Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR4 3200MHz rodando em 2933MHz


Posts recomendados

Saudações, amigos do Clube do Hardware!

 

Hoje fiz um upgrade na minha maquina com duas memórias RAM DDR4 3200MHZ de 16GB da marca Pcyes, porém, a velocidade do meu PC não passa de 2933.

 

Meu PC é composto por:

- Fonte One Power 500W - MP500W3-I

- Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD, mATX, DDR4

- processador Processador AMD Ryzen 3 2200G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), AM4 - YD2200C5FBBOX

- 2 Memórias Ram DDR4 16gb 3200mhz (antes era uma Hyper X de 4GB)

- SSD 128GB para o sistema operacional

- SSD 220GB para programas de trabalho e jogos

- HD 1TB


Em todos os tutoriais que busquei na internet falavam para entrar na BIOS e alterar a opção d "Extreme Memory Profile (X.M.P)", mas na minha BIOS não existe essa opção.

 

Alguém saberia como fazer para obter o máximo desemprenho das memórias RAM no PC?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para DDR4 3200MHz rodando em 2933MHz
11 horas atrás, Raphael Vila Nova disse:

@Gui GC vish, então pelo visto já está no desempenho máximo... 😭 próximo upgrade vai ter que ser um processador.

obrigado pela resposta!

 

Cara, bom dia!
Você precisa habilitar o XMP na BIOS, faz esse procedimento: https://youtu.be/KFGIjbbG5Jg?feature=shared

Eu também tinha esse problem e habilitando o XMP ela bate os 3200mhz, depois é só fazer o teste jogando esse código "wmic memorychip get speed" no Cmd. 
Qualquer dúvida estou a disposição. 
Não tem nada a ver com o processador como o cara acima disse. 

Me retorna se deu certo 🙂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Vila Nova Os amigos acima já lhe deram as respostas para a dúvida, mas vou resumir os dois posts para que entenda melhor:

 

O seu processador tem suporte a uma velocidade máxima de memória de até 2933Mhz, mas não quer dizer que não consiga suportar mais, só que para isso, você precisa ativar esse aumento da frequência através da BIOS, com o que o amigo @Mateusfmelo_ comentou, ativando o perfil XMP da memória para 3200Mhz, "forçando" assim, o CPU a rodar as memórias a 3200Mhz.

 

Segue esse vídeo, mostrando como habilitar o XMP na sua placa-mãe: Como Habilitar XMP Gigabyte B450M DS3H.

 

OBS: Isso não gera problemas ao hardware, é bem simples de ser feito e sem risco. O que pode acontecer as vezes é, ao subir muito a frequência via XMP, alguns probleminhas como travadas e telas azuis aparecem, mas aí é só voltar na BIOS e retornar a frequência para o que estava anteriormente, no seu caso, duvido que isso ocorra com 3200Mhz.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!