Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar o celular várias vezes prejudica o armazenamento?


Posts recomendados

Olá pessoal, esse post pode parecer pegadinha mas não é, eu já formatei meu celular mais de 200 vezes, eu vou explicar o porquê.

 

Durante a pandemia eu adquiri uma certa paranóia de estar sendo espionado na internet, a paranóia era tão forte que se meu celular fizesse algo além do normal por mais simples que seja eu formatava o celular, não só isso como eu também apagava a conta do Google acreditando que o tal "malware" tinha se instalado nela, é algo muito besta eu sei, e eu sempre soube que era algo besta porém eu fazia essas coisas por impulso, atualmente eu estou me recuperando disso porém continuo formatando o celular a cada 1 mês, antigamente toda semana eu formatava o celular e tinha vezes que todos os dias da semana eu fazia isso. 

 

Atualmente estou preocupado que esse número excessivo de formatação tenha comprometido o HD do meu celular, pesquisei em alguns sites e muitos falam que não faz mal, porém outros falam que formatar o celular desgasta a memória flash, no meu caso vocês acham que pode ter desgastado? Se sim, isso pode comprometer a minha segurança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Anônimo07811 disse:

formatar o celular desgasta a memória flash

Exatamente isso, mas não pelo ato de formatar em si, e sim pelo ato de reinstalar e reescrever suas informações na memória após a formatação.

17 minutos atrás, Anônimo07811 disse:

isso pode comprometer a minha segurança?

Dependendo do vírus que você tenha pego, não fará diferença, afinal dificilmente você estará formatando seu celular de verdade, apenas dando um reset (como a fosse a restauração do Windows).

 

Se você realmente preza por segurança, a única coisa que eu posso te indicar é o estudo.

 

Se você não quer confiar em terceiros, simplesmente estude como fazer sua própria segurança.

Use métodos 2FA, use password managers, troque o DNS da sua rede, instale bloqueadores de anúncios, use serviços de e-mail privativos, se possível adquira alguma VPN, etc.

 

"Formatar" celular não vai te salvar de nada não.

Deixa de paranoia e vá atrás das coisas, pois isso aí que você tá fazendo é paliativo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Necklace disse:

Exatamente isso, mas não pelo ato de formatar em si, e sim pelo ato de reinstalar e reescrever suas informações na memória após a formatação.

Dependendo do vírus que você tenha pego, não fará diferença, afinal dificilmente você estará formatando seu celular de verdade, apenas dando um reset (como a fosse a restauração do Windows).

 

Se você realmente preza por segurança, a única coisa que eu posso te indicar é o estudo.

 

Se você não quer confiar em terceiros, simplesmente estude como fazer sua própria segurança.

Use métodos 2FA, use password managers, troque o DNS da sua rede, instale bloqueadores de anúncios, use serviços de e-mail privativos, se possível adquira alguma VPN, etc.

 

"Formatar" celular não vai te salvar de nada não.

Deixa de paranoia e vá atrás das coisas, pois isso aí que você tá fazendo é paliativo.

 

Mas com a memória flash danificada isso afeta no que exatamente? Prejudica a segurança? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • gustavodbg alterou o título para Formatar o celular várias vezes prejudica o armazenamento?
33 minutos atrás, Anônimo07811 disse:

Mas com a memória flash danificada isso afeta no que exatamente?

No "ciclo de vida" da memória flash.

Quando você escreve informação no celular, apaga tudo formatando, depois escreve tudo de novo, você está desgastando a memória flash do seu celular.

Isso desgasta a sua vida útil e não a sua segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode formatar quantas vezes desejar.

 

Hoje os a memória flash utiliza o mesmo sistema do "SSD" então as operações de leitura e escrita são menores que no passado.

 

Em resumo, como existe um avanço nos sistemas e uma "Obsolescência programada", provavelmente o aparelho deixará de ser usado não por causa de sua memória flash com "blocos" ruins, mas porque ficou antigo, defasado ou pequeno. (Forçando adicionar no mínimo outro micro SD por exemplo)

 

Usei uma câmera HD com microSD de 16GB High Endurance, uns 5 anos. A memória enchia e era apagada quase toda semana e a câmera acabou aposentada por outra FHD e o microSD se manteve funcionando. No entanto, 16GB era pequeno, passei a usar outro de 32GB também High Endurance, e mais 4 anos se passaram e o microSD continua lá com a rotina de apagar e rescrever ele todo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!