Ir ao conteúdo

Para o Core i5-12400 vou de GeForce RTX 3080 ou 3070Ti?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou montando um desktop com um processador Core i5-12400 LGA 1700, e estou em duvida em qual placa de vídeo pegar.

Estou entre RTX 3080 e 3070 ti, pra esse processador qual seria a melhor escolha? Tem algum risco de gargalar muito?

Meu objetivo é montar um pc que rode jogos atuais e que dure um certo tempo.

* placa-mãe é uma Gigabyte B660M Aorus LGA 1700

• Moderador
Postado

@Elias Goes Olá amigo, tudo bem?

Você já adquiriu esse i5 12400 ?!

Caso ainda não tenha comprado, recomendo que faça uma alteração, busque o i5 13600KF, é muito mais potente, vai segurar qualquer placa de vídeo que você queira colocar e terá um PC com ótima longevidade.

Mas respondendo a dúvida principal:

Sobre a escolha da GPU, qual é o seu orçamento para esse item de fato?

Pois são placas com preços distintos, por óbvio a RTX 3080 é a melhor opção se comparada a 3070Ti, além de ter mais desempenho geral, trás mais VRAM, existem versões de 10GB e de 12GB de VRAM.

Sobre gargalo, em qual resolução vai jogar? Talvez tenha em alguns títulos específicos, mas de modo geral o 12400 segura essas placas.

Outra opção, dependendo do seu orçamento é claro, é partir para a RTX 4070Ti que é melhor do que a RTX 3080, consome menos energia e trás tecnologias melhoradas.

Mas em resumo, no seu lugar se tivesse que dividir meu orçamento melhor, buscaria o i513600KF para CPU, nem que com isso, precisasse comprar uma GPU menos potente.

Sem saber o orçamento é difícil indicar com precisão algo..

Abraços!

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Elias Goes disse:

Bom dia, estou montando um desktop com um processador Core i5-12400 LGA 1700, e estou em duvida em qual placa de vídeo pegar.

Não faça isso, esquece 12a geração. Se é para montar PC Intel, o mínimo é o 13600k; se é para economizar, vá com Ryzen 5xxx. E se é para pensar em upgrades, vá com Ryzen 7xxx. De qualquer forma, não compre o 12400.

42 minutos atrás, Elias Goes disse:

Estou entre RTX 3080 e 3070 ti, pra esse processador qual seria a melhor escolha? Tem algum risco de gargalar muito?

O bolso é o limite.

• Curtir 2
Postado

Puts, realmente adquiri o i5-12400, não manjo muito de desktops, estou vindo de notebook gamers, enfim, estou montando com calma, no caso falta apenas (Placa de Vídeo, Fonte e o Gabinete), o limite de preço é o do cartão mesmo kkkk. Enfim, esse processador pelo menos aguenta uma 4070Ti por um tempo então? Consigo usar por um tempo até trocá-lo? Pois ai num futuro próximo, pegaria esse 13600.

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
33 minutos atrás, Elias Goes disse:

Puts, realmente adquiri o i5-12400, não manjo muito de desktops, estou vindo de notebook gamers, enfim, estou montando com calma, no caso falta apenas (Placa de Vídeo, Fonte e o Gabinete), o limite de preço é o do cartão mesmo kkkk. Enfim, esse processador pelo menos aguenta uma 4070Ti por um tempo então? Consigo usar por um tempo até trocá-lo? Pois ai num futuro próximo, pegaria esse 13600.

O i5 12400 vai aguentar a RTX 4070Ti, como pode ver nesse vídeo: RTX 4070 Ti + I5 12400F : Teste em jogos, não é a melhor opção como já disse, mas o lado bom é que adquiriu um CPU socket LGA 1700, o que facilita que futuramente trocque para 13ª geração sem trocar placa-mãe, a não ser que queira partir para DDR5 é claro.

Quanto a fonte, você precisa de uma boa fonte e moderna para ter segurança, dito isso, indico a XPG Core Reactor 750W, excelente fonte, moderna e com 10 anos de garantia!

Abraços.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!