Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo externa para gabinete Vostro Small Desktop


Posts recomendados

Prezados,

 

Resumo:

Comprei um computador e um monitor, e a placa de vídeo onborard do computador não tem a resolução máxima do monitor e nem posso instalar uma placa de Vídeo externa porque a fonte do comutador dele é de 180w. Preciso de uma placa de Vídeo externa para usar o monitor sem distorcer a imagem. Sou designer gráfico, a imagem é o mais importante no meu serviço. 


Explicando por miúdos:

Comprei um Vostro Small Desktop, Core i7, 16gb... com placa de Vídeo onbord Intel UHD Gráphics 770, sendo que ele tem 1 slot PCIe X16 de meia altura e  e 1 slot X1 de meia altura. Comprei também um monitor LG 29wL500-B.

Antes de comprar o monitor, vendo que o máximo da placa onboard é de 1920X1080. Perguntei direto na LG se ele iria funcionar sem distorcer a imagem com a resolução de 1920X1080, informei que era o máximo da placa de vídeo.  O atendente só repetia  o  que está escrito no manual, e que ele era FULL HD, e se aplaca de vídeo fosse iria ficar bom. Então comprei o monitor LG 29wL500-B, e vendo que a placa-mãe tinha o slot X16 podia comprar uma outra placa para usar com o monitor. OK, tudo certo. Se não funcionar eu teria um plano B.

 

Agora quando chegou o computador e o monitor, a imagem fica distorcida se pegar tela inteira. porque o máximo da Intel 770 é de 1920X1080, e o padrão do monitor é 2560X1080. E o monitor ainda fica dando uma viso que 1920X1080 não é uma boa resolução para ele. 

 

Liguei para a Dell, falei que precisava de usar o slot X16 para colocar uma placa de Vídeo que atendesse o monitor, já que a omboard não dá a resolução que ele precisa. O atendente ficou se limitando a dizer que se não tem a informação no manual, então não tinha como. Tentei várias vezes com pessoas diferentes e todos a mesma coisa só repete o que está no manual. Demorou mais de um dia, falei com muita gente, mas resumindo a ópera consegui uma resposta deles que em resumo é:

 

O computador apesar de ter o Slot X16 meia altura (half-height) e poder conectar uma placa de vídeo. Mas a fonte de 180w pode não aguentar e eles não tem outra fonte homologada para este modelo. Nem falo o que passa na minha cabeça vendo isto... Mas vamos seguir para frente, já falei muito.

 

Não posso devolver o computador, e nem queria trocar monitor por um normal. Foram anos para conseguir este maior e volto para o que tinha antes?

 

Em vista disto tudo, minha pergunta é:

Que tipo de adaptador, ou placa externa barata eu posso usar para conseguir exibir uma imagem de 2560X1080?

Não quero jogos, só preciso da imagem e qualidade de cor para trabalhar.

 

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do site ARK da intel:

 

Gráficos do processador ‡Gráficos UHD Intel® 770

Frequência da base gráfica300 MHz

Máxima frequência dinâmica da placa gráfica1.55 GHz

Saída gráficaeDP 1.4b, DP 1.4a, HDMI 2.1

Unidades de Execução32

Resolução máxima (HDMI)‡4096 x 2160 @ 60Hz

 

Vídeo onboard suporta sim essa resolução.. até 4k... seu vídeo é UHD 770.. UHD é a resolução 4K.

 

voce já tentou atualizar o driver gráfico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ma458noel , olá

Olha você pode tentar colocar uma placa de vídeo lowprofile ou tipo "Nvidia modelo Quadro" ou AMD Radeon Pro. Se você precisa de resolução boa.

 

A linha Quadro e Radeon pro, você pode achar modelo mais barato sendo usados.

 

Dúvida: Você trabalha com tipo imagem/ilustração ou photoshop e afins?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, bngomes disse:

Do site ARK da intel:

 

Gráficos do processador ‡Gráficos UHD Intel® 770

Frequência da base gráfica300 MHz

Máxima frequência dinâmica da placa gráfica1.55 GHz

Saída gráficaeDP 1.4b, DP 1.4a, HDMI 2.1

Unidades de Execução32

Resolução máxima (HDMI)‡4096 x 2160 @ 60Hz

 

Vídeo onboard suporta sim essa resolução.. até 4k... seu vídeo é UHD 770.. UHD é a resolução 4K.

 

voce já tentou atualizar o driver gráfico?

 

eu entrei no site da intel, e lá tem uma observação:

 

Resolução máxima (eDP - tela plana integrada)‡

A resolução máxima (tela plana integrada) é a resolução máxima suportada pelo processador em um dispositivo com tela plana integrada (24 bits por pixel e 60Hz). A resolução de tela do sistema ou do dispositivo depende de vários fatores de design do sistema; a resolução real pode ser menor no seu dispositivo.

 

No manual do Vostro 3710 diz que 
Vídeo ● Um DisplayPort 1.4a (HBR2) ● Uma porta HDMI 1.4b NOTA: A resolução da porta HDMI é de até 1920 x 1200.

Vou até questionar isto com a Dell, se no site da intel fala que vai até 4096 x 2160, porque no computador não passa de 1920X1080.
Mas sinceramente, acredito que eles ao projetarem o sistema liquidaram com as outras possibilidades do Vídeo.


Estou com Windows 11 pro.

Eu entrei no site da intel atualizei os drivers e também está atualizado os drivers da dell. Mesmo assim, o máximo que mostra é 1920X1080. O monitor não aceita 1920X1200.
 

7 horas atrás, Kaze_jp disse:

@Ma458noel , olá

Olha você pode tentar colocar uma placa de vídeo lowprofile ou tipo "Nvidia modelo Quadro" ou AMD Radeon Pro. Se você precisa de resolução boa.

 

A linha Quadro e Radeon pro, você pode achar modelo mais barato sendo usados.

 

Dúvida: Você trabalha com tipo imagem/ilustração ou photoshop e afins?

 

 

Eu até queria colocar a placa Lowprofile, mas a fonte do computador é só 180w, esta placa da Palit, o recomendado é uma fonte de 300w. Todas que achei pedem o mínio de 300w.
E este gabinete da Dell não aceita trocar a fonte por outra maior. Então a ideia é usar uma placa de vídeo externa ou adaptador que expanda a imagem para 2560X1080. 

 

Eu trabalho com Corel Draw, Ilustrator, Photoshop, Indesing, e outros tantos.

 

Obrigado gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ma458noel disse:

Resolução máxima (eDP - tela plana integrada)‡

A resolução máxima (tela plana integrada) é a resolução máxima suportada pelo processador em um dispositivo com tela plana integrada (24 bits por pixel e 60Hz). A resolução de tela do sistema ou do dispositivo depende de vários fatores de design do sistema; a resolução real pode ser menor no seu dispositivo.

isso aqui é sobre tela de notebook...

 

No caso seu monitor é um utlrawide full HD.. 2560x1080... essa resolução deveria ser suportada sim... 

 

voce pode tentar ainda algumas coisa:

1) Instalar o software do monitor (que vai instalar o driver dele) e ver se da pra setar a resolução nele..

2) Instalar o Driver de Vídeo da intel e tentar setar a resolução nele

3) Tentar com um cabo display port..

4) usar uma placa low profile como a rx 6400.. ou gt 1030, elas  são alimentadas pela proprio slot pci express. e não devem consumir muito.. a Rx 6400 tem um consumo aprox de 53W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2023 às 08:36, bngomes disse:

isso aqui é sobre tela de notebook...

 

No caso seu monitor é um utlrawide full HD.. 2560x1080... essa resolução deveria ser suportada sim... 

 

voce pode tentar ainda algumas coisa:

1) Instalar o software do monitor (que vai instalar o driver dele) e ver se da pra setar a resolução nele..

2) Instalar o Driver de Vídeo da intel e tentar setar a resolução nele

3) Tentar com um cabo display port..

4) usar uma placa low profile como a rx 6400.. ou gt 1030, elas  são alimentadas pela proprio slot pci express. e não devem consumir muito.. a Rx 6400 tem um consumo aprox de 53W

 

@bngomes

Eu já instalei o software do monitor, instalei também o driver da intel e até um programa deles de inspeção e atualização, mas nada mudou continua com a resolução de 1920X1080.
Ainda não testei o cabo display port, porque eu não tenho um, o que tenho aqui é um adaptador display port para HDMI. vou testar amanhã, mas acho que ele deve ter limitações nesta transformação.

 

@Kaze_jp

Em 21/09/2023 às 13:49, Kaze_jp disse:

É muito complicado... A Dell só lê o manual, o mesmo que disponibiliza para nós online, ai se a resposta não está lá, eles mandam procurar o setor de vendas, que entra no site e olha o mesmo que olhamos, e respondem: Sr. se não tem no site de vendas, então nós não podemos lhe atender... ou qualquer resposta parecida com esta. 
É um suporte limitado uma rede de venda engessada, e ninguém faz além do que está ali na tela.  Então você fala. E se eu conseguir uma fonte de outro fabricante???? A reposta é só uma: você pode usar, mas perde a garantida do produto, porque não será uma fonte homologada.

É terrível!!!! você compra porque te oferecem mundos e fundos, e no final quando precisa todo mundo corre e te deixa no vácuo. ou melhor, te deixa com o manual de instruções na mão.
Em fim, voltando a sua sugestão... 

Eu tirei a foto da fonte, é esta que vou anexar, nem procurando na dell ela aparece, nenhuma similar, nem sei o que faço com estas informações que estão na foto dela.... Eu não medi as dimensões e pelo que vi as saídas dos cabos são exatamente só o que está plugado na placa-mãe, tem 2 plugas sobrando 1 para HD (que já usei) outro para CD.

fontedellvostro3710.thumb.jpg.aa004c48e3ace3210f6b04001358746d.jpg

 

Tem muita informação ai, não sei o que poderia ser útil para encontrar uma similar de maior potência.

 

Obrigado pela ajuda gente!

 

Só para completar, este monitor LG 29wL500-B. tem 2 saídas HDMI e nenhuma saída display port.

Ele é bom mas é ruim, para que 2 HDMI??? Ele nem deixa dividir a tela em 2 partes mostrando cada porta HDMI, tem que ficar mudando pelo seletor de comando dele que é bem ruim de mexer. 

 

Pelo preço devia ter 1 HDMI e 1 display port mas não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI gente!

 

Fiz vários questionamentos com a Dell, fui eliminando as possibilidades em partes, primeiro o uso do PCIeX16, que por final ela pode se usada mas a fonte não vai aguentar a placa de vídeo, e não tem outro modelo de fonte para este computador.  Depois fiz vários questionamentos quanto a placa de vídeo, e por fim, o problema não é o processador de vídeo, é a placa-mãe que tem limitação e a porta HDMI, de acordo com eles, nem se fizer atualização da BIOS ou do driver placa de vídeo não vai adiantar, porque a limitação está na saída HDMI e na construção da placa-mãe. É físico.

 

MAS..... 

 

Pela porta DP poderia alcançar a resolução total, ela não tem impedimento da placa-mãe (isto foi meio que uma suposição deles), só que este monitor  LG 29wL500-B só tem 2 HDMI! Eu nem posso devolver ele, já passou os 7 dias, então vou tentar comprar um cabo Display Port para HDMI e testar.

 

Depois posto aqui os resultados!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!