pois fiz o teste do "dedindo" e certifiquei que estava bem encaixado antes de instalar o cooler.

Postado

Pode ser falha no contato do slot M.2 na placa-mãe, se não tiver como testar com outro NVMe acione a garantia.

Tem algum dispositivo SATA? Se tiver não use a porta SATA1, as conexões são compartilhadas com o M2A_CPU.

Postado

@Kaze_jp

Da lista passada pelo atendente da Gigabyte, o SSD com a mesma especificação que a minha, só difere a quantidade de armazenamento:

image.png.ca75026a676cdc4957660182fb8e68ef.png

@1lokos Tô pensando em acionar, o complicado e ficar sei lá qnt tempo sem PC, mas com sua experiência, tem algo que possa sanar este b.o?

Não tenho nenhum SSD Sata.

Postado

@Gedzera , no momento só vejo o que pode ter acontecido como @1lokos  falou.

• Eu esbarrei um vídeo e comentário em forum falando: sobre aplicar a opção "Carregar padrão(padres) Otimizados".

Onde ao aplicar a opção: os SSDs era detectados em um placa Gigabyte mas de outra versão/modelo. Não sei resolveria o problema.

Entendi.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...