Ir ao conteúdo

Colocar mais fans no gabinete porém não tem slots suficientes

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

então, Tenho uma b550m mag mortar e um gabinete com slots ate pra 6 fans, eu utilizo 2 fans 140mm na parte frontal e 3 fans 120mm que veio no gabinete fazendo a função de exaustor, queria trocar essas 120mm por essas https://www.terabyteshop.com.br/produto/11880/cooler-para-gabinete-scythe-kaze-flex-120-RGB-pwm-120mm-1200-rpm-su1225fd12mr-rhp porém não ha slots suficientes para 3 fans, so resta 1 slots pra sys_fan.

Eu utilizo essas 3 fans com slipter conectado a esse slot, queria saber se pra essas fans que sao 4 pinos e possuem RGB no link, precisaria de uma controladora ou algo parecido para funcionar na placa-mãe e controlar o RGB, rpm e tal, eu tenho essa duvida se pode acabar sobrecarregando um slot de fan por causa disso também, se puderem me ajudar e esclarecer eu iria ficar muito grato. Obrigado desde já

Postado

HUB PWM ou cabo Splitter alimentado pela fonte, assim basta um conector SYS_FAN na placa-mãe.

Já a questão do cabo dos LEDs "frufru" depende se a placa-mãe tem suporte, quantos conectores quer usar... pode ser que precise de controladora externa para expandir as conexões.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Então, essa placa tem alguns slot para aRGB e RGB, porém como eu iria juntar os 2? os 2 eu me refiro as FANS e o fru fru

8 minutos atrás, 1lokos disse:

HUB PWM ou cabo Splitter alimentado pela fonte, assim basta um conector SYS_FAN na placa-mãe.

Já a questão do cabo dos LEDs "frufru" depende se a placa-mãe tem suporte, quantos conectores quer usar... pode ser que precise de controladora externa para expandir as conexões.

O primeiro HUB que veio em mente foi esse :https://www.terabyteshop.com.br/produto/10961/controlador-de-fan-deepcool-fh-04-com-4-saidas-de-3-e-4-pinos-funcao-pwm-dp-f04pwm-hub?gclid=CjwKCAjwgsqoBhBNEiwAwe5w0wNufBspw4ikb7ESS7Yy-YquN-_j7SjUV-Rr3EU9b6WR4_81y0ZxTxoClA4QAvD_BwE 

pode parecer coisa da minha cabeça mais teria alguma preocupação em sobrecarregar um slot? eu tenho a impressão kkkk

• Solução
Postado

Se seu problema é ligar mais 3 fans no único SYS_FAN disponível na placa-mãe um cabo splitter PWM 1-4 resolve a questão das ventoinhas.

Ou esse Fan HUB, que permite conectar 10 fans com conector 3 ou 4 pinos (PWM) num conector SYS_FAN da placa-mãe sem sobrecarregar, pois a alimentação (+12, Gnd) é através de um cabo Molex da fonte. Peculiaridades:

• A RPM dos fans PWM será controlada em conjunto para todos as ventoinhas.
  • Apenas a RPM de um fan será monitorada (o conector vermelho).

61a1n3aJyLL._AC_SX679_.jpg

Note que esse Fan Hub é só para as ventoinhas, não é para conectores de cabos de LED - seja ARGB (5v) ou o obsoleto RGB. (12v).

Para os cabos de LED você precisa cabo splitter caso tenha conector vago na placa-mãe, ou controladora no padrão (ARGB ou RB) para expandir ou criar as conexões. 

Como regra básica voce pode ligar os cabos dos LEDs de 4 fans num conector de LED do mesmo padrão na placa-mãe, usando cabo splitter apropriado, não confunda com splitter PWM.

Ou use uma controladora como esta CoolMoon, que resolve os dois problemas de uma vez só, permite ligar os cabos PWM de 8 ventoinhas e os cabos dos LEDs ARGB (5v) de 10 fans.

• Curtir 1
Postado

@Danilo vsn Para ligar mais fans em um pc, recomendo fortemente o uso de um Hub para fans, preferêncialmente igual esse da imagem apresentada pelo amigo @1lokos .

Pule o conector vermelho, pois esse é para o cooler do processador, ligue todos os fans nas outras conexões.

Junto do Hub vem um cabinho, você conecta no SYS_FAN ou CHA_FAN da placa-mãe para ter função PWM caso compre fans com 4 pinos, parte de alimentação e rotação sem LEDs.

E no mesmo Hub conecta um cabo molex, toda fonte tem.

• Curtir 1
Postado

Obrigado de verdade pessoal, tava com essa duvida em mente! valeu mesmo

Só mais uma duvida caso saibam me responder, tem alguma sugestão sobre RGB ou aRGB qual seria o melhor? a minha placa-mãe tem suporte pra ambos

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!