Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock RAM Aliexpress 3200 para 3800mhz


ALW3ID4

Posts recomendados

Olá a todos, eu estava pesquisando sobre overclock de ram e não encontrei algo muito concreto pois entendo que é um assunto que varia muito. Eu tenho memórias Netac shadow 2x8 3200mhz cl14, chip Xingling, A-die. Então resolvi fazer overclock nelas para tentar extrair mais desempenho, comecei subindo para 3400 e a tensão para 1.40v e deu tudo certo nem precisei mexer nos timings, então resolvi ir logo pra 3600 e então tive problemas e não ligou o Pc subi um pouco os timings pra 16 18 18 38 e deixei em 1.40v e ligou fiz os testes por bastante tempo e não apresentou erros. Até tive um bom resultado que vou mostrar a baixo, porém quero ir além e vê se consigo chegar a 3800mhz de forma segura.

 

Minha configuração:

ASUS Tuf B660 Plus D4

i5 12600kf

Netac Shadow 2x8 3200mhz CL 14,16,16,36 A-die, Xingling

RTX 3080 10G

Fonte Corsair RM 850x

1tb NVMe 7400/6600

@3200 CL14.png

@3600 CL16.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ALW3ID4 Tarde

 

Fazer overclock de forma segura é interessante tentar subir o máximo possível sem alterar tensões, minhas memória são 3600Mhz parece que consegui chegar até 3900Mhz, mais uso em 3800Mhz sem alterar nada.

Tente mudar só as latências (timings) da memórias.

Pelo que pesquisei 1.4 volts é o limite que você pode chegar.

Se eu fosse você já que a sua placa-mãe não tem como fazer overclock pelo multiplicador eu faria overclock pelo BCLK assim conforme o clock do processador for aumentando o clock da memória vai aumentando também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@ALW3ID4 Tarde

 

Fazer overclock de forma segura é interessante tentar subir o máximo possível sem alterar tensões, minhas memória são 3600Mhz parece que consegui chegar até 3900Mhz, mais uso em 3800Mhz sem alterar nada.

Tente mudar só as latências (timings) da memórias.

3600 cl16 não liga se não tiver em 1.40v, agora pouco coloquei em 3800 16,18,18,38 e ligou em 1.40v eu tô usando o Testmen5 e HCI Memtest para testar estabilidade. Recomenda ? No HCI Memtest deixei até 600% e não apresentou nenhum erro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, ALW3ID4 disse:

3600 cl16 não liga se não tiver em 1.40v, agora pouco coloquei em 3800 16,18,18,38 e ligou em 1.40v eu tô usando o Testmen5 e HCI Memtest para testar estabilidade. Recomenda ? No HCI Memtest deixei até 600% e não apresentou nenhum erro

Volte para 3600Mhz e aumente o BCLK do processador assim você vai amentar o clock do processador e da memória.

1.4 volts está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Volte para 3600Mhz e aumente o BCLK do processador assim você vai amentar o clock do processador e da memória.

1.4 volts está ótimo.

Aumento o BCLK pra quanto ?

4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Volte para 3600Mhz e aumente o BCLK do processador assim você vai amentar o clock do processador e da memória.

1.4 volts está ótimo.

Então você acha que não é uma boa ideia eu colocar em 3800 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, ALW3ID4 disse:

3600 cl16 não liga se não tiver em 1.40v, agora pouco coloquei em 3800 16,18,18,38 e ligou em 1.40v eu tô usando o Testmen5 e HCI Memtest para testar estabilidade. Recomenda ? No HCI Memtest deixei até 600% e não apresentou nenhum erro

Desabilite os E-cores inúteis na BIOS e teste também com Prime95 em FFT altos, é outro bom teste para RAM.

 

Mas de qualquer forma, você já conseguiu bons números. Qualquer coisa acima disso é mais mesmo pelo esporte e diversão de fazer overclock, não porque de fato vá melhorar o desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Imakuni disse:

Desabilite os E-cores inúteis na BIOS e teste também com Prime95 em FFT altos, é outro bom teste para RAM.

 

Mas de qualquer forma, você já conseguiu bons números. Qualquer coisa acima disso é mais mesmo pelo esporte e diversão de fazer overclock, não porque de fato vá melhorar o desempenho.

Certo. Vou fazer os testes com esses programas que você indicou. Mas você acha que eu teria algum problema se usar em 3800 ou acha melhor eu continuar em 3600 ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Se de fato estiver estável, não tem problema.

Vou fazer seus testes. O Edvaldo disse acima pra mim aumentar o BCLK, mas não disse pra quanto. Você sabe dizer? E se precisa mexer em mais alguma coisa, até então só mexi na frequência, tensão e nos timings. Falta algo ? Deixo o resto tudo no auto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ALW3ID4 disse:

Vou fazer seus testes. O Edvaldo disse acima pra mim aumentar o BCLK, mas não disse pra quanto. Você sabe dizer?

Sinceramente, em nada. Mexer com BCLK é gambiarra para tentar aumentar o desempenho quando todo o resto falha, e na moral que não vale a pena os inconvenientes.

 

9 minutos atrás, ALW3ID4 disse:

E se precisa mexer em mais alguma coisa, até então só mexi na frequência, tensão e nos timings. Falta algo ?

Se não for fazer overclock extremo, é só nisso mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Imakuni disse:

Sinceramente, em nada. Mexer com BCLK é gambiarra para tentar aumentar o desempenho quando todo o resto falha, e na moral que não vale a pena os inconvenientes.

 

Se não for fazer overclock extremo, é só nisso mesmo.

Obrigado amigo por esclarecer minhas dúvidas. Vou seguir seus conselhos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, ALW3ID4 disse:

Vou fazer seus testes. O Edvaldo disse acima pra mim aumentar o BCLK, mas não disse pra quanto. Você sabe dizer? E se precisa mexer em mais alguma coisa, até então só mexi na frequência, tensão e nos timings. Falta algo ? Deixo o resto tudo no auto

Aumente pouca coisa e vá testando.

Não precisa fazer overclock extremo, se você aumentar 100 ou 200Mhz você já vai notar uma maior fluidez no uso geral do PC.

Se a sua fonte de alimentação for de boa qualidade a temperatura estiver bacana, faz que é benefício.

Meu penúltimo PC usei por 10 anos com overclock de processador e memória e está funcionando até hoje (alias estou vendendo).

O PC da assinatura com um ou dois dias já fiz overclock de processador e memória, só não apertei muito porque o pouco que fiz já está mais que perfeito para mim e também meu WC não vai dar conta do recado.

Processador final K foi feito pra overclock, então vamos por pra torar, quem tem dó é piano rsrs 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Aumente pouca coisa e vá testando.

Não precisa fazer overclock extremo, se você aumentar 100 ou 200Mhz você já vai notar uma maior fluidez no uso geral do PC.

Se a sua fonte de alimentação for de boa qualidade a temperatura estiver bacana, faz que é benefício.

Meu penúltimo PC usei por 10 anos com overclock de processador e memória e está funcionando até hoje (alias estou vendendo).

O PC da assinatura com um ou dois dias já fiz overclock de processador e memória, só não apertei muito porque o pouco que fiz já está mais que perfeito para mim e também meu WC não vai dar conta do recado.

Processador final K foi feito pra overclock, então vamos por pra torar, quem tem dó é piano rsrs 

Kkkkkkkkkkk Obrigado amigo, vou tentar aqui. Valeu pela atenção

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!