Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade PC gamer ASRock x370 killer


Posts recomendados

Boa noite. Tenho um PC gamer que montei em 2018  e gostaria de fazer um upgrade pra tentar jogar nele por mais um ou dois anos sem gastar o olho do cara.. a configuração dele é:

ASRock x370 killer sli

Amd Ryzen 7 1800 360mhz

GeForce GTX 1060 6g

2x 8 DDR4

SSD 230

HD 1t

Não entendo quase nada de hardware além do básico. Poderiam me aconselhar? Eu pensei em aumentar a memória RAM pra 32, trocar a gpu por uma RTX 3080 ou 3060 (mas não sei se a placa-mãe aceita e se vale a pena esse modelo e comprar outro SSD. Poderiam me ajudar? Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, daniellelandini disse:

Amd Ryzen 7 1800 360mhz

Se utiliza o PC mais para jogar, pegaria o 5800X3D, vai dar uma nova vida à AM4, mas aí vai precisar de um air cooler muito bom para isso, recomendo Deepcool AG400. Se estiver com orçamento apertado para processador ou vai utilizar o PC para produtividade, recomendo o 5700X, ele não vem com cooler, então está a mesma indicação. Para suportar ambos esses processadores, tem que ver se o BIOS dessa placa-mãe está na última versão primeiro.

 

6 horas atrás, daniellelandini disse:

trocar a gpu por uma RTX 3080 ou 3060

Nesse mesmo preço da RTX 3080, você pega a RTX 4070, que possui mais VRAM, oferece desempenho equivalente à RTX 3080 e consome menos energia.

 

6 horas atrás, daniellelandini disse:

Eu pensei em aumentar a memória RAM pra 32

Recomendo Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz DDR4 (pegue 2 pentes).

 

Quanto à SSD, eu acrescentaria o NVMe mais para ter armazenamento extra para jogos instalados e arquivos, recomendo Samsung 980 1TB M.2 NVMe (o mais melhor) ou Crucial P3 1TB M.2 NVMe (o mais barato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Joao531 disse:

Se utiliza o PC mais para jogar, pegaria o 5800X3D, vai dar uma nova vida à AM4, mas aí vai precisar de um air cooler muito bom para isso, recomendo Deepcool AG400. Se estiver com orçamento apertado para processador ou vai utilizar o PC para produtividade, recomendo o 5700X, ele não vem com cooler, então está a mesma indicação. Para suportar ambos esses processadores, tem que ver se o BIOS dessa placa-mãe está na última versão primeiro.

 

Nesse mesmo preço da RTX 3080, você pega a RTX 4070, que possui mais VRAM, oferece desempenho equivalente à RTX 3080 e consome menos energia.

 

Recomendo Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz DDR4 (pegue 2 pentes).

 

Quanto à SSD, eu acrescentaria o NVMe mais para ter armazenamento extra para jogos instalados e arquivos, recomendo Samsung 980 1TB M.2 NVMe (o mais melhor) ou Crucial P3 1TB M.2 NVMe (o mais barato).

 

@Joao531 muito obrigada pela ajuda. Então, pelo que entendi eu preciso trocar o processador tb e não posso aproveitar os dois pentes de 8g DDR4 que tenho, é isso? Quanto a gpu, eu tinha preferência pela nvidia. A RTX 3060 esta num valor mais em conta pelo que vi. Ela não atenderia ? Quanto ao cooler é a fonte acho que só abrindo a máquina pra ver qual é o modelo e a potência do que tenho ou existe outra maneira? Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, daniellelandini disse:

@Joao531 muito obrigada pela ajuda. Então, pelo que entendi eu preciso trocar o processador tb e não posso aproveitar os dois pentes de 8g DDR4 que tenho, é isso?

Você pode aproveitar os 2 pentes de 8GB RAM DDR4, embora isso depende de que tipo de uso será seu computador. Mas há alguns jogos que recomendam 32GB RAM, e isso vai acontecer no futuro, então tem que considerar.

 

4 horas atrás, daniellelandini disse:

Quanto a gpu, eu tinha preferência pela nvidia. A RTX 3060 esta num valor mais em conta pelo que vi. Ela não atenderia ?

Sim, é ótima GPU também. Já vai do seu poder aquisitivo.

 

4 horas atrás, daniellelandini disse:

Quanto ao cooler é a fonte acho que só abrindo a máquina pra ver qual é o modelo e a potência do que tenho ou existe outra maneira?

Sim, tem que abrir a máquina para ver a fonte e o cooler. Se quiser mais informações, veja esse tópico:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2023 às 08:25, Joao531 disse:

Se utiliza o PC mais para jogar, pegaria o 5800X3D, vai dar uma nova vida à AM4, mas aí vai precisar de um air cooler muito bom para isso, recomendo Deepcool AG400

 

O AG400 pode ser insuficiente para o 5800X3D, num gabinete realmente bem ventilado até segura só em jogos - mas batendo os 80 graus.

Nesse caso pelo menos o AG400 PLUS (dual fan push-pull) que custa ~R$30,00 a mais e deve baixar uns 2 graus, o ideal é o AG620 - R$ 350,00 ou WC 240mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Joao531 @1lokos obrigada pela ajuda! sei que a fonte é 650w. Vou abrir a máquina quando chegar em casa para verificar a marca da fonte e do cooler. Estou jogando baldur's gate 3 e não tenho aquecimento ou problemas graves de performance mas sei que o desempenho grafico do game está comprometido. Eu já tenho 16g de RAM (2 pentes de 8 DDR4) poderia apenas colocar mais 1 pente de 16g e somaria 32g. Assim funcionaria ok? A minha ideia nesse upgrade é gastar pouco,  ficar mais 1 ou 2 anos com essa máquina pra aproveitar ao maximo a vida util das peças e em 2025/26 montar outra inteiramente nova e aí sim investir um valor maior, entende? Por isso perguntei qual seria o melhor custo beneficio de uma nova gpu e RAM. Quanto ao processador, precisaria trocá-lo tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, daniellelandini disse:

 Eu já tenho 16g de RAM (2 pentes de 8 DDR4) poderia apenas colocar mais 1 pente de 16g e somaria 32g. 

 

Nesse caso você tem que comprar mais dois pentes de 8 para completar 32 GB, as memórias devem ser usadas sempre em numero para para manter dual channel. O cenário ideal é você vender os 2 pentes de 8GB e comprar 2 de 16 GB.

 

Se o micro é usado só para jogar passar de 16 para 32 não vai dar ganho de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória é o que tem menor prioridade, se preocupe primeiro com o CPU e a VGA, nesta ordem, decida qual CPU* encaixa no seu orçamento, depois a VGA.

 

* Antes de mais nada, precisa atualizar o BIOS a placa-mãe para a versão mais atual, a P.30 de 11/2022, foi a que incluiu compatibilidade com os CPUs AM4 mais recentes (04/2022) - Ryzen 4500, 5500, 5600, 5700X...

  • 2. Support Renoir, Vermeer, and Cezanne CPU

https://www.ASRock.com/mb/AMD/X370 Killer SLI/index.br.asp#BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Abri esse tópico em setembro mas resolvi esperar até a Black Friday para ver se os preços ficavam mais  conta. Abri o PC e percebi que coloquei as configurações erradas.

Segue com correção:

ASRock x370 killer sli DDR4 

Fonte cougar cx 650

Amd Ryzen 7 1800x

GPU GeForce GTX 1060 gddr5 oc 192-bit

Water cooler deepcool maelstrom 240t

1 Memória hyperx 16 DDR4 2400 HX424C15FB/16-SP 

 

Bom, seguindo as dicas aqui sugeridas,  comprei:

Processador AMD Ryzen 7 5800X3D 

SSD 1 Tb crucial P3 M.2 2280 Pcie NVMe 3500

Placa de som ASUS Strix Raid Pro 7.1

 

Agora tenho outras duvidas:

 

1- Vale a pena comprar a RTX 4070 agora ou o preço tende a baixar até o final do ano? Li uma matéria que a produção seria descontinuada e que lá fora ela vem baixando de preço.  Vcs acreditam que a RTX 4070 ti tb deve ter queda de preço?

 

2 - Minha fonte e cooler aguentam esta configuração ou será preciso trocá-los? Se caso seja preciso trocar a fonte e/ou cooler, qual indicam?

 

3 - É necessário aumentar a memória RAM e, caso seja, posso continuar com o pente que já tenho e comprar outro de 16g ou terei que comprar 2 memórias de 16g novas? No caso de comprar outro, qual recomendam?

 

Muito obrigada!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...