Ir ao conteúdo

Limitação de uso de CPU por gerenciamento de uso de processador não funciona

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Antes de tudo, para fazer as medições, estou utilizando o HWMonitor e o próprio Gerenciador de Tarefas, bem como o CPU-Z para estressar processador. Tentarei descrever tudo por aqui que fiz para resolver o meu problema, para que se eu tiver cometido algum erro e alguém perceber, que me fale para que eu possa resolver o problema.

Uso a 4 anos um Notebook Dell Inspiron 3583, com Processador Intel(R) Core(TM) i5-8265U CPU @ 1.60GHz 1.80 GHz - se for necessário mais informações, eu mando. Seus drivers estão atualizados conforme o aplicativo Dell SupportAssist, e ele foi recentemente formatado.

O motivo que estou mandando essa pergunta é que ele está com uma temperatura muito próxima de 100°C quando o utilizo mais sua capacidade (não precisa nem estar a 100% de uso de CPU segundo o Gerenciador de Tarefas, mas em meus testes não ultrapassa 100°C mesmo a 100% de uso). E o problema é que ele está muito próximo de sua temperatura máxima de 100°C conforme site da Intel (https://www.intel.com/content/www/us/en/products/sku/149088/intel-core-i58265u-processor-6m-cache-up-to-3-90-GHz/specifications.html). Houve vezes no passado que ele ele estava em uma temperatura muito alta realizando umas coisas do meu trabalho e, depois, quando fui conferir ele, ele estava desligado, acredito que por causa da temperatura. Por causa disso, eu tenho receio que ele vá dá problemas se continuar assim.

O Notebook está devidamente limpo, com uma pasta em tese boa trocada semana passada.

Queria nesse caso poder fazer a limitação de uso do CPU para que force menos dele, para que ele fique em temperaturas um pouco mais baixas. Ao mesmo tempo, não queria simplesmente deixar no Modo de Energia "Equilibrado" o modo de energia porque, pelo que vi no Gerenciador de Tarefas aqui, fica na metade da performance pelo menos, mas a temperatura fica bem baixa para os padrões daqui, em torno de 56°C. Por isso, queria poder fazer um controle mais fino, e a forma que encontrei de fazer isso foi pelo Gerenciamento de Energia do Processador, limitando um pouco, mas mantendo o Modo de Energia "Melhor Desempenho".

Para fazer isso, estou alterando a configuração de Opções de Energia no Painel de Controle conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1: alterando gerenciamento de energia do processador

opcoes_de_energia.thumb.png.4cab874a40a9a382daf3f99de80c519d.png

Eu consigo perceber um problema na minha abordagem, estou alterando a configuração de energia "Equilibrado", esperando que seja alterado o Modo de Energia "Melhor Desempenho", mas como tentei ilustrar, é essa a única opção que consigo ver para alterar. Como esperado, isso não funcionou para limitar o "Melhor Desempenho", conforme ilustra Figura 2, apenas para limitar o "Equilibrado", na Figura 3.

Figura 2: "Melhor Desempenho" limitado a 50% de uso

fig1.thumb.png.d31f16103d440774876e83a12a020c46.png

Figura 3: "Equilibrado" limitado a 50% de uso

uso_de_0_5_equilibrado.thumb.png.03bd767a7a62a0fc74c055a18baaa9ab.png

Na primeira figura, é possível ver que a temperatura está meio alarmante, e que o uso de CPU não está limitado em termos de Utilização conforme Gerenciador de Tarefas, já na segunda, a utilização bate no máximo 50%, como eu tinha configurado. A única alternativa para meu problema que consegui perceber foi transformar "Equilibrado" em "Desempenho Máximo", já que não sei como alterar as Opções de Energia do Desempenho Máximo. Para isso, deixei tudo no topo de desempenho em Opções de Energia, e consegui alterar conforme Figura 4.

Figura 4: transformação de "Equilibrado" em "Desempenho Máximo"

equilibrado.thumb.png.f59bcf192ac73d68d843ce2deebb009f.png

Acreditei que tinha resolvido, mas quando coloco para diminuir o uso do processador pelo Gerenciamento de Energia do Processador, para uns 90% por exemplo, a velocidade do processador baixa para o estado anterior de "Equilibrado". Posso colocar para diminuir apenas 1% que não faz diferença, o uso cai para algo em torno de 1.80 GHz. Alguém tem alguma sugestão do que eu possa fazer?

Observações:

Postado

rapaz, pra não ter dor de cabeça eu compraria uma daquelas BASES COM FAN PARA NOTEBOOK ;; se você tiver uma loja por ai pra testar uma desses... na net é 40 pila, talvez em loja fisíca uns 60-70.
porque como não tem ajuste fino via BIOS, você não pode baixar o modo de energia porque perde desempenho, não vejo outra alternativa a não ser um upgrade físico. 

Quanto a fala do técnico, ele não mentiu...

• Obrigado 1
Postado

@Josa Ferreira O modo de alto desempenho é furada, principalmente para notebooks, pois ele faz com que o clock do CPU fique mais alto, mesmo quando o notebook não esta fazendo nada, com isso ele já opera mais quente, e na hora que força, o cooler já estará no limite...  o modo equilibrado é o recomendado pois permite que o clock se ajuste conforme o exigido, por exemplo, quando ocioso o clock desse processador pode baixar ate 800Mhz, permitindo que o dissipador esfrie.

E na questão de limitar o uso do processador não tem jeito pois o ajuste é feito pelo protocolo ACPI e o mesmo só permite ajustar "estados" de desempenho do processador em degraus, que pode ser de  200Mhz, 400Mhz ou ate 800Mhz por degrau de desempenho, dependendo do modelo do CPU. 

• Obrigado 1
Postado

Opa @J. Flavio Melo, valeu aí por responder.

Rapaz, eu já tinha visto sobre os coolers, mas nunca tinha testado e nem lido muito sobre. Fui ler, e o que pude ver de comentários em sites de compras é q eles não fazem milagres. 

Aí tentei fazer um teste equivalente, que não sei se foi muito justo com as bases coolers, mas eu testei com um ventilador por baixo do negócio, não que dê para usar normalmente, é mais só para poder conferir se resfria em uso máximo. Para testar, botei o CPU-Z para estressar o processador e não consegui ver diferença de temperatura significativa (continua em temperaturas altas, de certeza não resfriou nem 5°C infelizmente), talvez justamente pelo sistema de resfriamento de meu notebook ser meio *****, e talvez por eu morar no nordeste, e o vento ser mais quente.

Opa @F4b10, valeu aí pelo seu conhecimento nessa bronca.

No caso, o que estava acontecendo, e não sei se por desconhecimento meu ou que eu não vi direito, é que a velocidade do processador, quando eu colocava para estressar o notebook era que a velocidade ficava em torno de 1.80 GHz, não se ajustava com o tempo, só ficava nisso mesmo. Não sei se eu fiz alguma modificação muito grande em Opções de energia, mas em "Equilibrado", quando limito para 94% por exemplo o uso, fica em 1.69 GHz como ilustra a figura abaixo.

image.thumb.png.80e6c94d7ee5e42082047b7f37bb1ae3.png

Com relação ao comentário que "Não tem jeito", eu não entendi muito bem, no caso o que eu estou tentando alterar aqui não corresponde a limitação de uso ou é algum outro "Não" que para o que estou tentando fazer não funciona? 

No caso, 99% ficar no limite de 1.80 GHz enquanto que deixar nos 100% a velocidade sobe para >3.66 GHz é um bug no meu notebook ou é uma limitação do funcionamento dos PCs mesmo? Não consigo limitar para ser 90% da velocidade máxima com o clock?

image.thumb.png.877aec8ea7889bf2c68662df7d243b52.png

image.thumb.png.474e973cc07a90ad757eac7a39537b3a.png

• Solução
Postado

@Josa Ferreira A questão do ajuste de desempenho, não tem como fazer um "ajuste fino" pelo windows, quando você manda o sistema limitar o "desempenho" o máximo que o sistema consegue fazer é colocar o processador em um estado de energia mais baixo,  o que acaba desabilitando o clock turbo, e/ou baixando o clock em "estágios"... é completamente diferente de um ajuste de clock feito no BIOS de um PC, que permite ajuste fino da frequência diretamente, o BIOS de notebooks costuma ser bem limitados nesse quesito.

Os processadores modernos tem mecanismos pra "sentir" e gerenciar automaticamente o clock do processador, e as temperaturas, se o processador perceber que a temperatura esta abaixo do limite ele consegue temporariamente subir o clock acima da frequência nominal, é o clock turbo, por outro lado, a placa-mãe do notebook também pode limitar o CPU se o VRM ficar muito quente, e ate mesmo desligar o PC pra evitar incêndios.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...