Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queimei a impressora. Como fica o PC?


Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Tenho uma impressora que eu acredito ser 110v porque pra ligar ela vai conectada num transformador 220v. 
 

A QUESTÃO é que ela tava fora da tomada e eu, distraída, conectei a impressora direto na extensão ao invés do transformador (sim, fui burra). Obviamente deu um estouro, começou a sair fumaça etc. Quando isso aconteceu eu desliguei tudo e tirei tudo da tomada.

 

Ocorre que o estabilizador do PC fica conectado nessa mesma extensão.
 

O PC já tava ligado (ou tava ligando, não sei ao certo) quando eu liguei a impressora e aparentemente tá tudo ok.

 

Mas agora eu tô com medo de ligar o PC. Essa é a minha dúvida. Tem alguma chance de queimar o computador se eu ligar o estabilizador nessa mesma extensão que eu conectei a impressora quando ela queimou? Ou posso ligar normalmente?

 

Ou talvez é melhor conectar numa extensão nova? Ou direto na tomada…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que abrir a extensão pra dar uma olhada no estrago...
Teu maior problema aí é usar estabilizador em 2023, equipamento totalmente obsoleto há mais de 20 anos e que só prejudica o funcionamento do PC. Retire ele e ligue direto na tomada, só toma cuidado de trocar a chave seletora de tensão (isto é, se tua fonte é também extremamente antiga e defasada e ainda tem seletor de tensão) pra mesma tensão da rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
28 minutos atrás, Aléxia Arias disse:

Ocorre que o estabilizador do PC fica conectado nessa mesma extensão.

Estabilizador de tensão são prejudiciais as fontes do PC, recomendo que leia o tópico abaixo que explica os motivos pelos quais  não se deve usar estabilizador.

 


 

Quando for retirar o estabilizador verifique se a fonte do PC tem a maldita chave seletora vermelha, caso tenha precisará setar a chave para a tensão aí da sua cidade, 

3 minutos atrás, Aléxia Arias disse:

@TheDemonLena ligar o PC direto na tomada??? Não vai queimar? 

Não, ao menos que a fonte do PC tenha a chave seletora e esteja setado na tensão errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio agora entendi, Tiberio. Muito obrigada pela explicação detalhada! Você é um anjo!!!!!!! 

@Tiberio ok

51 minutos atrás, Aléxia Arias disse:

Tenho uma impressora que eu acredito ser 110v porque pra ligar ela vai conectada num transformador 220v. 
 

A QUESTÃO é que ela tava fora da tomada e eu, distraída, conectei a impressora direto na extensão ao invés do transformador (sim, fui burra). Obviamente deu um estouro, começou a sair fumaça etc. Quando isso aconteceu eu desliguei tudo e tirei tudo da tomada.

 

Ocorre que o estabilizador do PC fica conectado nessa mesma extensão.
 

O PC já tava ligado (ou tava ligando, não sei ao certo) quando eu liguei a impressora e aparentemente tá tudo ok.

 

Mas agora eu tô com medo de ligar o PC. Essa é a minha dúvida. Tem alguma chance de queimar o computador se eu ligar o estabilizador nessa mesma extensão que eu conectei a impressora quando ela queimou? Ou posso ligar normalmente?

 

Ou talvez é melhor conectar numa extensão nova? Ou direto na tomada…

 

52 minutos atrás, Aléxia Arias disse:

Tenho uma impressora que eu acredito ser 110v porque pra ligar ela vai conectada num transformador 220v. 
 

A QUESTÃO é que ela tava fora da tomada e eu, distraída, conectei a impressora direto na extensão ao invés do transformador (sim, fui burra). Obviamente deu um estouro, começou a sair fumaça etc. Quando isso aconteceu eu desliguei tudo e tirei tudo da tomada.

 

Ocorre que o estabilizador do PC fica conectado nessa mesma extensão.
 

O PC já tava ligado (ou tava ligando, não sei ao certo) quando eu liguei a impressora e aparentemente tá tudo ok.

 

Mas agora eu tô com medo de ligar o PC. Essa é a minha dúvida. Tem alguma chance de queimar o computador se eu ligar o estabilizador nessa mesma extensão que eu conectei a impressora quando ela queimou? Ou posso ligar normalmente?

 

Ou talvez é melhor conectar numa extensão nova? Ou direto na tomada…

Gente, pera aí, mas aí como fica quando dá temporal e tal, que oscila bastante a energia elétrica? Não tinha que ter algum dispositivo pra proteger o PC nesses casos? porque o estabilizador ao menos deixava o PC ligado por mais uns minutos, né...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Aléxia Arias disse:

Gente, pera aí, mas aí como fica quando dá temporal e tal, que oscila bastante a energia elétrica? Não tinha que ter algum dispositivo pra proteger o PC nesses casos?

Sim, a fonte é o dispositivo preparado pra proteger o PC de instabilidades na rede elétrica, e o estabilizador atrapalha ela nessa função.
 

18 minutos atrás, Aléxia Arias disse:

porque o estabilizador ao menos deixava o PC ligado por mais uns minutos, né...

Aí você está confundindo alhos com bugalhos. O que deixa o PC ligado depois que cai a luz é o nobreak, o estabilizador não tem essa função. Porém, todos os nobreaks baratos são basicamente um estabilizador com bateria interna, e não devem ser usados pelos mesmos motivos. Nobreak adequado pra uso em PCs é online/de onda senoidal pura (não semi-senoidal), que geralmente são saem por menos que uns R$ 1500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aléxia Arias se seu pc estava ligado nessa 'extensão' , significa que sua rede inteira da sua casa é 220v correto ? ... 
O curto da fonte da impressora nada a ver com o pc, se tivesse gerado curto na hora que ligou e passado para seu pc, teria passado para ele na hora, sobre o estabilizador basta usar um filtro de linha, inclusive pode usar ele se possível no lugar dessa extensão em si, sobre a impressora em si e esse tal transformador é um caso no mínimo engraçado também, fontes dessa são bivolt automático, pelo menos das impressoras vendidas aqui no brasil, não sei como anda fora, pode olhar no adesivo colado na fonte da impressora, ou se não tiver, ira ter marcado diretamente no plástico a tensão de operação "Input: 100-240V" , algo assim deveria ter, se tiver essa informação significa que nem necessitava de estar em uso antes esse transformador, e ela funcionaria sim direto na tomada 220, ai teria ocorrido apenas uma conhecidencia do curto na hora que conectou, ou a tomada que ligou a impressora que gerou tal curto, é bom verificar essa situação tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!