Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B550m ds3h Gigabyte já vem BIOS atualizada e tem conector 5v?


Felipovisk22
Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Olá galera, obrigado por lerem esse post.

 

Estava querendo montar um PC novo. Após muita pesquisa, defini que o Ryzen 5 5600 seria a opção certa, principalmente pelo custo-benefício que ele entrega. Dessa forma, também pesquisei muitas opções de placa-mãe, e acredito que a B550M DS3H da Gigabyte suporta bem minha config. Contudo, me surgiram duas dúvidas:
 

Primeira Dúvida: Será necessário atualizar a BIOS? Realmente não tenho certeza se será necessário atualizar, vi muitos falando que seria necessário, mas também vi outros que disseram que não, então realmente preciso de ajuda nesse quesito. 

 

Segunda dúvida: Ela possui conector de 5v? Compre fans ARGB para meu PC, então gostaria que a placa-mãe tivesse conector de 3 pinos, pois assim seria possível controlar as cores através de um software.

Essas são minhas perguntas. Apenas gostaria de frisar que: Caso essa placa-mãe não tenha suporte 5v, gostaria de ouvir indicações de placas mães na faixa de preço de R$700,00 que possuíssem esse feature. Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
10 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Primeira Dúvida: Será necessário atualizar a BIOS? Realmente não tenho certeza se será necessário atualizar, vi muitos falando que seria necessário, mas também vi outros que disseram que não, então realmente preciso de ajuda nesse quesito. 

 

Não dá pra ter certeza, a não ser que onde você comprar eles ofereçam o serviço de atualização de BIOS. Isso porque existem diversas revisões dessa placa-mãe, como você pode conferir aqui: Página da placa-mãe no site da gigabyte. A revisão 1.5 por exemplo já suporta desde a primeira versão da BIOS o Ryzen 5 5600. As outras só passaram a suportar em versões posteriores, e aí não dá pra eu saber com qual versão a sua virá. Entretanto saiba que mesmo que não venha com a versão correta da BIOS, elas permitem que você faça a atualização sem processador instalado, utilizando do Q-Flash Plus.

 

13 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Segunda dúvida: Ela possui conector de 5v? Compre fans ARGB para meu PC, então gostaria que a placa-mãe tivesse conector de 3 pinos, pois assim seria possível controlar as cores através de um software.

 

Sim, ela tem.

 

Também vou dar uma outra recomendação de uma placa-mãe um pouco melhor nessa mesma faixa de preço, mas claro qualquer uma das duas é uma boa opção: MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Batata Defumada disse:

 

Não dá pra ter certeza, a não ser que onde você comprar eles ofereçam o serviço de atualização de BIOS. Isso porque existem diversas revisões dessa placa-mãe, como você pode conferir aqui: Página da placa-mãe no site da gigabyte. A revisão 1.5 por exemplo já suporta desde a primeira versão da BIOS o Ryzen 5 5600. As outras só passaram a suportar em versões posteriores, e aí não dá pra eu saber com qual versão a sua virá. Entretanto saiba que mesmo que não venha com a versão correta da BIOS, elas permitem que você faça a atualização sem processador instalado, utilizando do Q-Flash Plus.

 

 

Sim, ela tem.

 

Também vou dar uma outra recomendação de uma placa-mãe um pouco melhor nessa mesma faixa de preço, mas claro qualquer uma das duas é uma boa opção: MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi.

Muita obrigado, pelas respostas mano. Sanou todas as minhas dúvidas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata Defumada

 

A Gigabyte B550m DS3H rev 1.5 vem apenas com 2 sys_fan. 

 

Não vem nen com conector RGB 12V 

Nen conector ARGB 5V 

Tampouco com Q-Flash plus

 

Downgrade absurdo nesta revisão.

 

@Felipovisk22 Antes de comprar esta placa, pergunte ao vendedor qual é a revisão da placa-mãe, é fácil de saber, vem com um adesivo na placa da caixa, solicite a rev 1.0 a 1.3.

 

Ou compre de outra marca.

 

image.thumb.png.bfa03522a7a4b8e1d2638b6be31f318d.png

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Gedzera A ausência do Q-Flash Plus eu tinha me atentado, mas por ela suportar desde a versão F1 da BIOS os Ryzen 5000 não dei importância, agora a questão dos conectores eu não imaginava que eles fariam algo assim, que downgrade ridículo, isso não é uma "revisão", é efetivamente uma placa-mãe diferente sendo vendida como se fosse a mesma.

 

E pelo que eu estou vendo a vendida na Kabum e na Pichau é justamente a rev 1.5. Na Terabyte é uma outra rev que tem o Q-Flash Plus e os headers RGB, só que mais cara. Mais um motivo pra esquecer essa B550M da gigabyte e ir na da MSI.

39 minutos atrás, Gedzera disse:

A Gigabyte B550m DS3H rev 1.5 vem apenas com 2 sys_fan.

 

Até a Aorus Elite vem só com 2 system_fan, isso aí não me surpreende, infelizmente.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Gedzera disse:

@Batata Defumada

 

A Gigabyte B550m DS3H rev 1.5 vem apenas com 2 sys_fan. 

 

Não vem nen com conector RGB 12V 

Nen conector ARGB 5V 

Tampouco com Q-Flash plus

 

Curioso é que a revisão posterior, a 1.7 lista estes conectores e o botão Q-Flash Plus.

  • 1 x CPU fan header
  • 2 x system fan headers
  • 2 x addressable LED strip headers
  • 2 x RGB LED strip headers
  • 1 x Q-Flash Plus button
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2023 às 11:50, Gedzera disse:

@1lokos Parece que fizeram esta revisão apenas para países emergentes (tipo Brasil / Índia).

 

Ai os grandes do e-commerce conseguem vender as duas versões, claro que a rev 1.5 é a mais barata e a mais "nerfada".

 

 

 

 

 

Em 25/09/2023 às 11:45, 1lokos disse:

 

Curioso é que a revisão posterior, a 1.7 lista estes conectores e o botão Q-Flash Plus.

  • 1 x CPU fan header
  • 2 x system fan headers
  • 2 x addressable LED strip headers
  • 2 x RGB LED strip headers
  • 1 x Q-Flash Plus button

 

Em 25/09/2023 às 11:33, Batata Defumada disse:

@Gedzera A ausência do Q-Flash Plus eu tinha me atentado, mas por ela suportar desde a versão F1 da BIOS os Ryzen 5000 não dei importância, agora a questão dos conectores eu não imaginava que eles fariam algo assim, que downgrade ridículo, isso não é uma "revisão", é efetivamente uma placa-mãe diferente sendo vendida como se fosse a mesma.

 

E pelo que eu estou vendo a vendida na Kabum e na Pichau é justamente a rev 1.5. Na Terabyte é uma outra rev que tem o Q-Flash Plus e os headers RGB, só que mais cara. Mais um motivo pra esquecer essa B550M da gigabyte e ir na da MSI.

 

Até a Aorus Elite vem só com 2 system_fan, isso aí não me surpreende, infelizmente.

Por acaso algum de vocês saberia se existe algum modelo bom de b550 da ASUS ou da ASRock que é boa e possui conector 3 pinos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 26/09/2023 às 19:42, Batata Defumada disse:

@Felipovisk22 Não entendi por que ASUS ou ASRock. A MSI que eu citei anteriormente tem 2 conectores de 3 pinos e 2 de 4 pinos, acredito ser o melhor custo-benefício atualmente.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-pro-b550m-p-gen3-DDR4-socket-am4-m-atx-chipset-amd-b550-pro-b550m-p-gen3?gclid=CjwKCAjw4P6oBhBsEiwAKYVkq-cEQiA2kGX_6XaPKVhzZ2xCc-2vh2i1UCX0JCAErmiwd9E8KaD67xoC8VQQAvD_BwE

 

Essa aqui é boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

@Felipovisk22 Eu mantenho a recomendação da MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi por ser mais completa em questão de recursos, e por ter análises dela que eu vi que atestam a sua qualidade. Além do mais, é só um pouco mais cara que essa que você linkou.

n é a mesma? Qual a diferença entre elas? N seria só a questão do wifi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Felipovisk22 Não são a mesma, não possuem os mesmos conectores, as mesmas entradas, os mesmos recursos (como o Flash BIOS e o Wi-Fi/Bluetooth da Pro-VDH) nem o mesmo heatsink, é possível que o VRM seja diferente também.

ata, entendi. Mas essa i q você mandou tem q flash pra atualizar a BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Batata Defumada disse:

@Felipovisk22 Ela (MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi) tem o botão Flash BIOS que é o equivalente ao Q-Flash Plus da Gigabyte e BIOS Flashback da ASUS e ASRock, ou seja, te permite atualizar a BIOS sem processador, memórias ou GPU instalada.

valeu pela recomendação., vou pegar essa ent

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!